,

,

terça-feira, 30 de novembro de 2010

AS CASAS HABITAM A CIDADE


 .
As casas habitam a cidade
revolvem as ruas e seus ciclos,
o acto solene de preservar a rotina
das gerações,
o célere perpassar pelos dias da ambiguidade.
.
O fogo e o fumo ilustram a paisagem.
.
Não há veleidade para o desgaste intransigente
das pedras, o pó que é levado pelas águas.
.
Só o tempo se mantém imóvel
pairando como uma luz violenta, nítida
até quando se apagarem as luzes
na cidade,
dentro da nossa casa.

em  "CAUSAS DE HABITUAÇÃO"  (em projecto)

60 comentários:

  1. As casas são a cidade, porque são pessoas.
    Lindo o teu poema.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Poema criativo e significativo...
    Abraços e ótima semana!

    ResponderEliminar
  3. Não só um belo poema, mestre, mas um título que encerra um conceito original e nos dá o que pensar! :) Meu abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Querido amigo, as cidades sempre vão estar lá, as casas também, as únicas luzes que se apagam são as nossas, a vida. Adorei seu poema. Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Casas, mas pessoas também pode ser casa de ideias, não é?

    Fique com Deus, menino Vieira Calado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. as casas habitam a cidade,
    de acordo com a época de nossa vida..
    de acordo com a época de nossa morte..

    bjs.sol

    ResponderEliminar
  7. Belo esse "olhar" de fora para dentro...
    Obga.
    Abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  8. Reflexão sobre vários sentir! Gostaria de saber, poderia responder: A música, sempre a melhor deixa tocar no final?

    ResponderEliminar
  9. e a cidade habita nas casas, também.

    gostei muito deste poema.

    um beij

    ResponderEliminar
  10. ...

    E é aí que se sente o tempo a entrar dentro delas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Tuas letras sempre a me inspirar a essência.

    Lindo!

    Beijos poeta

    ResponderEliminar
  12. As casas, de facto, habitam as cidades e povoam todo o universo.
    Excelente poema que simboliza muito... na sua essência... no seu metafórico enquadramento.
    Gostei.

    ResponderEliminar
  13. Poema forte e exato. Somos os habitantes das casas da cidade e temos o poder de dar a elas uma luz violenta ou serena. A escuridão é o fim.

    Beijos,
    Inês

    ResponderEliminar
  14. oi, é uma honra tê-lo em meu humilde blog, um poeta como você, juro que quando vi que Vieira Calado havia comentado em meu blog fiquei sem palavras. Eu já conhecia seu blog de astronomia, visitava muito antes, mas agora ando sem tempo, voltarei assim que possível.
    Obrigado novamente pela visita e um forte Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Volto a dizer, em alguns poemas seus imagino que diz muito mais do que eu possa comprender.

    Este é um deles. Então é como si diz, poema é para sentir e não compreender.

    abraço

    ResponderEliminar
  16. Para mim as casas da cidade não passam de locais de trabalho para onde me desloco diariamente. Morar lá é utopia a que não me atrevo, apesar de, segundo os critérios do desgoverno, ser rico.
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Quando o tempo se mantém imóvel, somos nós qe passámos e nos apagamos na solidão das nossas casas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. SÓ O TEMPO...
    mestre de todos os lugares, escultor de todos os seres.


    beijo

    ResponderEliminar
  19. Inteligente,
    intrigante,
    Sensível,
    Você é o cara...
    Boa nt e linda semana!

    ResponderEliminar
  20. Estas são as casas que também nos habitam.
    Magnífico o seu poema.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Seus versos para mim tem muitos significados. Até a solidão apareceu na janela.

    BeijooO*

    ResponderEliminar
  22. Olá Amigo Poeta!
    Parabéns pela sua obra. As suas palavras são um verdadeiro bálsamo...
    ADOREI!!!
    Bj
    Mariana

    ResponderEliminar
  23. As casas habitam a cidade sim, a toda a hora, pois quem lá mora só entra para dormir. O tempo fica imóvel porque nós é que passamos por ele. Ele fica. Adorei o poema meu amigo. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  24. "Só o tempo se mantém imóvel
    pairando como uma luz violenta, nítida
    até quando se apagarem as luzes
    na cidade,
    dentro da nossa casa."
    Gostei muito, amigo Calado.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  25. Gostei particularmente deste teu poema.
    Dá vida à cidade mas ao mesmo tempo tem um toque de nostalgia....

    Muito belo

    Bjgrande do Lago

    ResponderEliminar
  26. se nossa casa é nosso reflexo, a cidade tambem seria...

    ResponderEliminar
  27. As casas habitam a cidade...e nos habitamos as casas...há vazios preenchidos...
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  28. As relações humanas nas cidades tornam-se cada vez mais impessoais que conhecemos melhor as casas do que os que as habitam.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  29. Belo e envolvente, esse poema!

    Esse tempo é de enlouquecer com sua quietude e falta de atitude.

    Parabéns, poeta!

    Beijos

    Mirze

    ResponderEliminar
  30. Meu querido Poeta

    Um poema como sempre, dizendo tanto.
    Acompanhados...mas sós.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  31. Caro poeta,
    quanta riqueza e quanta beleza.
    Emocionante!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  32. as casas, as ruas, as luzes, a vida!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  33. E que dentro das casas nunca se apague o calor.

    Bjos

    ResponderEliminar
  34. E assim é a vida : cheia de ciclos, idas e vindas....num apagar e acender de luzes exteriores e interiores.
    Belo !

    beijo

    ResponderEliminar
  35. Sempre que venho chegando à minha cidade de noite e a vejo lá do alto da serra, espalhada pelo vale, fico imaginando as pessoas em suas casas por trás daquelas luzes acesas, reunidas ou sós, tantas almas, tantas dores, tantos sentimentos, anseios e sonhos.
    Seu poema faz pensar.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  36. Olá meu amigo,

    As casas habitam a cidade e eu habito casas em dois diferentes lugares.
    E como o tempo é fugaz, e como eu queria que ele me desse mais tempo para habitar muito mais lugares ainda.
    Com carinho,
    Dalinha

    ResponderEliminar
  37. Excelente poema que me fez lembrar:

    1/ As Cidades Invisiveis;
    2/ A ideia de casa de Vitrúvio: segura, robusta e harmoniosa

    Nestas duas obras, há as pessoas e o seu quotidiano.

    Um abraço, Vieira

    ResponderEliminar
  38. excelente poema. de elevada qualidade. como é teu timbre.

    abraços

    ResponderEliminar
  39. Poeta,a cidade dentro da nossa casa...o nosso coração sendo a morada do mundo.Perigosamente belo o seu poema.Alimenta-me e faz-me faminta de luz maior.Um abraço.

    ResponderEliminar
  40. Por vezes tudo nos pesa... como uma "luz violenta"...

    Gostei imenso deste poema

    Um abraço

    ResponderEliminar
  41. Olá Vieira Calado,
    Lembra-se de lhe ter pedido para me permitir a anexação de alguns poemas seus a algumas das minhas humildes pinturas? Pois bem,finalmente 'arranquei' um bocado do tempo aos meus afazeres e vim ler alguns dos seus poemas. E, elegi 4 para, se me permitir, anexar a 4 das minhas pinturas: "Poema a uma rocha", "Noite de silêncio","Somos arquivo" e "O frio dos dias". Pode ser?
    Entretanto, tenho andado a ver se consigo comprar alguns livros de poesia sua, e só consegui a obra intitulada "Itinerário" (e foi via online). Pena é que não tenha o seu 'autografo':). Quem sabe se um dia, quando eu for de férias para o Alvor, não arranjarei a forma de o obter?! :)
    Um abraço da Inês Dourado

    ResponderEliminar
  42. *
    casas,
    o nosso casulo,
    logo vida !
    ,
    abraço,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  43. Olá, amigo!
    Gostei do poema e do tema...
    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    Brasil ♥

    ResponderEliminar
  44. Sem dúvida Mestre Vieira Calado, as casas habitam as cidades mas...
    infelizmente muitas são habitadas desabitadas...sem luz nem vida!
    Muito bom, gostei.
    Para mim é um prazer ler a sua poesia.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  45. Saudades, querido e obrigada pelo carinho.Tbm adoroaqui.
    Bjs de cá.

    ResponderEliminar
  46. Se ainda for possível, me envia hoje, o lugar onde vai ficar o próximo livro em São Paulo.
    Livraria e nome da Rua ou Avenida.

    Eu vou ficar dois meses e mais uns dias, embora com saídas para fora, a minha casa é em São Paulo.

    Mas tem de enviar hoje. Amanhã já não tenho tempo para o pc e não o vou levar!

    Beijos e obrigada,

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  47. O tempo é o todo poderoso senhor que tudo acompanha sentado em sua cadeira confortável, vendo as tempestades, as calmarias, as mudanças constantes...Grande abraço.

    ResponderEliminar
  48. As casas habitam as cidades e em cada casa habita a televisão, as consolas os telemoveis os computadores e as play stations.
    Só agora me dei conta que não encontrei vida, logo calor nessas casas. Que frio!!

    Um grande abraço Poeta Vieira Calado

    Boa semana

    ResponderEliminar
  49. recebi todos os elementos!

    Meu email:

    luisa_maldonado@sapo.pt

    Se desejar, eu retiro a sua informação do meu blogs, senão fica,
    como queira.

    Se não responder fica! Eu vou ao local, ou contacto a Senhora.
    Precisa de alguma coisa de lá?

    Beijos e um Bom Natal,

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  50. Por vezes me pergunto se o tempo passa por nós, ou nós pelo tempo, já que ele é imutável
    bjs

    ResponderEliminar
  51. Lindo poema!
    Aqui a vida tem sempre um novo sentido.
    Bjs

    ResponderEliminar
  52. Amigo Poeta,
    Enorme poema. As luzes da "casa" poderão apagar-se, por vezes apagam-se:) mas a chama da sua inspiração perpetuará no tempo.
    Bjs.
    Ailime

    ResponderEliminar
  53. OLÁ AMIGO VIEIRA CALADO

    Acredito que para todos vós não tenha qualquer interesse o relato que faço das minhas viagens pelo Mundo. Eu é que quero ficar com um género de diário das minhas recordações e utilizo o meu blog para isso. Peço desculpa.

    Hoje estou "encurralada" num quarto de Hotel no Fundão, furiosa com o estúpido dia que aqui passei. Vim eu fazer mais de 300km para ver lugares que não conheço e o tempo metereológico não ajudou nada...que raiva!!! Nem uma foto consegui fazer, com esta chuva forte e a neblina que se instalou.
    Felizmente trouxe comigo o portátil e cá estou "ligada" ao resto do mundo.
    Boa semana. Beijos

    ResponderEliminar
  54. ADOREI O POEMA.

    Podia adaptá-lo ao que hoje sinto:

    Casas há que habitam o meu subconsciente
    Hoje estavam mesmo à frente dos meus olhos
    parei o carro e admirei-as

    Aldeia histórica de Castelo Novo
    ali estavam elas, lindas
    quis captá-las com
    a objectiva da máquina
    os meus segundos olhos
    mas...a chuva não permitiu
    que raiva!!!

    A neblina e a chuva
    são os elementos que "hoje"
    ilustram a paisagem.
    ...

    ResponderEliminar
  55. E as pessoas que as habitam muitas vezes não se apercebem deste fato. As gerações passam e mal sentem as vibrações emanadas... Um dia tudo se apaga... Lindo!

    ResponderEliminar
  56. Desejo a você Feliz Natal, e um Ano Novo,cheio de oportunidades.Obrigada por ter compartilhado,sua amizade comigo em 2010.
    Boas energias,os 365 dias de 2011
    Mari

    ResponderEliminar