,

,

sexta-feira, 9 de julho de 2010

POEMA A UM PARDAL


 -
Quanto, pardalito,
comungas do meu tempo!

És meu irmão no espaço duma vida -
a minha e a tua vida
no tempo que é o nosso.
 .
Por isso somos irmãos irrepetíveis
no espaço do tempo
que o tempo dá às nossas vidas.
 .
Por isso, irmão,
de todos os que vivem o espaço que é o nosso,
eu te pertenço como me pertences
e todos nos pertencem
porque a todos pertencemos
e à terra ao céu e ao vento
do tempo 
e do espaço do tempo irrepetível
que é nosso! 
8.7.2009

64 comentários:

  1. Oxalá todos tivéssemos a convicção da comunhão comum!
    Os ares seriam mais saudáveis e até o tempo teria outro andamento.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Dilema (?) tão "irrepetível" quanto o espaço e o tempo, esse de decidir até que ponto um e/ou o outro pertencem a algo ou alguém, sendo partilhado...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Meu querido Poeta
    Lindo poema, enigmático como o tempo e nosso lugar nele, adorei.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  4. Vento e céu, espaço e tempo....Lindo poema...Beijocas..bom final de semana.

    ResponderEliminar
  5. Bom seria a consciência do nosso espaço.De todos nós. Grande bj. Edna.

    ResponderEliminar
  6. Todos somos filhos
    da Natureza...
    irmãos na Vida
    e cada um de nós
    é único
    no seu tempo
    no seu lamento
    na sua alegria
    na sua poesia...
    Comungamos:
    o mesmo Sol
    a mesma Lua
    a mesma fonte
    a mesma origem...
    e todos temos
    o mesmo fim
    que a Natureza
    nos reserva
    ela integra-nos
    somos parte dela...
    Olá amigo Vieira... como sempre bela poesia encontro por aqui...gostei muito! Beijinho e obrigada pelo carinho!

    ResponderEliminar
  7. Compartilhar, comungar os mesmos espaços e o mesmo tempos de alguma maneira nos torna irmãos.
    Lindo poema.
    Arredondaste para 500 seguidores.

    ResponderEliminar
  8. "eu te pertenço como me pertences
    e todos nos pertencem
    porque a todos pertencemos"

    De facto, somos todos parte integrante da natureza!

    Adorei amigo, este doce poema.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Boa NOITE!
    desejos de um bonito fim de semana Vieira
    ;)
    beso

    ResponderEliminar
  10. A sensibilidade de um poeta que aflora na observação incomparável do pardal canoro, livre e belo que se transmuta no desejo humano de também sê-lo, conquistando o tempo , o vento e o céu infinitos.
    Abraços .

    ResponderEliminar
  11. Lindo, lindo, lindo!!!
    És um talento, meu amigo!!!

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderEliminar
  12. ...há sempre tempo de se incluir
    no tempo sem tempo pra ser feliz!

    os poetas fazem isso com tanta
    naturalidade!

    adoro...

    bj, poeta!

    ResponderEliminar
  13. Oi poeta Vieira Calado
    Achei lindo seu poema "Aquela certeza" e tomei a liberdade de publicar no meu blog ,ok?
    esses pardais também é lindo.
    deixo abraços

    ResponderEliminar
  14. Olá, amigo poeta!
    Estou lendo as novidades...
    Sempre lindas!...
    Um ótimo fim de semana!!!
    Só paz e alegrias!...
    Beijinhos.
    Itabira
    Brasil ♥♥

    ResponderEliminar
  15. Poema da comunhão - com a terra, com os seres da terra. Doação. Nós somos esses seres, a terra é o nosso domicílio comum.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  16. poeta vieira,
    lindo +++ que talento...
    você sumiu..
    otimo fds com carinho e bjos.
    volto na segunda-feira..

    ResponderEliminar
  17. Como São Francisco de Assis
    - Irmão vento
    Irmão tempo
    E o pardalito
    Não me pertence
    Somos do céu e do espaço
    Somos irmãos irrepetíveis.

    Poesia de que sabe escrever e viver.

    ResponderEliminar
  18. Sr.Vieira,

    Li e reli um seu poema a deslumbrar a natureza, numa profusão de cores,
    de sentimentos, de beleza.

    Li e o vim conhecer,

    Encontro "Poema A Um Pardal"...

    Adorei o simbolismo,
    do seu espaço
    do nosso espaço
    nossa vivência.

    Ele nos pertence e nós lhe pertencemos,
    pois todos
    espalhados no Universo-Espaço
    imenso ao nosso lado,
    á nossa volta nos envolvendo
    e à procura constante
    de juntar nossos passos
    na melodia do Amor
    constante.

