,

,

sábado, 2 de outubro de 2010

POEMA AO PÓ

  .
A redescoberta que é ver o pó, cheirar o pó,
cheirar a pó. É um rumor inerte, um retrato
tangível de outras memórias perfurantes,
um vazio entre azuis e baços no chão da terra
gritando segredos abatidos ao silêncio ileso.
.
Praticar a ciência do pó é viajar pelos gelos
da montanha, um texto insondável de signos
sobre a água, reminiscência doutras águas
de apenas a cognição nua, virgem, das fontes
.
é desvendar a erosão, o murmúrio de colunas
gregas, efémeras, a inocente exaltação das aves
assim que o sol reacende a festa inadiável

-
e contemplar uma indústria sem nome e sem data,
sem prólogo, divina, puríssima, demoníaca.

 .
em "Terrachã", ed. AJEA
 
  .

38 comentários:

  1. Excelente, gostei muito!

    Beijinhos,
    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderEliminar
  2. Engraçado que o pó já foi pedaço de enorme rochas que o tempo acabou diminuindo...

    Fique com Deus, menino Vieira Calado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. o pó que se transforma e nos vai transformando no misterioso regresso a elemesmo!
    bom fim de semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, poeta, pela beleza e sensibilidade que exala de seus poemas.

    ResponderEliminar
  5. Esse pó é a perdição .
    Complicado, mas belo poema, talvés um dos seus mais profundo, forte e complicado de se ler.
    Bjs calorosos.

    ResponderEliminar
  6. Viagens em círculo... Do pó ao pó!

    L.B.

    ResponderEliminar
  7. *
    o pó
    que condensou as rochas,
    rochas
    descondensadas feitas pó,
    nas tuas esotéricas palavras !
    ,
    abraço,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  8. Já fomos (quase) todos reduzidos a pó.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Meu querido Poeta
    Quanto lirismo no seu poema...lindo.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  10. Pó é o que todos seremos um dia...
    Bom fim de semana
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  11. Pó..., apenas pó seremos um dia.

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  12. Pó..., apenas pó seremos um dia.

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  13. Vim deixar um beijinho e bom Domingo



    NOTAS SOLTAS



    Notas muitas notas...
    Soltas e não só...
    E eu, vou tomando notas...
    Para um dia poder recordar...

    Tomo notas, do céu e da terra...
    Da lua e das estrelas...
    E vou tomando notas...

    Com o coração a bater...
    E com o sentir da vida...
    Do mundo e de ti...
    E continuo a tomar notas...

    E nestas notas, escritas por mim
    Eu escrevo também para ti...
    E debruço-me sobre os meus braços
    E... continuo... a tomar notas!...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  14. Quando se é Poeta , até o pó serve de inspiração para um belo Poema !

    ResponderEliminar
  15. Sinto-me honrada por ter recebido sua visita no "Despertar", e ao chegar aqui me pergunto...como não me encantar com cada letra?

    Saudações poéticas a ti também, por certo vim para ficar.

    Muita Luz pra Ti

    ResponderEliminar
  16. Afinal o pó está presente em toda nossa vida e raramente lhe damos o "valor" necessário.

    Boa demana

    jito da gota

    ResponderEliminar
  17. Na terra seca que é ungida
    pelas águas do céu em ebulição
    o pó é um canto de pele tingida
    que nos toca o olfacto da sensação
    e retrata um outono de vida...

    assim é poeta, num silêncio
    algumas das sensações, que penso!:)

    Beijocas com saudações poéticas

    ResponderEliminar
  18. Meu Caro Vieira Calado

    EUREKA.
    Já faz tempo que não tenho notícias suas. Não por~falta de visita aos seus espaços, pois sou um seu seguidor. Mas... o meu querido amigo com os seus afazeres, bem sei que não dá tempo para tudo.

    100 anos passados após a implantação da República, não sei se é de louvar o País que temos. Amo o o meu pais demasiado para para poder aturar estes crápulas todos. Sei que vale a pena Lutar, mas só vejopela frente Moinhos de Vento, qual D.Quixote de La Mancha. Ainda terei de reunir as ostes, arregaçar as mangas ,pegar nos bastões e, seguir a minha saga. FRENTE DE COMBATE.
    Um grande abraço e, que essa veia poética nãose esgote.

