,

,

segunda-feira, 5 de julho de 2010

POEMA A UMA VELHA ÁRVORE

 .
O perfil duma velha árvore enche-nos de alegria.
,
A sua sombra traz-nos a presença tranquila da terra,
a forma da própria Terra, a sua frescura fraterna.
.
É uma pátria renovada de palavras anunciadas, lidas
nas vozes do rio, nas rotas do sol transbordante;
.
ela restitui os desvelos relembrados desde infância,
a cândida explicação dos perfumes pronunciados
noutros tempos imateriais, mágicos de plenitude;
.
traz a serenidade neutra, a harmonia dos outonos
na imagem dum rebanho que regressa pela tarde,
nas chuvas temporãs próprias do cheiro do barro,
a secular legítima ideia dum tecto restaurado;
.
organiza os enxames, une os sons do ar instável,
esvanece o orvalho vagaroso deslizante do corpo.
.
O colo duma velha árvore é o sonho duma criança
perpetuando a redobrada paz, e acende na água
rumorejante das fontes a sedução dos pássaros.

.
em Terrachã, ed. AJEA

61 comentários:

  1. Caro Vieira Calado;

    Quantas velhas árvores não fazem ainda hoje parte da vida de cada um...
    Todos nós temos a nossa árvore, que a cada ano se despe de suas folhas, mas que rija, teima em desafiar o tempo e a este não se curba, antes pelo contrário...

    um abraço, caro Leão e amigo.

    Osvaldo

    ResponderEliminar
  2. Queria o colo de uma velha árvore!

    Encantador este poema, como aliás, toda a sua poesia!
    Um abraço, Poeta.

    ResponderEliminar
  3. Quem nunca brincou de subir numa árvore? Na casa onde eu morava quando criança tinha uma árvore no quintal que era nossa festa, hoje é uma brincadeira fora de moda...Hoje as emoções ficam por conta de um Playstation!
    Nossa vida é uma árvore que os frutos não acabam e que a brincadeira é vida! Para essa brincadeira não existe idade e nem tamanho, basta ter o coração sincero e puro.
    Um abraço com desejos de uma linda semana!

    ResponderEliminar
  4. Meu querido Poeta

    O seu poema, levou-me de volta ao meu Alentejo...à minha infância, enfim ao meu berço.
    Adorei.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  5. Lindos os seus poemas e este para a velha árvore é especial.
    Bjkas e uma ótima segunda-feira para vc.

    ResponderEliminar
  6. Velha árvore... quase cheguei a vê-la, em tuas palavras. Uma verdadeira poesia à vida! :) Meu abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Assim é.
    Amo as Árvores como se de pessoas se tratasse. Perdoem-me as pessoas...mas existem árvores mais valiosas que muitas pessoas.
    Tínhamos no Retiro do Éden (antes da construção da barragem) uma árvore (sobreiro)...que tudo continha, mas mesmo tudo o que o poeta aqui mencionou...prometi a essa árvore lutar para que ela não fosse derrubada...mas era só eu nessa luta desleal e perdi.
    Resta-me uma foto e um bocado de cortiça que está exposta, como se se tratasse de um objecto de ouro ou prata (e para, mim é... tem esse valor) na nossa sala principal.
    Também tenho feito fotografia de algumas árvores... e sempre que concorri, ganhei uma menção honrosa.
    Por tudo isto, gostei muito deste seu poste e deste assunto em especial.
    Abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  8. Esse cantinho está com cheiro e gosto de infância!!!
    Muito bom Vieira!!!

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderEliminar
  9. Uma velha árvore... a história... a perpetuação da vida... a harmonia... a sombra... o amor!
    Adorei!

    ResponderEliminar
  10. Querido e estimado Vieira Calado, as árvores são ancoras da vida, e uma velha árvore proporciona-nos sempre imaginar muitas coisas em torno da temporalidade da sua existência.
    Lindo poema, dos mais bonitos que tenho lido. Parabéns.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. o crescimento de uma árvora em tudo ten parecenças com nosso desenvolvimento terreno.
    Boa semana

    bjito da gota

    ResponderEliminar
  12. Quantas memórias numa velha árvore! Tanto tempo para crescer, talvez por isso ela nos acalme. Já estava lá quando chegamos e ficara depois que partimos e quando elas se vão antes nos deixam tristes.
    Gostei muito da harmonia que lembra em seu poema.
    beijos

