,

,

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

POEMA À MIRAGEM

............
.....Este dia é apenas uma miragem
.....restos de sombras, sombra.

.....Dos seus beirais caiem fugidias ruas
.....em estilhaços sobre o lancil da luz,
.....pedaços de memórias, ruínas
.....de palavras nunca ditas.

.....Tudo é silêncio e névoa
.....nas grandes viagens transcendentais
.....ao coração matinal dos pássaros, à núbil
.....ciência abstracta dos insectos.

.....Imagem que se desfaz em imagens
.....de pólen, circunscrito a um lugar
.....cada vez mais longínquo


.....que se ateia e logo morre
.....em nossas mãos.

.
..............inédito

53 comentários:

  1. Oi desculpe o sumiço mas tive muitos problemas com meu Blog primeiro deletei sem querer e
    agora com as mudanças da weblogger resolvi mudar de servidor. Ainda estou arrumando o cantinho das
    borboletas espero que de agora em diante acabe essas confusões todas,estou te esperando la junto com as borboletas ok. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Poema que nos leva ao efémero...
    Existe, mas logo se desfaz e morre...

    Poema muito bonito, onde cada expressão, é feita de poesia...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. tenho procurado em portimão os seus livros mas não tenho encontrado.
    bertrand?
    . teorema?

    será que me pode ajudar?

    em lagos raramente tenho oportunidade de cá estar a horas e quando estou ou me esqueço ou não tenho disposição.

    tenho um livro seu, editado há muitos anos (não me recordo onde está, mas tenho!!)em papel de "embrulho", não sei se se recorda, provavelmente dos primeiros que editou. temos poemas lindissimos. Depois perdi-lhe o rasto e por "culpa" das bloguices voltei a trilhar Viera Calado, mas só em virtual e eu ainda gosto de poesia no "old fashion way", um livrito, pequenito de preferência e que nos possa acompanhar. Acho que a posia não se lê, "re-lê-se".

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Vieira, fiquei contente com sua visita ao meu blog. Que bom que podemos nos entender com nossa língua portuguesa.

    ResponderEliminar
  5. "Este dia é apenas uma miragem..."
    Nada de triste aconteceu portanto, bem me parecia que era miragem.:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Oi Vieira:) é possivel fazer o post sobre o lançamento do meu livro?
    se n se importasse colocaria um igual a este, com os links e a imagem tb:

    http://blogdapontamentos.blogsome.com/2007/09/11/

    Estou lhe desde já mt grato. E claro, espero que apareça. Se nao foi em Lisboa, depois no algarve:)

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Acho que este poema vem completar o meu Antero de Hoje!!!!
    Estamos em sintonia...

    Há dias assim...
    UM DIA BOM!

    ResponderEliminar
  8. mesmo quando se desfaz a «miragem» de ruínas e neblina, parece-me que a paz encontrada é pouca, limitada, efémera...

    gostei de ler!

    ResponderEliminar
  9. Mais uns versos que caem muito bem em quem te l�.
    Sentimentos que nos chegam puros, delicados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. E eu senti cá dentro essa miragem devastadora...beijos.

    ResponderEliminar
  11. Não estou perante uma miragem mas sim perante qualidade, excelentes os seus versos.

    ResponderEliminar
  12. são as redes do tempo que se rompem com o ar dos dedos.

    ResponderEliminar
  13. Trnscendente também são as palavras que nos deixas. Foi um prazer ler-te.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Vieira, em seu mundo abstrato, transcreve um belo poema!
    Que seu fim de semana seja feliz!
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Olá Viera Calado,,, tenho de um imenso prazer conhecer sua página virtual... agradecendo visita em o InventO e desejando futuras trocas literárias...
    O quão alegre deve ser o coração dos passaros na manhã... mesmo que pra fundir com a beleza do pólen en nossas mãos
    Um belo caminhar em alameda floral Viera Calado,,, gostei de tua página...

    Abraços e sensíveis invenções!

    ResponderEliminar
  16. Este é um poema a desbravar, para mim. Exige muita leitura, quase palavra a palavra. Porque as palavras são chaves com código... mas, como uma miragem, não está ao alcance de qualquer um. É, de certa forma, etérea.
    Valeu!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. caem de cair não caiem de caiar, ou também não estou coberta de razão como com os crepúsculos?! :)

    ResponderEliminar
  18. Bom fim de semana.
    Beijinhos embrulhados em abra�os

    ResponderEliminar
  19. A sua bela miragem é para os seus leitores bem real, como se o seu poema se ateasse e logo morresse em nossas mãos... :) Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Porque a lembrança ou sombras também fazem parte dos dias...

    E de miragens a palavras não ditas se diz muito em poema inédito.

    **********************saravá

    ResponderEliminar
  21. gostei dessas "ruinas de palavras nunca ditas". excelente poema.

    abraços

    ResponderEliminar
  22. Bom demais estar aqui, Calado!

    Impressionante como você traduz em cada verso metaforicamente a presença de lembranças: palavras não ditas mas expressas em pensamentos sobre imagens que se evaporam como pó.


    Grande beijo e um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  23. Belo poema, Vieira calado.
    Fiquei muito feliz de visitar o seu cantinho e encontrar, um poema que tornou pequenino o meu coração.
    Bom fim de semana.

    Beijinhos com sabor a mar.

    Fernandinha

    ResponderEliminar
  24. Esta miragem da qual falas, senti no fundo da minha alma... virou pó.
    Vieira, estamos empatados porque amo a música portuguesa, tomei a liberdade de enviar para vc um e-mail com alguns vídeos da nossa música, espero que goste. Um boa noite e um domingo apaixonante.
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Miragem...
    tudo o que é vivido hoje passará a pertencer a um passado...memórias

    lindo este poema!

    até breve

    ResponderEliminar
  26. Vieira; um encantamento ..sua poesia!!!
    Abraços de boa semana pra ti.

    ResponderEliminar
  27. Ora viva de novo

    Aquele texto onde colocou o comentário não é da minha autoria, é do BIKER. Um amigo lacobrigense a trabalhar numa escola qualquer do Seixal.
    Abraço de novo.

    ResponderEliminar
  28. «Tudo é silêncio e névoa»... gostei de todo o poema mas esta expressão acheia-a fenomenal.

    Um forte abraço!!!

    ResponderEliminar
  29. Muito lindo e sentido, como sempre!

    Vem ver o que aconteceu em Portugal, no DIA GLOBAL DE ACÇÃO POR DARFUR...


    BJTS

    ResponderEliminar
  30. Olá, pois, há dias assim... sombras... bj

    ResponderEliminar
  31. Oie meu amigo! Outro dia fiquei feliz com seu comentário. Afinal, diante de um video, nosso bloguinho foi lembrado e teve o prazer de sua visita. Obrigada, viu?
    Que sua semana seja feliz!
    Beijos

    ResponderEliminar
  32. Belas imagens, amigo... tornadas ainda melhores, pela poesia que sobre elas derramas!

    ResponderEliminar
  33. Poesia, sim... e da melhor qualidade. Felicidade em encontrar o seu site.

    ResponderEliminar
  34. Estou lendo "Runo ao Infinito", de Pierre Weil, e me identifico com o tema porque, para o autor, a dimensão tempo parece estar relacionada ao in-finito. Entre outras, ele argumenta que o "infinito" não é infinito de dentro para fora no tempo, pois a matéria, se vista como unidade micro, é limitada e finita; apenas as fronteiras do universo se alargam, daí o tempo estar também encurtando.

    Claro que há muita filosofia, mas gosto de pensar que idéias inpiram pessoas a compor belos "ensaios" como o que li aqui.

    Obrigada pela visita uuuivaaaaaaate.

    ResponderEliminar
  35. Olá!
    O MG que vê em meu blog é de Minas Gerais sim... Sou mineira. E também adoro pedras...
    Que bom que gostou das minhas fotos! Me faz feliz!
    Desculpe a demora em te responder, mas andei tendo uns probleminhas de família por aqui... Quase não entrei nos blogs.
    Sempre que venho ao seu blog, me surpreendo. Cada poema mais bonito do que o outro...
    Adoro!
    Beijos mil!