    ResponderEliminar
  19. Viver e cheirar o pó. Ser o que se é; natureza e essência na sua mais pequena e fundamental particula.

    Um beijinho, Vieira Calado

    ResponderEliminar
  20. O pó a que voltaremos...
    O pó que adubará a semente...
    O pó...também vida.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  21. Pó... do que somos e seremos...

    Gosto do cheiro do pó da terra molhada :)

    bjs

    ResponderEliminar
  22. um dia todos seremos isso


    um poema invulgar...

    um beijo

    ResponderEliminar
  23. Pó também fonte de vida, alimento.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  24. excelente, assim ja tenho uma desculpa para nao limpar o po... ele e pura poesia, obrigada :):)
    hehehe
    brincadeiras a parte... lindissimo com sempre

    Beijos
    Paula

    ResponderEliminar
  25. Senti-me tão bem a ler o poema que o li mais que uma vez.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. OI Vieira
    saudade de vir aqui.
    A vida as vezes fica corrida , mas seus poemas são sempre transbordantes e me trazem e volta!
    e ao pó voltaremos também rs
    abraços

    ResponderEliminar
  27. Olá Poeta,

    Só mesmo um poeta como o Viera Calado faria um poema ao pó, e com tanto para dizer!

    Eu sou decididamente uma fã sua!

    Bjinhos

    Céci

    ResponderEliminar
  28. Do pó que seremos. Do pó que rodeia as pedras, as árvores, as casas e nos rodeia a nós.
    Só você amigo, Calado para fazer um poema ao pó...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  29. Não entendem que o pó é começo e fim.

    É tudo e nada, ou qualquer coisa que queira que seja, po- demos chama-lo de amor, vida, sonhos que diluísse no ar, levados por pó-eira de ventanias, e também é o duro coração esmiuçado por tristezas... abraços póderoso poeta.

    ResponderEliminar
  30. Laura


    Quando falamos, estudamos o magma das rochas, mal sonhamos que que foram seres que existiram, assim como nós vamos desaparecer um dia, outros o fizeram antes de nós!... Um dia faremos parte das escavações... que os terramotos hão-de chegar aos quatro cantos do mundo!

    Um beijinho da laura do resteadesol com pena de não nos encontrarmos aí. Fica para o ano que está quase..

    ResponderEliminar
  31. O início e o fim de um ciclo.
    Até que os elos se fechem restará muita coisa que o pó será capaz de absorver ou de preservar...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  32. Meu querido...quanta beleza em seu poema...quantos mistérios e segredos na aparente simplicidade de um pó...
    Fique com meu carinho e beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  33. Verdadeiro ciclo da vida..
    Boas energias,sempre
    Mari

    ResponderEliminar
  34. Olá amigo!
    Me lembra que do pó viemos e a ele retornaremos. Penso no pó da terra, porque aqui esta palavra tem o significado infame do tráfico e do mal. Da terra, somos o sal, o pó reciclado e reorganizado, somos montanhas e rios, céus e mares, somos a essência. Belo poema!
    Beijo!

    ResponderEliminar
  35. o pó como signo da passagem do tempo sobre a terra, as edificações, as gentes, as memórias. um poema de excelência, Vieira.

    abraço.

    ResponderEliminar
  36. eu acabo chegando em um blog de um poeta maravilhoso atraves da maravilhosa Betty Gaeta e como já escrevi uma vez para ela ela é a minha musa do bom gosto e me coloca diante a uma poesia trabalhada, complexa mais em uma liguagem que atingi a alma, que preeche o ser, poesia como deve ser feita e vivida

    ResponderEliminar
  37. Vieira, meu amigo!

    Tu somes só para nos deixar com saudade, rs. Mas quando voltas, nos trazes "a exaltação das aves."

    Belíssima Poesia!!!Bjssss

    ResponderEliminar