,

,

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OS CAMINHOS DA VIDA


 -
Os caminhos da vida trazem-me indícios
dum silêncio por desvendar.
 .
Na grande planície soa uma serenidade
sem bermas, como as iluminuras donde luz o sol
eterno olhando a terra com bonomia.
 .
Será esse o segredo das grandes travessias
indiferentes à resolução dos mistérios extensivos
do pó que cobre as árvores desfeitas
em turfa, fósseis modelados por milénios?
 -
Será esse o segredo que desconheço
ou ignoro, das vivências minúsculas dos seres simples
que apenas procuram um rastro de luz
para abençoar, cumprir os seus dias?

55 comentários:

  1. Belo poema narrativo da mais extraordinária das histórias: a vida.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Segredos e mistérios, isso é que dá gosto à vida.
    Um beijo querido amigo

    ResponderEliminar
  3. ótimo poema Vieira.

    Te desejo uma ótimo final de semana.

    abraços

    ResponderEliminar
  4. Belíssimo poema que nos faz pensar.
    «Será esse o segredo das grandes travessias
    indiferentes à resolução dos mistérios extensivos
    do pó que cobre as árvores».
    Se nós soubesssemos os segredos e mistérios da vida!!!
    Abraço amigo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Tantas perguntas numa inquietação constante que vai transformando os nossos dias.

    Expressos aqui, neste quadro, as nossas origens e o nosso fim.
    Uma planície que se perde na vista do horizonte de um silêncio por desvendar.

    ResponderEliminar
  6. o amor, às vezes, fica em silêncio..

    bjs.Sol

    ResponderEliminar
  7. Esse silêncio caminha a par com o que fica por cumprir.
    E acompanha, por vezes, o que se cumpre...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. O segredo das grandes travessias...
    A vida e os seus mistérios.

    Abraço, Poeta.

    ResponderEliminar
  9. Os caminhos da vida são ínvios.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Os horizontes são metas insondáveis quando se caminha na vida...

    Gostei muito

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Amigo Vieira Calado!

    Passando para ver as novidades e desejar um optimo fim de semana!

    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  12. Enquanto abstraio a vida faço dela meu próprio degredo. Questiono, confesso e ainda assim faço votos de ignorância.

    Abs meu caro poeta!

    ResponderEliminar
  13. Olá!Bom dia!

    Que belo seu poema!!
    A vida é um maravilhoso mistério!!
    Quantos caminhos podemos percorrer, quantas escolhas podemos fazer...
    E as vezes uma simples decisão pode mudar tudo!
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário tão gentil!
    Seja sempre Bem-Vindo!
    Abraço!
    Ótimo domingo!

    ResponderEliminar
  14. A vida sempre nos surpreende!
    Um poema atento...

    ResponderEliminar
  15. Belíssimas indagações encerram seus lindos versos. Li e reli várias vezes num verdadeiro encantamento.
    Um grande presente! Mais uma vez, parabéns, poeta!
    bjs

    ResponderEliminar
  16. As surpresas da vida são impulsos para que queiramos ainda mais novos e melhores dias.

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderEliminar
  17. Será esse o segredo?

    :))))

    Muito belo o teu poema!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. "Sorria para a vida,encante-se com ela,trate-a com respeito
    E com carinho.Conquiste-a com teu sorriso.Ela também
    Sorrirá para você.O sorriso alegra,liberta,aproxima,contagia,
    Provocando um mundo de alegria".(Mari Amorim)
    Essa é minha mensagem para que você tenha uma nova semana cheia de boas energias e luz!
    um abraço

    ResponderEliminar
  19. Olá, querido poeta!
    O grande segredo da vida é encontrar muito amor nas grandes e pequenas travessias...
    Seja bem-vindo!!!
    Boa semana!
    ♥ Muitos beijos ♥ ° º
    ° ♥ °º ♥ °º
    ° ·.·. Brasil

    ResponderEliminar
  20. Será?
    Por vezes não existem respostas evidentes para todas as perguntas.

    ResponderEliminar
  21. É, Vieira, lindo o teu poema!
    Acho que é isso, a vida é tão mais simples do que parece, mas para 'desvendar tais silêncios' é preciso trilhar um caminho e esse caminho só depende mesmo da nossa escolha.
    O segredo da grande travessia? Começar atravessando.



    beijo no coração

    ResponderEliminar
  22. belo poema. com passos seguros (e serenos) nos caminhos da Poesia.

    abraços

    ResponderEliminar
  23. EU AMO O MUNDO, O SOL, AS ESTRELAS
    A LUZ, OS MEUS OLHOS enquanto vêem...
    AMO PESSOAS, AMO A NATUREZA
    AMO AS CORES, AMO O MEU RESPIRAR
    AMO OS MEUS SENTIDOS
    AMO A VIDA
    AMO o meu recolhimento!!!
    Gosto da minha companhia.
    Nas imagens podem ver onde me recolhi durante 4 noites/5 dias;
    amei todos os segundos que ali passei, amei acordar e sentir que estava viva.
    Isso é o mais importante!
    Neste dia que tanto se fala de amor, eu digo tudo o que AMO.
    http://deabrilemdiante.blogspot.com/

    Um abraço forte.