    ResponderEliminar
  36. O que seria deste dia sem uma miragem?! A realidade existe?

    Abraços

    ResponderEliminar
  37. gosto muito da idéia de miragem... acho que é a visão do sonho... e portanto pode ser contruida como queremos...

    beijos

    ResponderEliminar
  38. talvez todos os nossos dias sejam miragens, meu querido.....

    beijos e boa semana,

    MM.

    ResponderEliminar
  39. Por vezes ficamos presos em dias assim. Belo poema!
    Estou de volta. **

    ResponderEliminar
  40. Eu me recolho sentindo
    no que a saudade e a solidão
    nos pode fazer e ocasionar...
    Que saudade sem fim que desejo inopinado, que vontade febricitante...
    E no voô em que divago,
    Sigo te buscando loucamente....
    e na madrugada fria,
    e no silêncio soturno do meu quarto
    Invento você!!por Raquel Keka
    Nossa seus poemas são exuberantes e magistrais, parabéns !!!
    Tenha uma semana fantástica e apaixonante!!!
    Um carinhoso abraço
    Raquel keka
    http://fascinacaoempoemas.splinder.com
    http://keka-dan.myblog.com.br

    ResponderEliminar
  41. Já tive muitos dias assim...sinto-os...

    Votos de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  42. Ás vezes as miragens podem ser a passagem para uma bela realidade...temos que saber aproveitar os sonhos e ilusões.
    Lindo texto.
    Beijo

    ResponderEliminar
  43. Miragem..." que se ateia e logo morre
    em nossas mãos"

    e logo morre em nossos olhos...assim eu ( Astrid) esperaria.

    mas, a miragem é tão sentida pelo poeta (VC) que até a "sente" nas "nossas mãos"( nas dele)

    Ou seja, é uma miragem com corpo e palpável.

    Eu tb quero uma assim!

    Gracinha, amei!
    bjs

    ResponderEliminar
  44. Claro que paro amigo(!) e se me der a honra de aceitar um copazio pago por mim terei o maior prazer em "prozar" (com z fica mais forte) consigo uns minutitos.

    Um dia um amigo do jet set televisivo, franco opinador convicto, disse-me algo semelhante, acabámos a noite bebados que nem uns cachos no zé dos porcos a comer umas bifanas e a beber imperiais. As coisas que fazíamos. Depois fomos à praça, ao Correia, comprar umas sardinhitas, escolhidas por ele na banca do lado, que ele só vende salmonete, pargo e quejandos, pró almoço.

    Venham daí esses livros que eu não tenho pressa.

    ResponderEliminar
  45. * * * * *

    "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
    Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
    Que, para ouvi-Ias, muita vez desperto
    E abro as janelas, pálido de espanto ...
    Direis agora: "Tresloucado amigo!
    Que conversas com elas? Que sentido
    Tem o que dizem, quando estão contigo"?
    E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
    pois só quem ama pode ter ouvido
    Capaz de ouvir e de entender estrelas".

    Olavo Bilac

    * * * * *

    Amigo Vieira,

    Eu é que agradeço a possibilidade de ter um poema seu em meu blog ...
    ... não gosto de editar com ilustrações, talvez por hábito acabo colocando...
    me desculpe de qualquer forma...

    Abraço Grande

    Hanah

    ResponderEliminar
  46. Vieira! Vim lhe ver, desejar um belo fim de semana e deixar um beijo

    ResponderEliminar
  47. E o poeta disse... e nós rendemo-nos.
    Também o meu dia hoje foi sombra, apenas sombras, se me permites que use as tuas palavras, algo a que ateei fogo e logo morreu em minhas mãos.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  48. Ora, nada h� de mais belo que um poema, nada! este poema est� no hall da absoluta beleza!

    ResponderEliminar
  49. muito bonito. escreves muito bem.

    ResponderEliminar