,

,

segunda-feira, 30 de julho de 2007

O VOO DO OVO

Poesia Experimental # 3


Dimensões do quadro em Exposições: 40x24

Arranjo gráfico de Francisco L.

Este quadro tem suscitado comentários muito interessantes. Mas deixo-vos um desafio: Há pelo menos mais um elemento patente na gravura e que ainda não foi aflorado. (1 de Agosto)

(4 de Agosto) - O VOO DO OVO (o pássaro que somos),suscitou variados comentários dos visitantes deste blog.
Na generalidade, eles foram no sentido de interpretar o quadro. Assim, muitos dos meus estimados leitores referiram as cores (implícita ou explicitamente, do arco-íris), o ovo, o voo (dum pássaro) e a terra. Obviamente o castanho não é uma cor do arco-íris e é geralmente conotada com a terra. A terra onde (ou donde) nasce o ovo, para dar as asas (dum pássaro) e subir atravessando as cores do arco-íris, até ao azul (de imediata conotação com o céu). Mas… não nascemos nós próprios dum ovo, na terra! E quem, de nós, não passou por todas as cores (com todas as conotações que isso possa ter)?
Aspiramos ao azul (não será esse o símbolo da plenitude: o céu, o grande mar, onde reina a tranquilidade e a pureza?) E então as asas? E este foi o desfio que lancei, a um dado momento: mal atingimos o azul, ou estamos em vias de fazê-lo, já as nossas asas começam a pender, a descair… a curvar-se… para a terra, o mar, onde tudo recomeça.
Inexoravelmente.

45 comentários:

  1. EXCELENTE!!!!!

    Quando o pincel guia a palavra...

    ResponderEliminar
  2. oVo
    volare
    Colores
    Experiment-no-vos


    Luci

    ResponderEliminar
  3. Muito bem conseguido, colorido,aliciante.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. ovo de Páscoa. certamente...

    apreciei. abraços

    ResponderEliminar
  5. o eco de um desejo aprisionado no espectro de um prisma?

    ResponderEliminar
  6. ler! ler! é a compensação da permuta das palavras. também gostei, na generalidade, do que li.

    aparecerei por aqui de vez em quando.

    ResponderEliminar
  7. ler! ler! é a compensação da permuta das palavras. também gostei, na generalidade, do que li.

    aparecerei por aqui de vez em quando.

    ResponderEliminar
  8. O voo do arco-íris? Também pode ser...

    Muito obrigada pela sua amável visita.

    Serenos sorrisos

    ResponderEliminar
  9. O voo do arco-íris... ou o voo no arco íris.

    ResponderEliminar
  10. Gostei.
    � diferente.

    Pelos meus lados, irei come�ar uma foto-reportagem das minhas f�rias no Canad�. Cheguei dia 1 de Agosto...h� algumas horas e...sinto-me, ainda cansada.
    Amanh� darei in�cio �s revela�es.

    No Ver�o de 1907 acampou em Brownsea um grupo de rapazes e viveram uma inesquec�vel aventura.
    AH...j� descobriram agora, porque existe em mim, este ESP�RITO AVENTUREIRO...???

    Beijokas.

    ResponderEliminar
  11. Já aqui tinha vindo várias vezes, olhava para este quadro e não o sabia ler, hoje achei uma leitura, (só minha, claro)... o voo de terra para o azul do mar.
    :) Abraço

    ResponderEliminar
  12. Dois oo juntos recordam-me o símbolo do infinito... (como o 8 deitado :)). Beijinhos
    JRL

    ResponderEliminar
  13. Carminda, a sua interpretação é boa.
    É evidente que o castanho é terra onde nasce o ovo (nós próprios nascemos dum ovo). Passamos pelas cores (e interpretemos isso como quisermos) e voamos para o azul (do céu), reflexo do mar, para onde tudo se encaminha e recomeça.
    Obrigado pela participação. A blogosfera é um espaço de diálogo, partilha de experiências, conhecimentos e emoções.

    ResponderEliminar
  14. Muito bem conseguido, acho que prima por nos puxar pela imaginação ao querermos decifrá-lo

    ResponderEliminar
  15. Nosso vôo pelo arco-íris da vida.
    Boa Noite.
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Desafio interessante, mas difícil... Não me pareça que o descubra:). Vejo ainda um bico de um pássaro na ponta esquerda do v e dois olhos azuis (muito generosos) do lado direito... :). No pescoço da ave o o faz-me pensar num perú! )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. A refracção da luz.

    A poesia,tal como a luz que só aparentemente é branca, refractando-se pelo cristal da sensibilidade, surge em toda a sua plenitude e polissemia.

    Assim, a luz deixa de ser branca e transforma-se na paleta do pintor.

    ResponderEliminar
  18. pode ser uma decisão:
    a de o ovo querer voar por si!
    Normalmente é quem o produz que voa...
    aqui ele experimenta, antecipa, conquista, a sua liberdade, autonomia!!!

