,

,

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O EDIFÍCIO DAS PALAVRAS

,
..........O edifício das palavras,
..........o projecto inerente à ideia
..........e aos degraus da leitura,
.
..........o processo linear dos sons
..........e dos afectos
.
..........um pouco de embriagues
..........para questionar as sombras e a luz
.
..........eis a explosão programada
.
..............o poema
.
..........a desobediência aos mistérios
..........no desassossego e na emoção
..........de dizer o indizível
-
..........à luz do dia.

47 comentários:

  1. Edifica as palavras genialmente, Mestre Vieira Calado.
    Bebo cada palavra da sua poesia.
    Abraço amigo!

    ResponderEliminar
  2. Edifica-se muito com palavras, elas tem poder, mas algumas tem poder de destruição, e tras desassossego... relendo as antigas publicações no começo deste blog, podesse ler lindos poemas românticos, com emoções fortes cheias de amor e simplicidade, dum tempo que o poeta queria ser entendido, e escrevia com o cuidado de provocar a mesma emoção.
    As emoções embriagam o coração, mas ainda bem que a sensatez não sai do coração, se assim fosse, morreríamos embriagados de dor.
    Uma linda semana Poeta Calado, feliz embriaguez.

    ResponderEliminar
  3. As regras escritas por Vitrúvio, para a arquitectura bem podem ser aqui aplicadas:

    Harmonia

    Solidez

    Segurança

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu querido amigo!

    Venho agradecer o retorno carinhoso em meu humilde cantinho, e aproveito pra me deleitar em seu lindo poema.

    "...O edifício das palavras,
    o projecto inerente à ideia
    e aos degraus da leitura..."

    PERFEITO!

    Muito gostoso e fácil te ler.

    MEU CARINHO E AFETO SEMPRE.

    Bjus meus.

    ResponderEliminar
  5. O Poema é assim mesmo : alinha, desalinha as palavras... põe tudo fora do programa mas, constroi-se...ainda que fora de ordem...numa harmonia nunca pensada!
    Parabens grande Poeta!
    Bj
    Graça

    ResponderEliminar
  6. Querido amigo, linda construção arquitetônica de palavras. Beijocas

    ResponderEliminar
  7. *
    no Edifício das Palavras,
    sobressai o arquitecto !
    parabéns,
    ,
    abraço,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  8. Oi Vieira Calado,
    Adorei o poema.Estou doida para publicar algo seu lá no meu blog, mas tem que ser um texto curto e romântico. Ontem fique a estudar os seus poemas, e voltei bastante no seu blog. Será que vc poderia me sugerir algum?
    Bjkas e uma ótima quarta-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Só um poeta consegue edificar assim com esta harmonia as palavras! parabéns ao poeta.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. "o poema
    ..........a desobediência aos mistérios
    ..........no desassossego e na emoção
    ..........de dizer o indizível"
    Concordo que este é o edifício das palavras. Um beijo, amigo.

    ResponderEliminar
  11. Só os poetas conseguem dizer o indizível!

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. No teu edíficio de palavras há sóis por todos os lados iluminando os degraus e luas para desvendar os mistérios das emoções guardadas no aquivo da memória...
    Parabéns!
    Poeta... sempre grata pelo teu carinho!
    Beijos na alma
    Cida Vieira

    ResponderEliminar
  13. Olá amigo, belo poema...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Palavras densas, sempre.

    Noite de luz.

    Rebeca

    -

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela visita no meu cantinho!
    Também vejo que por aqui se viaja na poesia, na necessária e bela cor que sobrevive na luz e sombra das palavras!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  16. Caro amigo Calado...

    Bela construcção arquitectonica de palavras que veio edificar nossas mentes de paz, harmonia, e serenidade...

    Saudações Poéticas...

    ResponderEliminar
  17. eu também já passei por aqui algumas vezes..
    gosto do jeito como escreve..
    bjs.Sol

    ResponderEliminar
  18. O edifício das palavras...E que belo edifício!

    ResponderEliminar
  19. Vieira Calado,

    "um pouco de embriagues
    ..........para questionar as sombras e a luz"

    Haver´´a coisa mais sublime? Gosto a embriagues do poeta quando ele sonha...

    Abraço

    PjCondePaulino

    ResponderEliminar
  20. Vieira Calado,

    "um pouco de embriagues
    ..........para questionar as sombras e a luz"

    Haver´´a coisa mais sublime? Gosto a embriagues do poeta quando ele sonha...

    Abraço

    PjCondePaulino

    ResponderEliminar
  21. Oi Vieira Calado,
    Como o meu post sobre literatura já está pronto para esta sexta-feira, vou preparar um post com um poema de sua autoria para a próxima semana.
    Bjkas e um ótima quinta-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Caro Poeta
    Gosto muito da imagem do poema ser uma explosão programada.
    Nada mais verdadeiro.
    Grande abraço.
    Isabel

    ResponderEliminar
  23. No poema extravasamos os sentires, sonhos e imaginações da alma. Tudo é permitido

    Gostei

    bjito da gota

    ResponderEliminar
  24. Olá
    A primavera chegou...
    Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se se aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores. Cânticos 7:12


    .....oooO.............
    ....(....)....Oooo....
    .....)../. ...(....)..
    .....(_/.......)../...
    .............. (_/....
    ... PASSEI POR .......
    ..... AQUI e deixei..
    ......... flores......
    .........beijos........

