,

,

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O TEMPO E O VENTO

 -
Eis o tempo.
Olha-o.
Tenta pôr-lhe a mão em cima.
.
Não!...
Nunca serás herói que nunca houve!
 .
O tempo é como o vento.
As nuvens
sou eu, és tu e são os outros;
não há vento que as não leve.
.
Já alguma vez
viste
a mesma nuvem duas vezes?
,
Já alguma vez
sentiste
o mesmo vento duas vezes?
 .
Não!
O vento é como o tempo.
As nuvens,
eu, tu e os outros...
não voltam.
 ,
O vento improvisa
o tempo também improvisa.
Um e outro
como as nuvens que levam
passam e já não voltam.
 .
Toda a coisa tem princípio.
 .
O vento
ao sol e à terra agradecido
é o menino perdido
de seu pai
o tempo.
 .
O tempo, que é o tempo?
Monstro de mil anos
chuva de erosão do universo;
o tempo
sopro frio ou quente
que tudo arrasta na corrente,
é o correr do berço à sepultura
é o olhar a espiga já madura.
 -
Todo o rio tem mar
toda a cidade tem cemitério
toda a verdade crua tem adultério.
 -
Eu, tu e os outros
somos a cidade flutuante
o rio que na descida ao mar vai ter
caminhando a passo para jusante.
-
O tempo é como o vento.
O vento,
átomos em movimento!
 ,

37 comentários:

  1. Olá caro poeta!

    Que lindo poema! Que bela reflexào!

    Átomos em movimento
    Sempre em frente
    ... Que desconhecem o caminho de volta!

    Muito bom!

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. ♥•.¸¸.•♥´¨´♥~•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥´¨´♥´¨´♥

    .....@@.........
    ...@(´;´)@......
    0==/--\\==0.....
    .../_!_\\..........
    ..._| |_.......
    Lindo poema! Um abraço!!!

    ♥•.¸¸.•♥´¨´♥~•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥´¨´♥´¨´♥

    ResponderEliminar
  3. Oi, poeta!

    Seu poema é encantador. Você definiu o tempo de forma perfeita e em poesia. É átomo, é presença sempre nova... é como nuvem. Amei, amei!

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. emocionei-me poeta..
    não poderia escolher um momento melhor pra matar a saudade daqui..

    bjs.Sol

    ResponderEliminar
  5. Uma poesia que não sofre a erosão do tempo, pelo contrário, vai se afirmando mais e mais.O tempo e o vento estão, neste caso, numa conjunção perfeita.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente o meu tempo é de aprender:) E por isso aqui estou:)

    ResponderEliminar
  7. poesia onde cabe astronomia, universo, tempo em movimento
    bela associação de irrepetibilidade de instantes.........em constante movimentos.
    Gosto sempre da sua poesia

    ResponderEliminar
  8. Olá, poeta
    "o tempo é como o vento", que lindo e profundo, passa e deixa apenas uma marquinha, pra quem a procura, é claro.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo

    O tempo é isso mesmo.

    Rio que segue e nunca
    retorna a nós.
    Por isso é preciso
    observá-lo, para
    que a vida não passe por nós,
    sem ter sido vivida.

    Viver é sentir o mundo
    com o coração.

    ResponderEliminar
  10. Meu querido Poeta

    Como sempre ler os seus poemas é sempre uma lição de poesia.

    Deixo um beijinho
    Rosa

    ResponderEliminar
  11. Belíssimo!

    "O tempo é como o vento..."

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Mais um bonito poema.
    E o vento presta-se tanto a poemas...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Somos bonecos de Cronos e Eole, que com um mero piparote eles arrancam à vida!
    ¤ Obrigada por sua linda poesia e feliz fim de semana ¤

    ResponderEliminar
  14. Sim, tudo muda...as pessoas, principalmente...porque sim!
    Bj
    BShell

    ResponderEliminar
  15. Bem...
    ADOREI!!!

    Este poema está espectacular.

    LINDO:
    Já alguma vez
    viste
    a mesma nuvem duas vezes?
    Já alguma vez
    sentiste
    o mesmo vento duas vezes?

    AMIGO Vieira Calado és um mestre na arte de poemar (será que existe esta palavra?...)

    Muito obrigado pela partilha.

    Peço desculpa pela minha ausência: 1º foi uma infecção nos olhos que me proibia de estar ao computador;
    depois estive ausente do País, 10 dias de férias, por aí...

    Beijinho da Tulipa.

    Nota: venha ver umas imagens do "Château D'If", está convidado!

    ResponderEliminar
  16. Como poeta e
    leitora sua desde bastante tempo, venho ler
    seus versos e convida-lo a deixar suas impressões valiosas
    sobre o assunto que
    desejo aprender sobre.
    Passa por la?
    B

    ResponderEliminar
  17. Olá amigo
    Desci neste tempo e abracei o vento com tanta força que me ceguei de cansaço.
    E tudo passou...e o agora se tornou ontem...
    Deixo-te um abraço com muita amizade.

    ResponderEliminar
  18. Às vezes é ruim ter de admitir, mas o tempo é é muito forte. Gostei muito dos versos!

    Estou começando a escrever.

    Meu blog é:
    http://psixani.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Grande Poeta Vieira Calado,
    Que poema! Excelente!
    E assim vamos caminhando como o vento ou como a nuvem que vêm e não voltam e o tempo que não retorna.
    Gostei muito.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  20. °º✿
    Olá, amigo!
    Como tens razão! O tempo é só um sopro...
    °º✿
    Bom domingo!
    Boa semana!
    Beijinhos.
    Brasil
    °º♫
    °º✿
    º° ✿♥ ♫° ·
    (✿◠‿◠)
    ♥♫♪*¸.•✿

    ResponderEliminar
  21. E sopra onde quer...Belíssimo e forte este seu poema.Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. ___________________________


    ...o tempo! E o que é o tempo que as horas revelam no relógio, senão um conceito inventado pelo homem?

    Uma poesia que leva à reflexão... Gosto muito de ler algo que me faça pensar!


    Beijos de luz e o meu carinho!

    _____________________________

    ResponderEliminar
  23. isto é uma ventasga em jeito de temporal

    ResponderEliminar
  24. Meu caro Poeta
    E quando com esse tempo se fazem poemas tão fortes como este, é certo que aprisionámos um pouco de nuvem, de estrelas, de sol.
    Grande abraço.
    Isabel

    ResponderEliminar
  25. Olá Meu amigo,
    Faz tempo que não passava par aqui.
    Mas um ventinho maroto soprou nos meus ouvidos dizendo que era hora de voltar, e como sempre o sopro de sua poesia guiou-me até você,Vieira Calado, poeta que tanto admiro.
    Carinhosamente,
    Dalinha

    ResponderEliminar
  26. Prezado amigo poeta,
    Lindíssimo!
    É assim que sinto o tempo, como o vento. Tudo muito rápido!
    Afetuoso abraço.

    ResponderEliminar
  27. Adoro poesia!! Tenho paixão! Também postei um poema curtinho no meu blog sobre o tempo (esse já é de minha autoria), mas ainda sou principiante...

    http://psixani.blogspot.com/

    Se puder me dar uma forcinha, toda sugestão ou crítica será bem recebida!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  28. Gostei imenso deste teu poema , pois convida à reflexão.

    Há coisas em que realmente raramente pensamos...Tal como dizes não há duas nuvens iguais

    Bom resto de semana

    Bjgrande do Lago

    ResponderEliminar
  29. Vim de novo: agradeço tua visita e tuas palavras simpáticas.
    E para completar o meu anterior comentário tenho a dizer que o tTempo...é algo que aparece , de facto, nos meus poemas frequentement. Porque passa e leva consigo tanta coisa!
    Alguém disse um dia: "O Tempo...é um inimigo que ataca...fugindo"!
    ...e é isso mesmo!"ataca fugindo de nós. Beijo, amigo.

    ResponderEliminar
  30. Olá Amigo Vieira Calado!
    Eu diria que fujo atrás do tempo, e já não dou apanhado.

    Grande abraço,
    José.

    ResponderEliminar
  31. Um poema atemporal e por falar em tempo, átomosral!! ;)
    Me lembrei da trilogia "O Tempo e o Vento", do escritor brasileiro Erico Verissimo.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  32. Ah o tempo...
    Se não o tempos o buscamos, se o possuimos perdemos...
    Bjos achocolatados

    ResponderEliminar
  33. Calado, um poema profundamente filosófico, nos traz à realidade, sem dó nem piedade. O tempo esse movimento que não pára, não cessa, sempre nos engole, sempre vence.
    A vida, átomo permanentemente em movimento.

    Fiquei pensativa.

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  34. Gostei mt do seu poema heracliteano, feito de tempo e de vento e de nuvens, sempre em movimento, e sempre nunca a messma nuvem, rio, tempo, vento. É como um lamento, a nossa vida, feita de tempo e de momentos sem tempo.
    Gostei. Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Olá Poeta Vieira Calado,

    Um poema além de bonito,entusiasmado.

    Beijos com carinho.

    ResponderEliminar
  36. O vento sopra intenso por aqui
    o outono se faz sentir
    para a folhinha fazer cair...
    e o tempo é meu lamento
    de não o ter
    para aqui mais vezes vir...
    vento de mão dada com um tempo
    em que à alma sonhadora apetece dormir...

    poema de poeta, menino crescido
    entoa melodia a tempo amadurecido :)

    meu beijinho a fugir :)

    ResponderEliminar