,

,

terça-feira, 4 de setembro de 2007

POEMA ÀS FLORES DE OUTONO

...................................................
..........Agora vou reclinando o corpo
..........entre a terra e as estrelas.

..........O espaço é breve
..........para a brisa do mar
..........que ainda soa.

..........E no entanto adormeço
..........no meu sonho,
..........sereno de harmonias

..........incendiando o fino pó
..........da terra
..........com estas flores violentas,
..........exíguas, do outono.

..........em Transparências, ed. AJEA

30 comentários:

  1. Sinto no meu rosto a brisa do seu mar... Mar de poesia.

    Lindo blog.
    Voltarei sempre.

    Bjs...

    ResponderEliminar
  2. Aprender com tuas flores, brisas, harmonias e inc�ndios � muito bom.
    Belo o teu outono. Beijo.

    ResponderEliminar
  3. muito bonito este poema!

    ResponderEliminar
  4. AMIGO VIEIRA CALADO,

    Assim o outono vai chegando de mansinho para a renovação dos dias e da mãe natureza!!!!

    UM BOM DIA!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Obrigado, pela visita ao meu cantinho.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha !!!

    A cada entrada...
    uma aula...
    uma troca...
    Uma Viagem
    valiosa...

    Bom dia....

    ********

    ...]Então Amigo Vieira,
    Quanto á Nau...conhecia em letras de músicas do pessoal do Recife-Pernambuco...

    Fui fazer uma pesquisa breve ...

    (A Nau Catarineta faz parte de nosso folclore. "Brasil"
    Nos tempos idos, na época da exploração marítima, quando o mundo era meio português, meio espanhol, a Nau partiu de Recife com destino a Lisboa. No meio do caminho a Nau é interpelada por uma embarcação moura. Trava-se a guerra, os portugueses vencem, mas ficam muito abalados. Decidem fazer alguns sacrifícos...

    (Fonte blog Permanente e Provisório)
    http://www.permasorio.blogger.com.br/2005_03_01_archive.html

    ******
    Nau-catarineta - "Truléu da Marieta" com Antônio Nóbrega
    NAU-CATARINETA

    É uma xácara (narrativa popular em versos), de procedência portuguesa, que conta a estória de um barco que atravessava o Atlântico em circunstâncias trágicas.

    No Brasil, a nau-catarineta convergiu para o auto (é um gênero teatral que vem da Idade Média, período histórico que começa no século V até a metade do século XV), do fandango em que aparece como jornada no século XVI.

    Fonte:”Dicionário de Folclore para Estudantes”, Mário Souto Maior e Rúbia Lóssio, Recife, 2004 – Fundação Joaquim Nabuco –

    Quanto aos mistérios....

    ResponderEliminar
  7. Tanto que dizes, em tão poucas palavras...

    Palavras perfeitas para serem declamadas ao som do piano... ou violino, talvez violino... Em tempos, toquei violino...

    Beijinhos, meu amigo!

    ResponderEliminar
  8. bonito pensar nas flores em vez de pensar nas folhas de outono ...

    ResponderEliminar
  9. Sim, vc acertou!
    A pedra é quartz c ouro.
    Linda, não?

    ResponderEliminar
  10. quer dizer que eu tenho que beijar mto ainda...
    Andei perdendo peso, mas queria perder mais, e de forma mais prazeroza..
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Se bjo é isso aí que perde, imagina os derivados todos advindos de um beijo bem dado, é uma perda de caloria só.
    O amor é um bom catalisador de quem quer estar em harmonia, mas pra que a perda do peso seja efetiva, esse amor deve ser correspondido, pq se não for, é um consumo de alma, de energia, e doentia.
    Quero beijos, derivados e tudo mais, mas quero de verdade, quero possíveis, não mais platônicos, disso eu me fartei deles...
    Sonhos são bons alimentos pra vida, mas quando eles são realizados, se eles ficam só na imaginação cansam e passam a nos inebriar e não sentimos mais o gosto da vida real.

    Volte sempre, leia sempre, obrigada pela visita e lindo comentário, kkk

    Bjos, mtos sim, quero definhar deles,

    Cris

    ResponderEliminar
  11. Eu comento pouco, eu passo por aqui para apreciar estes bons textos,o que posso dizer é muito bom.

    ResponderEliminar
  12. lindissimo este poema, espectacularmente , conseguido e muito feliz.

    um abraço sonhado.

    ResponderEliminar
  13. "Flores de Outono" que florescem aqui e, durante o Verão.
    Gostei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. OL� Vieira Calado
    Parab�ns pelo belo poema.
    Flores e Outono s�o 2 coisas que gosto muito.