    ResponderEliminar
  25. Vieira Calado meu caro Poeta!
    Belissimo texto!
    ".a desobediência aos mistérios
    ..........no desassossego e na emoção
    ..........de dizer o indizível
    -
    ..........à luz do dia."
    Achei de muito profundo esse trecho,lindo simplesmente.
    Beijosss

    ResponderEliminar
  26. Vieira,
    que bonito...
    a cada linha que nos enreda,
    é possível sentir o perigo e a maravilha de se estar vivo e ter algo a dizer sobre isso. Tens esse talento, é inegável.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. O EDIFÍCIO DAS PALAVTAS ASSAZ COMPLEXO PELO ERIGIR DAS EMOÇÕES...NA PEQUISA SUMPTUOSA DO INDIZÍVEL QUE FICOU BRILHANTEMENTE DERRAMADO NESTAS LINHAS...

    SAUDAÇÕES POÉTICAS

    ResponderEliminar
  28. Discretamente fui
    e visitei
    o sotavento
    mar
    ria formosa
    ilha de tavira
    barco
    passeios pela cidade
    ruas estreitas
    à noite, o luar
    na varanda
    espreitava
    janelas abertas
    ao luar...
    Ao barlavento
    cheguei e
    muito agradeço
    a sua agradável companhia.

    Obrigado pela sua simpática visita ao meu blog, não respondi ao comentário porque também fiz férias do computador. Apenas hoje, já em casa, posso responder.

    Abraços outonais.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  29. "na emoção de dizer o indizível",
    e diz-se, quanta verdade e sentimento existe nessa frase.

    Beijo, Calado!

    ResponderEliminar
  30. A beleza arquitetônica...
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  31. Dizer o indizível. Boa definição da missão do poeta.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  32. Amigo Poeta Vieira Calado!

    A poesia diz-se de todas as formas ...
    Só é indizível quando intransmissível, incompreensível!
    Digo eu, que não sou poeta.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  33. ...ohhh vida sentida!

    se
    alinho
    o
    verbo
    desalinho
    o
    verso!!

    bjs alinhados!

    ResponderEliminar
  34. Obrigada pela visita e o comentário, ser visitada por um poeta do seu calibre, é uma honra.Por favor volte mais vezes.bjus e sucesso.

    ResponderEliminar
  35. Olá , Calado !

    Obrigada pelo carinho da visita.
    Volte sempre !

    Lindas suas poesias ...
    Te Sigo daqui por diante .

    Bjo e um Domingo de Paz.

    ResponderEliminar
  36. Que curioso!
    Este poema remeteu-me para o meu penúltimo post...
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  37. A poesia deve romper com a estrutura já feita, mas não quer dizer que ela não possa habitar esta estrutura anterior de forma harmonica...

    Fique com Deus, menino Viera Calado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  38. Obrigada pela visita e comentário.Seu édificio é de palavras. O meu é de sonhos.(foi escrito em 2008).



    Edifício de
    sonhos,construídos,seus alicerces não se abalaram, suas fundações incrustadas estão, no chão plano e batido do meu coração.Quisera fazer morada em tí, adentrar cada cômodo, me instalar, me apoderar do Hall de entrada a varanda...ser sua dona, não alugar nem vender, ter ao meu dispor todos seus espaços, diariamente visitá lo-los, cuidar de todos detalhes, renovar seu enxoval e mobiliário. Olhar o mundo por suas janelas receber a brisa das tardes de primavera. A cada estação te enfeitar de novas cores e odores, de sua varanda receber lufadas de ventos quentes vinda do mar, alternando-se com o frescor e o cheiro da maresia. Edifico de sonhos, não tem limites de altura nem largura, pode virar arranha céu, podes ocupar o universo estarás sempre ao meu alcance. Não tenho tua escritura nem vou a procura, burlarei as leis, de ti me apossarei até descobrí nova lei que tranquilizou meu coração, sua dona serei pelo usocapeão. Meu bem maior, material de minha história, que se vá o material que fique na minha memória o que há de maior, de melhor o meu bem maior " meu edifico de sonhos" minha rara jóia.

    Jôse Lopes 30.09.2010.

    ResponderEliminar
  39. Construindo e reconstruindo palavras que teimam em virar poesia. Lindo!!!

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  40. Olá Poeta,

    Adorei este edifício das palavras, este e o tipo de poema que eu penso, e quero escreve-lo e não consigo. Aqui está tal e qual como eu o imaginei.

    Obrigada pelo que li

    Bjinhos

    Céci

    ResponderEliminar