    ResponderEliminar
  13. As árvores são testemunhas de vidas,quando eu era pequena tatuei meu nome numa delas e fiz um coração enorme rs.
    Fico a pensar se ela ainda existe e se meu nome ainda se encontra lá.
    Perfeita sua poesia confesso que quando a li me trouxe algumas memórias inesquecíveis.
    Parabénsssssssssssss.
    De calado vc ñ tem é nada rs.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  14. A ideia de apaziguamento cresce muito frequentemente da sombra de uma árvore assim: magnânime, generosa e refrescante.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Olá poeta,

    encantadores versos que ostentam lindas imagens poéticas. Um abraço,

    Úrsula

    ResponderEliminar
  16. Árvores seculares que contam a trajetória de uma cidade.Em Paquetá
    Rio de Janeiro,deixei-me fotografar aos pés de um Baobá secular, simplesmente fantástica a árvore. Bela elegia à Árvores , presente da natureza. Abraços.

    ResponderEliminar
  17. Olá! Querido obrigada pela visita! é uma honra pois admiro seu talento!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Caro amigo Vieira, já tive vários colos de árvores, todas me escutavam e me compreendiam..são excelentes ouvintes...Lindo poema...Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Olá, meu querido amigo!
    São tão lindos seus versos, encantadoras são as imagens que deles vêm... ternas e emocionantes.
    Uma semana cheia de inspiração para você.
    Beijinhos.
    Itabira
    Brasil

    ResponderEliminar
  20. Concordo "O perfil de uma velha árvore enche-nos de alegria..."
    Muito bonito e poético!

    ResponderEliminar
  21. oi querido amigo,
    ausente...mudança no blog retorno breve.
    bjos com carinho.
    linda poesia,
    tenho otimas recordações de arvores...

    ResponderEliminar
  22. Ainda me lembro da arvore que existia no recreio da escola primária... uma figueira que eu adorava trepar e na qual imaginava mil e umas aventuras... passei há pouco por essa escola só existe um pátio de cimento... eu acho que quanto mais longe o homem fica da natureza mais infeliz ele é, no fundo é o seu espaço de origem...

    belo poema

    ResponderEliminar
  23. A sua sombra refrescante em dias de calor é um colo reconfortante!

    Bjos

    ResponderEliminar
  24. A velha árvore faz sombra para muitas gerações, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderEliminar
  25. As arvores k nos dao sombra, ar e beleza!!!
    Beijinho de lua*.*

    ResponderEliminar
  26. Adorei...encontrar neste poema...um aconchego...serenidade...maturidade...paz...luz e encanto em forma de versos...
    Beijos pra ti...
    Valéria

    ResponderEliminar
  27. É a minha primeira visita. Adorei o poema.Imagino-me, neste dia de grande calor, à sombra dessa frondosa árvore, serenamente, a apreciar o esvoaçar dos pássaros.
    Voltarei.

    Beijos

    ResponderEliminar
  28. O poema é lindo como a alma de quem escreve!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  29. e é tão bom ler ou descansar na sombra de uma arvore, tem razão recebemos os cheiros e vozes do passado. é ali naquele instante que o nosso eu se encontra sem dar por isso...

    beijo

    ResponderEliminar
  30. «A velha árvore»
    que oferece a sombra
    protectora
    que zela e vela
    pela vida
    e pelo seu ninho
    que sacia a sede
    com a seiva doce
    que abraça e cuida
    os seus passarinhos
    e quando estes ganham asas
    e partem rumo à descoberta
    da vida...a árvore sofre...
    mas espera com os seus ramos
    abertos...sempre disposta
    a acolher com amor
    o regresso dos passarinhos...

    Maravilhoso e comovente poema...um beijinho e parabéns amigo Vieira! Grata pelo seu carinho...beijinho!

    ResponderEliminar
  31. E tua poesia enche-nos de pura beleza, poeta!

    um beijo!

    ResponderEliminar
  32. Estas árvores que nos deixam fazer o ninho nos seus abraços.

    Lindo! Parabéns!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  33. uma árvore é como se fosse familiar... uma velha árvore, cheia de segredos, como uma avó...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  34. E gosto do seu perfil numa noite de luar, quando já se apresentam sem folhas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  35. Gosto de escrever à sombra de uma velha árvore. Há um sussurro inspirador na brisa que agita os seus ramos...
    Gosto do conforto que isso me faz sentir!

    m abraço

    ResponderEliminar
  36. De como uma árvore pode ser mãe, terra, colo, lar...

