,

,

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

POEMA A UMA VELHA ÁRVORE

. .

O perfil duma velha árvore enche-nos de alegria.

A sua sombra traz-nos a presença tranquila da terra,
a forma da própria Terra, a sua frescura fraterna.

É uma pátria renovada de palavras anunciadas, lidas
nas vozes do rio, nas rotas do sol transbordante;

ela restitui os desvelos relembrados desde infância,
a cândida explicação dos perfumes pronunciados
noutros tempos imateriais, mágicos de plenitude;

traz a serenidade neutra, a harmonia dos outonos
na imagem dum rebanho que regressa pela tarde,
nas chuvas temporãs próprias do cheiro do barro,
a secular legítima ideia dum tecto restaurado;

organiza os enxames, une os sons do ar instável,
esvanece o orvalho vagaroso deslizante do corpo.

O colo duma velha árvore é o sonho duma criança
perpetuando a redobrada paz, e acende na água
rumorejante das fontes a sedução dos pássaros.


em Terrachã, ed. AJEA

38 comentários:

  1. Não conhecia este. é magnífico.

    ResponderEliminar
  2. "O colo duma velha árvore é o sonho duma criança"

    Hum que belas palavras... Raízes de esperança em uma terra arida.

    Muito bacana

    (=

    ResponderEliminar
  3. VIVA LA POESÍA, LASTIMA QUE SE ESCRIBE CUANDO E LLA QUIERE, CARIÑOS

    ResponderEliminar
  4. Bom dia

    É bom acordar e vir aqui ao teu espaço refrescar-me nas tuas palavras.

    Penso que nunca tinha visto uma árvore peloolhar dum poeta. Se já antes as achava lindas para além de todo o valor que umaárvore tem e é subejamente conhecido, aqui aprendi a olhar uma árvores com o sentimento da poesia.
    Adorei.
    Deixo um beijo e muita admiração

    ResponderEliminar
  5. O perfil, o colo de uma velha árvore e as lembranças flutuantes da memória! Gostei muito (como sempre!). Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Sempre que olho uma árvore dessas frondosas fico a imaginar quanta vida ela já viu passar, a quantas pessoas ela já encantou, quantos pássaros já abrigou, a quantas animosidades ela já resistiu...
    E tua poesia retrata uma visão doce e bela de tudo isso.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. lugar mais que confortável esse...quero descançar aos pés de uma árvore, ou voltar a minha infência e construir outra casinha sobre seus galhos.

    bjs do cafe com creme

    ResponderEliminar
  8. Ter uma velha árvore na lembrança, que nos remete a momentos inesquecíveis e nos dá segurança, é muito bom.

    ResponderEliminar
  9. A mãe natureza sabe deixar na árvore os seus maiores segredos!
    Aos poetas cabe desvendá-los!!!!
    Bjks

    ResponderEliminar
  10. Lindo!
    Tem árvores que parecem ter histórias para contar...

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Vieira, nunca havia pensado nisso, mas lendo aqui, lembrei do meu tempo de criança e como você bem o disse; o colo duma velha árvore é o sonho de uma criança... Lindo!
    Fique com Deus!
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Meu amigo que lindo texto.
    Obrigada amigo.

    Beijinhos,

    Fany

    ResponderEliminar
  13. Boa-tarde. É duma beleza imensa este seu texto sobre O perfil de uma Velha Árvore, aliás todos os seus posts têm para mim uma contagiante forma k me deixa mto feliz por ter tido a oporunidade de o conhecer. Claro está k deste encontro quem sai a ganar sou eu por ler coisas tão profundas e belas. Agradeço mto a sua visita no meu humilde espaço de desabafos. Um grande beijinho amigo para si.

    ResponderEliminar
  14. Levei o seu link espero k me perdoe e ñ leve a mal. mais um beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela visitinha ao blog, mas agradeço muito mais pela descoberta de um blog maravilhoso e um poema irretocável!
    Só posso agradecer ;)

    bjimm
    Andrea

    ResponderEliminar
  16. OLÁ AMIGO VIEIRA CALADO

    venho dizer que tens um desafio para responder no meu kalinka.
    Fico a aguardar a resposta ao mesmo, aqui num post.

    Huummmmm...espera...
    também tens um «Prémio» para receber. Parabéns!

    Bom domingo.
    Beijitos.

    ResponderEliminar
  17. nesta árvore, 'vejo' várias as árvores e as paisagens das suas plenitudes :)

    ResponderEliminar
  18. (...)