    Tantas leituras... todas as possíveis...

    ResponderEliminar
  19. Estou encantado com a vossa participação!
    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  20. Um vôo pelo espaço infinito. Um encontro com o arco-íris. Um vôo pela imaginação.
    Bom fim de semana! Fique com Deus!
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. ou o voo da nossa íris! belíssimo!

    ResponderEliminar
  22. De novo aqui.
    Agora, com mais uma leitura:
    o elemento que está implícito, poderá bem ser uma ave.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  23. a visão de Mr Magoo
    ou ao perto vesse melhor
    saudações amigas

    ResponderEliminar
  24. Arco iris definitivamente, risosss

    Bom Fim de Semana

    ResponderEliminar
  25. Dos infravermelhos aos ultravioletas...
    Não percebo nada de pintura.
    Bfs, abraço.

    ResponderEliminar
  26. Fiquei olhando o quadro antes de entrar nos comentários, para não ter influência e a primeira coisa que me veio a cabeça, foi o vôo nas cores...
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
    Sou sim uma apaixonada e incentivadora da arte e cultura...acho que é por ai que chegamos a algum lugar.
    Beijo

    ResponderEliminar
  27. "Voo" de viagem pelo o espectro sendo o horizonte. Abraço

    ResponderEliminar
  28. A primeira coisa que me veio à cabelça foi que até chegar a VOO, aquilo diz OVO...

    Fica bem

    ResponderEliminar
  29. Minha primeira visão foi de uma pipa...Cores assim sempre me levam ao céu!

    Voo, voando, como os passaros, livres!

    ResponderEliminar
  30. Olá ,boa noite...
    as imagens que coloco no meu blog, umas são tiradas da net...outras sou eu que tiro as fotos, mas se gosta,pode tirar as que quiser do meu blogue,porque não me importo nada...acho que devemos partilhar as nossas coisas, com o pessoal que gosta, mais a mais,para uma pessoa que é da minha terra...concerteza que pode sempre...
    Um abraço da sonhadora

    ResponderEliminar
  31. Uma indicação para seu blog se tornar 5 estrelas no meu Café com Creme.

    Espero que goste.Embora já seja 10 estrelas tudo por aki!

    Passe por lá e dê uma olhada!

    ResponderEliminar
  32. ...já agora..adorei passear por este cantinho...
    Obrigada por tudo o que nos d+a a ler....
    Um abraço da sonhadora

    ResponderEliminar
  33. Obrigado pelas sua palavras bem como sua visita.
    Gostei de aqui estar e prometo voltar breve
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  34. Lembraste-me o começo do livro 'Alexandra Alpha' do J.C.Pires, que começa com o sobrevoar de um anjo louro de asas vermelhas e rosto triangular e que ao despenhar-se das alturas e estatelar-se nos rochedos é tido, por quem observa, como um anjo cego de olhos brancos.

    ResponderEliminar
  35. ola, sou o dono do blog alberto velasquez, que consta dos vossos links

    Em setembro vai sair o meu primeiro livro de poesia.
    Direi qual será a data da apresentação em Faro e em Lisboa.
    se pudesse colocar um anuncio num post.. seria simpatico:)

    abraço.

    ResponderEliminar
  36. Olha eu gosto de poema visual. Enfim, adoro poesia.

    Veja: primeiro percebi a palavra - forma e disposição ( a dança das letras). E confesso que em relação as cores fui induzida pela leitura do seu texto...faltou- me a percepção, talvez pela pressa na primeira visita e pela curiosidade da leitura. E realmente concordo inteiramente com a relatividade e correspondência das cores a objetividade e o seu propósito. Gostei demais deste espaço repleto de sensibilidade e belas poesias.

    Obrigada pela visita e a oportunidade de estar aqui.


    Beijo terno

    ResponderEliminar
  37. Eu diria que poderia haver por ali um "não vou" camuflado; uma recusa a embarcar num voo, face à momentânea fragilidade humana (qual ovo), aqui sublimada. Mas isso seria interpretá-lo a contrario sensu, uma vez que do gesto criativo aí pulsante ressoa um ímpeto libertário!
    Pior: é a 1ª vez que aqui venho, pelo que, ignorando de todo o autor e as pegadas que vem deixando, convidativo, no seu blog, é certo que as tentativas de compreensão tenderão a frustrar (ainda que, apesar disso, valham a pena).
    Em vésperas de férias, um abraço! :-)

    ResponderEliminar
  38. Vieira,

    Que saudade de passar por aqui...
    só havia visto a poesia através do feeds e não conseguia acessar o blog...


    Vou Chutar....


    Um Chute no ovo para dentro do circulo...(do universo)




    Abraço grande

    Boa semana

    Hanah

    ResponderEliminar
  39. ARRISCO:
    Vieira, não seria o "ovoVOVO" a haste lateral de um óculos e o "OO", as duas lentes de um óculos... de um vovô?

    ~^ ~Abraço ~^^ ~

    ResponderEliminar