    L.B.

    ResponderEliminar
  37. Olá querido Vieira,
    vim deixar-te um doce beijo na alma...
    Sublime poema.

    ResponderEliminar
  38. ...quanto mais velha a árvore,
    maior seu poder de nos ofertar
    energia.

    adoro aconchegar-me sob uma delas,
    e daí em poucos minutos sair revigorada.

    bj, poeta!

    ResponderEliminar
  39. *
    as velhas arvores seduzem-me,
    nunca descobri a razão !
    ,
    abraço,
    *

    ResponderEliminar
  40. A sedução das palavras. Pátria onde a poesia se renova.

    Um beijo na encosta do mar *

    ResponderEliminar
  41. Amigo Vieira Calado.
    Este poema é uma autêntica ode à importância que uma velha árvore tem, na natureza e na vida de todos nós. Havia aqui muito que dizer, mas hoje vim apenas, deixar um beijo,(a que o meu amigo já se antecipou. Muito ogrigada)e em Setembro cá nos juntaremos de novo.Até lá!
    Beijinhos da Janita

    ResponderEliminar
  42. A mesma qualidade de sempre na tarefa árdua de dizer o indizivel. Pronunciado Abraço

    ResponderEliminar
  43. Oi Vieira
    amo árvores , nas viagens gosto de apreciá-ls pelos ampos, majestosa e siblime.
    Seu poema traça um perfil lindo e que bom ter os poetas pra expressar da forma bonita e verdadeira que nao saberia fazer.
    Um ode as árvores.
    abraços

    ResponderEliminar
  44. A seguraça que nos transmite é uma realidade que está aqui bem descrita.
    Cumps

    ResponderEliminar
  45. As árvores costumam ser um abrigo e um conforto.

    Deixe-me dizer-lhe que gostei muito do seu comentário em O Guardião, rrss

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  46. Bravíssimo, Vieira!

    A velha árvore está muito bem renovada em seu belo poema.

    Eu gostaria de ser uma árvore, mas não sendo, seu colo seria ótimo.

    Beijos

    Mirze

    ResponderEliminar
  47. Todos nós temos uma árvore especial na nossa vida...
    A árvore da minha vida é velho um damasqueiro que ainda está no pátio da casa "que era"dos meus avós paternos!
    O que eu brinquei à sua sombra...
    Este belo poema trouxe-me boas recordações...

    Abraço

    ResponderEliminar
  48. Caro poeta
    Que bela inspiração. Nestes dias tão quentes, encontrar aqui, na frescura das palavras a frescura da sombra de uma velha árvore.
    Bom fim de semana, poeta.
    Grande abraço.
    Isabel

    ResponderEliminar
  49. Amigo Poeta! Quantos segredos deixei na velha árvore,mais de sofrimento e amor perante ela,por causa da avareza do "homem" que tudo destrói em sua volta,adorei ler todo este encantamento.
    Desculpe a ausência,férias.
    Beijo e bfs

    ResponderEliminar
  50. Férias?

    Que bom!

    Que os ventos lhe sejam favoráveis!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  51. seguranca

    foi o que me transmitiu

    Beijos
    Paula

    ResponderEliminar
  52. Visito este seu espaço com encanto da magia da palavra num magnífico rio em poema

    Parabéns pelo seu belíssimo espaço.

    Grato pela sua visita no CTM

    ResponderEliminar
  53. "O colo duma velha árvore é o sonho duma criança..." e um esteio, um daqueles "para-sempres" que vão fazendo parte do que somos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  54. AMO árvores, elas representam a vida em todos os sentidos! Adorei o poema!!

    AMEI o teu comentário no meu blog, estava precisando de um incentivo! Fiquei muito feliz com as tuas palavras!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  55. Poeta,
    Ainda hoje não entendo como é que a Câmara Municipal de Sintra autorizou o corte de uma acácia com cerca de trinta anos que existia em frente ao prédio onde habito!
    E que sombra dela emanava...Em tempos menos poluídos muitos pardalitos como os do seu poema acima gostavam de nela poisar e através dos seus ramos, como nos dias quentes como hoje, eu sentia a frescura da sua seiva...
    Beijinhos.
    Ailime

    ResponderEliminar
  56. "Se eu fosse poeta plantava uma árvore no cimo do silêncio" Sebenta do Nando
    belo este poema
    brisas doces para si*

    ResponderEliminar