    "A sua sombra traz-nos a presença tranquila da terra,
    a forma da própria Terra, a sua frescura fraterna."


    "O colo duma velha árvore é o sonho duma criança
    perpetuando a redobrada paz".
    (...)


    Lindo cada verso!!!

    Bom domingo Calado.

    Beijo repleto de frescura fraterna.

    ResponderEliminar
  19. OLÁ AMIGO VIEIRA CALADO

    venho dizer que acabei de enviar um e-mail com um assunto que diz respeito à tua pessoa.

    Beijitos da Amiga.

    ResponderEliminar
  20. as recordações que nos podem trazer as árvores, sobretudo as árvores velhas.....

    ResponderEliminar
  21. Tão sòmente Belo e Inebriante...

    bjgrande

    ResponderEliminar
  22. Querido,

    Indiquei esse teu poema, intitulado FINGIDOR, para o PRÊMIO CANETA DE OURO – POESIAS 'IN BLOG' 2007", idealizado por ANDRÉ L. SOARES - Blog: http://poemasdeandreluis.blogspot.com e RITA COSTA - Blog: http://ritacosta-almadepoesia.blogspot.com. Para conhecer as regras desse evento clique AQUI: http://poemasdeandreluis.blogspot.com/2007/08/prmio-caneta-de-ouro.html#links

    Desde já desejo-lhe boa sorte.

    Participe, faça também as suas indicações e, juntos, vamos construir um dos maiores eventos relacionados à poesia, em blogs de idioma Português!



    Beijinhossssss!


    Claudia Perotti

    ResponderEliminar
  23. Amigo Vieira Calado

    Bastante Walt whitman, não é nada de desagradável pelo contrário, está de parabens por mais este belo poema.

    Abraço forte

    ResponderEliminar
  24. as árvores são as colunas do céu e no dia em que desapareçam o firmamento desmoronar-se-á

    ResponderEliminar
  25. Ûm hino à Natureza com a mestria de alguém que a sabe amar...

    ResponderEliminar
  26. E as histórias que conta? Uma velha árvore...perde-se nas memórias do tempo...

    Bjs. Boa semana.

    ResponderEliminar
  27. Sinto-me lisongeada com o seu pedido e a resposta é: claro que pode linkar-me! É um homem das letras, será para mim um enriquecimento pessoal haver um contacto mais próximo entre os nossos blogs, além disso, como muito bem diz, vivemos ambos nesta bela cidade de Lagos.

    Todos nós temos um pouco de árvore...criamos raízes com facilidade, temos seiva a correr-nos nas veias, gostamos de abrigar os amigos à nossa sombra e todos gostaríamos de morrer de pé, tal como elas!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  28. Há tempo que aqui nao vinha. Mas encontro a mesma grande poesia.

    Odete C.

    ResponderEliminar
  29. Prezado amigo,
    Suas gentis palavras não me vieram à toa. Não propriamente pela minha "classificação" como gentilmente me felicitou. Mas pela sua visita, me oportunizando conhecer a sua pessoa e sua habilidade com as palavras. Ocorre que amanhã é o "dia do biólogo" e eu o sou. Queria fazer um post dedicado aos biólogos amanhã, e esta poesia cai como uma luva na composição que imaginei. Seria pedir muito, pedir que me emprestasse?
    Muitas outra me agradaram aqui, e ainda vou precisar voltar muitas vezes e com toda calma para aproveitar-lhes ao máximo, mas por ora, por ter ainda trabalho a fazer, preciso ir.
    Voltarei não só aqui, mas também conhecerei os seus outros blogs, pois pela amostra que tive aqui, ainda tenho muita coisa boa para ler nos seus domínios.
    Um grande abraço. Um sonoro Muito Obrigado! E o desejo de um bom domingo, cheio de paz e alegrias.

    ResponderEliminar
  30. Oiça, Oscar, nada me agrada mais que ver um poema meu noutro blog.
    Portanto... disponha.
    Acontece que também me interesso muito pelas ciências, geologia, minarologia, astronomia, física (s)
    Até tenho um blog de astronomia para amadores e já publiquei um livrito.
    Um abraço transatlântico.

    ResponderEliminar
  31. Querido Vieira,

    Posso abiduzir O perfil duma velha árvore ?


    1 beijo e uma flor

    ResponderEliminar
  32. Obrigado Vieira,

    Foi abduzido para o outro Blog,
    cOMo 1 Objeto....


    Beijins

    Bom fim de semana

    Muchas Gracias

    ResponderEliminar