    E eu fiquei a sentir que Ele ainda me pertence!...

    Belos seus versos.

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  19. Na vivência do mesmo espaço somos irmãos.Aspiração desejada mas nem sempre conseguida em relação aos nossos próprios irmão no espaço e na comunhão de ideais.
    Vou partilhar no FB.com uma foto minha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Será que algum dia teremos a convicçaão de que somos todos um universo interligado, no tempo, no espaço, no visível, no invisível...?

    Mais uma bela construçao de palavras aliadas à emoção!

    Abraço, Calado e desejos para um ótimo final de semana.

    ;)

    ResponderEliminar
  21. Um verde esperança
    que nos faz acreditar
    que alguém ainda pensa
    como todos somos de todos
    do espaço que todos somos...

    é um pardalito a sonhar! :)

    Bom Domingo
    Beijito

    ResponderEliminar
  22. Lindo demais, Vieira!

    O canto de um poeta, encanta os pardais.

    A natureza deve ter ficado em festa com essa comunhão.

    Parabéns, poeta!

    Beijos

    Mirze

    ResponderEliminar
  23. Lindo o poema do pardal. Aqui no Brasil temos muitos pardais. Pardal é um passarinho simples como as violetas, e por isto mesmo, lindos.
    Bjkas e um ótimo sábado para vc.

    ResponderEliminar
  24. Sei que a diferença nos torna mais importantes porque complementares... mas... é de tanta beleza e profundidade o que leio aqui... que... quisera eu ter um pouquinho só que fosse da sua poesia, maravilha das maravilhas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Um canto ao momento. Ser daqui, agora, neste tempo e neste lugar faz de nós "irmãos irrepetíveis" dos pássaros que ouvimos cantar. Bonito, por dentro...

    L.B.

    ResponderEliminar
  26. Poeta querido...me encantei em sentir em teus doces versos...tanta sintonia...tanta ligação entre ti e o pardal...entre vocês e todos nós e todo o mundo...estamos todos interligados...
    Amo tudo o que é da natureza...admiro por demais a simplicidade e a beleza dos pardais...sempre nossos amiguinhos...sempre passeando em nossos telhados, as vezes na minha sacada...vê-los é algo que dá uma sensação tão boa de união e paz...
    Querido amigo, tenha um maravilhoso domingo...pleno de serenidade e poeticamente ouvindo os lindos pardais...
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  27. Olá Poeta amigo, a delicadeza do pardalito confunde-se com a nossa sensibilidade. Cantar do pardalito-Hino à harmonia, ao amor, ao respeito pela Mãe Natureza!
    beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  28. Viajo na tua poesia, ela é pura mágia...Abraço

    ResponderEliminar
  29. Somos todos Um todo... entre energias que se partilham, somos UM! Gostei muito Vieira, continua!

    ResponderEliminar
  30. as vezes gostava de poder abrir as asas e voar para nao ter de partilhar tanto

    O poema e lindissimo

    e os comentarios um mimo

    Beijos
    Paula

    ResponderEliminar
  31. O seu poema me remeteu a mim, a você, a nós todos, que lemos blogs, que estamos num espaço tempo um do outro.

    Viagei no seu poema.

    abraço

    ResponderEliminar
  32. Resta-me aplaudi de pé, mais esta tua obra de arte!
    Belíssima!
    Beijinhos
    Ceiça

    ResponderEliminar
  33. ___________________________________


    ...sim! Somos todos, seres interligados por delicados fios...


    Belo e reflexivo o seu poema!


    Beijos de luz e o meu carinho...



    _________________________________

    ResponderEliminar
  34. "hoje comecei" a te ler. noutro espaço. de lá pra cá, um salto feliz. gostei do que vi, li. deixo um abraço fraterno. há um oceano a nos (re)ligar. palavras por descobrir.

    ResponderEliminar
  35. Enquanto não nos consciencializarmos que fazemos parte de uma cadeia em comunhão...ou seja, pertencemos a um TODO...o mundo não avança na sua essência.
    Aflige-me mais a nível médico, que com as especializações aturadas, trata-se uma coisa e, na maioria das vezes,...estraga-se uma outra parte do corpo humano.
    Um Santo Domingo também para si caro poeta.
    Forte abraço desta família que o estima muito.
    Mer e família

    ResponderEliminar
  36. É lindo e enternece este "Poema a um Pardal"!