    Estou muito feliz pela ideia que tive de escrever o Alfabeto da minha Vida. Tenho recebido imensas manifesta�es de carinho (letra C) e elogios sobre a ideia que tive. S�o estes miminhos que me deixam motivada para continuar e agradar a todos v�s. Ao mesmo tempo, descubro algumas coisas em comum, com pessoas que me visitam. At� ao momento, algu�m que vive na COSTA DA CAPARICA achou o m�ximo ter encontrado uma refer�ncia ao lugar onde sempre viveu; depois h� as pessoas que s�o do mesmo signo que eu: CARNEIRO. Um Amigo referiu COL�NIA pois tamb�m esteve l� o ano passado.
    BOM, bom foi as pessoas que se identificaram com o COL�GIO onde estudei, e elas ou algu�m das suas fam�lias tamb�m frequentaram o mesmo Col�gio, na cidade da Beira.
    CEGONHAS - CHUVA � BEIJO � BEIRA - BARBECUE � B�ZIO � �FRICA - ARR�BIDA foram at� hoje as palavras mais referidas e comuns de quem me visitou. Outro momento alto foi, na letra A - ANDR� � o meu neto, completou o seu 1� ano de Vida.

    Beijitos, meu Amigo.

    ResponderEliminar
  15. não me agrediste com essas flores violentas...pelo contrário...entreguei-me a esse Outono.

    ****************************

    ResponderEliminar
  16. Sentires de outono... díspares
    quanto as flores tão violentas quão exíguas...
    E os sonhos nem sempre são serenos de harmonias.
    É o meu sentir, amigo,
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Anda, vem sentir o cheiro da

    terra molhada

    Depressa, antes que seque e

    não reste mais nada

    Até esta folha no chão caída

    tem marca visível da linha

    da vida

    Pega nela, leva-a para ti

    marca uma página no livro

    antes do fim

    Engana essa lágrima na

    chuva que cai, retém o

    arco-íris que aos poucos

    se esvai.

    (Publicado por gaivotadaria em Outubro 09, 2005 10:33 PM)

    Pois é, e o Outono chegará, não tarda muito está aí :)

    Apesar do meu blogue estar a hibernar não posso deixar de lá ir espreitar de vez em quando, são saudades, por isso numa dessas espreitadelas vi o seu comentário. Venho agradecer-lhe a visita e deixar-lhe os meus parabéns pela qualidade que vejo aqui.

    ResponderEliminar
  18. Usando as tuas palavras por outra ordem, eu digo:
    "E no entanto, adormeço no meu sonho, reclinando o corpo entre a terra e as estrelas..."
    Belo poema, o teu.

    ResponderEliminar
  19. Quero agradecer e vim retribuir a visita ao meu Mar de Sonhos. E sempre um prazer poder receber os amigos poetas em nossa casa.

    Um abraço cordeal
    Sailing

    ResponderEliminar
  20. Cumprimentos


    Pela poesia .... o poeta será um fingidor ?



    Até á proxima e claro não fui para o ALL Garve, gosto mais da Costa Alentejana.


    .....

    ResponderEliminar
  21. como é bom repousar...

    bjosss

    http://isapaula5.blogspot.com
    http://scorpionlounge.com

    ResponderEliminar
  22. Oie Vieira, que meigo seu poema! Amei!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderEliminar
  23. Olá meu amigo! Reclinar o corpo entre a terra e as estrelas...maravilhoso o poema, as palavras que se harmonizam, as imagens k nos faz idealizar. Um grande bejinho para si. Bfsemana.

    ResponderEliminar
  24. Olá!

    " O espaço é breve..." Que resultou num perfeito poema! Adorei...

    Quero também agradecer a sua visita ao meu cantinho, volte sempre, amigo!

    Beijinhos desta amiga

    Manuela Fonseca

    ResponderEliminar
  25. Que lindos os seus poemas. É uma honra entrar em certos blogues e confirmar que este país está enriquecido por pessoas que tratam tão bem as palavras. Orgulhosa, quase me senti ao ler este poema datado de 03/09, dia do meu aniversário. Muito belo. Voltarei sempre.
    Obrigada por se ter dado a conhecer.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  26. Tanto talento e sentimento de braço dado. Gostei muito da sua Obra (das), tenho vindo a ler aos poucos.
    Obrigada pela visita ao Amarras Dispersas. Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. Vieira, vim retribuir tua visita ao meu blogue. Grata, muito grata. Mas rapaz, tu és um poeta de primeira! E eu sou apenas um arremedo... Um abraço.

    ResponderEliminar
  28. Li com interesse teus poemas.
    Mas esse me tocou.
    Até tentei reclinar o corpo
    entre a terra e as estrelas...
    Exatamente como o teu poema.
    Belíssimo!
    Parabéns!
    Um abraço.

    ResponderEliminar