    AH...lembrei-me agora, também AMO OS AMIGOS E A POESIA.

    ResponderEliminar
  24. Poeta,ao desvendar o silêncio quase sempre verifico que é o único que nunca nos trai.Belíssima esta travessia.Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Embora pense que desconhece, o segredo habita em si, meu caro poeta!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  26. Um bom poema bem ao seu estilo.
    Beijos, amigo.

    ResponderEliminar
  27. É nessa planície sem bermas, bordada de iluminuras, que o seu olhar se passeia e a sua inspiração brota, fecundada!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  28. Grande Poeta Vieira Calado,
    Que belo poema em que o poeta se interroga sobre este grande mistério que é viver e entender o percurso de vida.
    O segredo estará na Luz?
    Beijinhos da
    Ailime

    ResponderEliminar
  29. Só colocando, com tanto brilho, estas questões poderás saber o que seguirá.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  30. No silêncio pensamos no segreo da vida. Quem sabe dele?
    Lindo poema.
    NNão inveje minhas ferias, não fui para o sol e calor...fui para o frio. Tem louco para tudo...rs
    Saudades
    beijos

    ResponderEliminar
  31. Seria bom sabermos todos os segredos e mistérios da vida?
    Lindo poema!
    Bjs

    ResponderEliminar
  32. O teu poema dá o que pensar, não tem nada de óbvio, por isso gostei...

    Virei outra vezes.

    Beijinhos e ótima semana.

    ResponderEliminar
  33. A vida e seus mistérios, magias e inspirações...Linda poesia! abraçso, bom te ver de volta,chica

    ResponderEliminar
  34. Meu caro Poeta
    É mesmo isso "procurar um rastro de luz para abençoar, cumprir seus dias" Isso já me faz feliz.
    Grande abraço
    Isabel

    ResponderEliminar
  35. Querido Poeta,

    O poema é filosófico e belíssimo!


    Beijos com carinho e bom retorno!!!

    ResponderEliminar
  36. Gostei muito deste poema. Pela poética, pelas imagens!

    ResponderEliminar
  37. Belissimo !!!

    muito grata pela sua passagem ...
    que tude esteja bem ... sempre :)

    bjinhos

    Hanah

    ResponderEliminar
  38. Alguem disse: Que começamos a morrer no dia em que nascemos"
    Por isso o fazer de cada dia uma aventura...
    Procurar encontrar a Luz...
    Acreditar que as travessias valem a pena...
    Brisas mansas para si*

    ResponderEliminar
  39. "Vivências minúsculas" que crescem em sua poesia e tocam meu coração.

    Vieira poeta, adoro seus versos:)

    Beijo
    Madalena

    ResponderEliminar
  40. ______________________________

    Gostei muito desse poema! Penso, que o tempo nos ensina a perceber que é na simplicidade que vamos encontrar a respostas... Precisamos apenas nos abrir para essa oportunidade.

    Obrigada pelo poema! Copiei e deixei lá no meu arquivo... Quero le-lo mais vezes.

    Beijos de luz e o meu especial carinho!

    _______________________________

    ResponderEliminar
  41. por vezes nãp existem respostas, nem certezas.

    um poema bem ao seu estilo.

    beij

    ResponderEliminar
  42. A vida é feita de segredos e mistérios...mas acaba sempre por nos surpreender...:)
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  43. EXCELENTE!

    Uma visão em grau maior dos caminhos da vida!

    Beijos, poeta!

    Mirze

    ResponderEliminar
  44. Nas palavras
    o amor
    o labor...

    Sempre há um algo mais por detrás das palavras

    Que você tenha uma semana iluminada

    A paz esteja contigo

    ResponderEliminar
  45. Oiiii,
    "Será esse o segredo que desconheço
    ou ignoro, das vivências minúsculas dos seres simples..."
    Existem muitos silêncios a serem desvendados, eu ignoro a grande maioria por ser também um ser simples.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  46. Cada vez mais sensibilizado
    Esta poesia que nunca está a prazo
    É um hino de liberdade
    De quem ama a palavra

    ResponderEliminar
  47. Caro poeta! Estou sensibilizada pela beleza de seus textos. Temos o sobrenome Vieira. Sou descendente de portugueses e sinto-me imensamente feliz ao constatar que a cultura está intrínseca no sangue desse povo que tanto admiro . Parabéns! Visite meu Blog. Tenho um livro publicado "Soltando as Amarras" de poesias, mas pelo que aqui li, vejo que ainda tenho muito que aprender. Abraços!

    ResponderEliminar
  48. OLá!
    Vim ler uma de suas poesias antes de dormir.
    Adorei o poema.
    Boa noite.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  49. Belíssimo!!
    Como já disseram acima, não tem nada de óbvio.
    Adorei o seu blog!!!

    ResponderEliminar