    ResponderEliminar
  37. E como um "pardalito" sobrevoamos o mundo à nossa maneira, descobrindo novos rumos e apreendendo sempre mais e mais.
    Abraço*

    ResponderEliminar
  38. AMIGO

    Assim como eu gosto de participar em "Desafios" na área da Fotografia, também gosto de partilhar com todos os amantes de fotografia os desafios que vou tendo conhecimento.
    Neste não irei participar porque eu não vivia em Portugal no tempo a que se refere o desafio e por tal motivo não tenho fotos desse tempo para poder participar.
    Se tem recordações do Algarve de outros tempos, esta é a hora certa para as partilhar.
    O Turismo do Algarve está a organizar o Algarve Vintage – Desafio Fotográfico. Para participar só tem que enviar uma ou mais fotografias daquela região tiradas antes dos anos 70. As 40 melhores fotos integrarão depois uma exposição virtual. Uma boa oportunidade para ver o Algarve a sépia…

    Vá lá PARTICIPE!!!
    Beijinhos meus.

    ResponderEliminar
  39. Este é o tempo dos pardais.
    Abraço

    ResponderEliminar
  40. Da comunhão mais pura a mais simples e natural partilha, num tempo que é, simplesmente, o exacto momento em que todos somos porque todos nos pertencemos.

    Muito bom!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  41. Ei!
    Passando pra te ler
    matar saudades
    e desejar
    uma
    bela semana
    pra todos nós.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderEliminar
  42. Voando livremente nas palavras como um pardal.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  43. Belo e enternecedor este poema do pardalito. Adorei, como adoro a natureza, com o sol, lua, mar,vento. Enfim, um lugar mágico que a todos pertence.

    ResponderEliminar
  44. Tão próximo de S. Francisco de Assis...
    Lindo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  45. São Francisco de Assis havia de gostar do poema...
    Um beijo, amigo

    ResponderEliminar
  46. Assim é, amigo: a todos, todos nos pertencemos mutuamente. :) Meu abraço, boa semana!

    ResponderEliminar
  47. Saudações fraternas1 Ai estou eu, enleado a ti e aos teus versos!

    ResponderEliminar
  48. O espaço comum onde todos nos pertencemos ... a Poesia! Até o pardalito faz parte dela!
    Um beijo, amigo *

    ResponderEliminar
  49. Agradeço a participação no meu espaço e concordo com seu comentário. As homenagens aos grandes poetas e poetisas são sempre necessários e merecidos.
    Acho que é forma de mantê-los sempre vivos. Abraço!

    ResponderEliminar
  50. Olá Poeta Vieira Calado!

    Vivendo no mesmo tempo, no mesmo espaço
    Aqui deixo um fraterno abraço!

    Céci

    ResponderEliminar
  51. Convivemos no meu terraço,
    por vezes até me zango...
    dão-me cabo dos chorões!
    Será para matar a sede?

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  52. Como sempre, meu camarada, nos presenteando com um belo poema! Muito bom! Abraços!

    ResponderEliminar
  53. Que bom seria todos pensarmos assim, que lindo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  54. A convicção do comum,do bom senso,do compartilhamento...Se todos fossem possuídores de tal visão,não lamentaríamos tanto a nós mesmos e nem acusaríamos tanto a vida de nossas glórias e fracassos...

    Lindo post!

    ResponderEliminar
  55. Caro Poeta
    É um poema despojado, liberto e libertador. Despidos de todos os bens ficamos na natureza com todos os outros seres.
    Eu amo este poema.
    Grande abraço.
    Isabel

    ResponderEliminar
  56. Oiiii
    aiii que delicia! q encanto!
    e adorei ( q ao meu ver) tem diversas maneirar de interpretar, li trÊs vezes e captei mensagens e significados diferentes!
    como sempre sensacional!

    Quanto a sua duvida sobre o que é ródio!
    O Ródio é um metal precioso e faz parte da família da platina! Qlq duvida estou à disposição!
    bjinhus
    e um fds maravilhoso p/ vc!

    ResponderEliminar
  57. O tempo!? Cada um de nós... E...só cada um de nós sabemos dizer dele! Se meu...?Se seu...?Só saberemos dele?! Quem o vive, quem o viveu.
    Esse é o tempo! Esse é o passado!

    ResponderEliminar
  58. Cada vez mais o homem perde a consciencia que faz parte integrante da natureza, que ele próprio é natureza, que todos os seres vivos têm ligação directa uns com os outros e então destroi tudo o que o rodeia, apoderando com ganancia de um espaço que não é só seu, não deixando espaço para o pardalito fazer o seu lar

    ResponderEliminar
  59. Fnatástico esse poema sobre uma das únicas espécies verdadeiramente livre de ave! Parabéns,Vieira! Quando quiser apareça no meu site:(htttp;//reinodalira.wordpress.com) Um grande abaraço!

    ResponderEliminar
  60. Bonito, mas só que é livre a tudo pertence...

    Fique com Deus, menino Vieira Calado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar