,

,

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O PASSADO ACENDE REMINISCÊNCIAS

.
O passado acende reminiscências
como reflexos de sol num lago inerte,
uma lâmina de frio ao soar das brumas
onde a luz se escoa sobre a terra chã.
 -
É a tarde a assomar os restos da tarde
a submergir as evocações derradeiras
de sal e cinza sobre o eco das sombras
num grande desassossego de memórias.
-
Prosseguimos preservando o seu amparo
à beira das palavras ainda vivas na memória
e os nossos passos seguem no chão dizendo
o clamor da terra a reclamar seu pão.
 .

66 comentários:

  1. Gosto desta poesia que surpreende e encanta.

    Algumas "palavras vivas na memória" desassossegam o presente, mas não podem condicionar o futuro.

    L.B.

    ResponderEliminar
  2. tenho de "fazer memorias" que me permitam aprecia este poema ainda melhor

    Lindo

    Beijos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Meu querido poeta, que frase linda, "o clamor da terra a reclamar seu pão", sendo que o pão vem da terra...Adorei...Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Pois é amigo: os desassossegos dão sempre sinal de si!

    Boa semana!

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. "num grande desassossego de memórias" - bateu-me fundo este verso!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Meu querido Poeta

    Muito belo o seu poema, com uma pitadinha de nostalgia...mas a vida vai passando.

    É a tarde a assomar os restos da tarde
    a submergir as evocações derradeiras
    de sal e cinza sobre o eco das sombras
    num grande desassossego de memórias.

    É o desassossego do poeta.
    adorei, meu querido amigo

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  7. Lindo poema Primo!

    Agora pode passar que já tem novidades.

    Bjs, gosto muito quando visitas o meu blog.

    ResponderEliminar
  8. E que elas nos amparem e clareiem nossos passos.
    Um poema com versos e imagens lindas.
    beijos

    ResponderEliminar
  9. E por vezes acende mesmo!
    Sempre lindo o que escreves, Poeta.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Mais um "actual" poema focando o passado...muito bem colocado o sentimento do poeta que encaixa com o nosso sentir, pelo o menos com o meu sentir...
    Obrigada.
    Forte abraço.
    Mer

    ResponderEliminar
  11. Tem toda a razão !! De uma variedade de coisas se cria um blog, de maneiras diferentes, mas sempre muito bom
    :)
    Beijito*

    ResponderEliminar
  12. "O passado acende reminescências...". É verdade acende mesmo! Umas alegres que recordamos com saudade, outras tristes...Mas alegrias e tristezas fazem parte da Vida.
    Um Poema com muita beleza!

    ResponderEliminar
  13. É verdade, mestre Vieira calado " o passado acende reminiscências" para o desassossego da memória.
    Só um poeta com nível 20 consegue dizer com tão belas palavras o que o passado acende...em nós...
    Uma vénia e um aplauso sincero pela sua poesia.
    Bjito amigo

    ResponderEliminar
  14. Sempre me encanta ler os versos seus...um ar de nostalgia... que enternece a alma...
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  15. Teu poema fez-me recordar.
    Belo e profundo!!!
    Feliz dia do amigo!!!

    Beijocas no coração!!!

    ResponderEliminar
  16. o passado, fazendo parte do que somos, traz sempre reminiscências e, quando elas surgem, como que se instalam por algum tempo (feliz a imagem "num lago inerte"). se as memórias nos lembram maus momentos ou momentos em que tínhamos o que agora nos falha, a terra, o pão (elementos evocativos dos bens essenciais) são, de facto, como "lâminas frias".
    poema muito bem conseguido e diria que inscrito na realidade actual.

    abraço, Vieira.

    ResponderEliminar
  17. Um eco de sombras sobre nós
    umas cantando, outras tão sós...
    são as memórias do pão da vida
    umas vezes alegria, outras ferida...
    mas que nos alimenta a condição!

    meu beijo do coração

    ResponderEliminar
  18. Quando me recordo do que Portugal podia ser e não é, uma "lâmina de frio" corta-me a alma.
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. "...num grande desassossego de memórias."
    Quanta verdade neste verso!
    As memórias onde a nossa memória "acende reminiscências".

    Um abraço para o poeta.

    ResponderEliminar
  20. Meu Bom Amigo,

    Cada vez que aqui passo, encho meu peito de palavras tuas que levo no regresso, com a memória, para ler e reler o reflexo da Poesia que tão bem iluminas com o teu Sol.

    És grande nas palavras!

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
  21. Onde me acalmo eamparo tantas vezes...

    No " desassossego das memórias".

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Real,belo e triste... por tudo.
    E, pelo país que vivemos cada vez menor em tudo.

    ResponderEliminar
  23. Algo perfeito para uma limpeza extrema nos olhos e na mente... Excelente! Gostei!

    Abraços

    ResponderEliminar
  24. Feliz dia do amigo amado.
    Sumiu heim!!!
    Procuro ñ lembrar o passado embora algumas marcas insistam em ficar.
    Belo poema.
    Parabénssssss.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  25. O passado - amparo da alma
    O presente - o seu desassossego
    e o futuro desenha-se na luz
    que não revela o seu segredo...

    Olá amigo Vieira...é sempre um gosto passar por aqui e respirar tão bela poesia! Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  26. Olá, amigo!!!
    Feliz Dia do Amigo!!!
    Beijinhos.
    Com carinho,
    ♥Itabira
    Brasil♥♥

    ResponderEliminar
  27. Das memórias são feitas as nossas histórias, como "um profeta que caminha olhando para trás". E vamos deixando as nossas pegadas, os nossos sulcos nas poeiras e cinzas de um chão, que às vezes não alimenta a fome que ainda sentimos...

    Abraço, Calado.

    ResponderEliminar
  28. PRA VOCE O MEU CARINHO

    Queria dizer que eu poderia pegar
    uma mensagem qualquer e te enviar, mas preferi colocar algumas palavras
    para VOCE que é a pessoa que me faz bem, esta presente nos meus dias
    bons e ruins e me faz companhia através dessa tela.

    Chorei com
    algumas histórias, chorei de tanto rir, fiquei triste com partidas, mas
    sou mto feliz com VOCE que me deixa fazer parte da sua vida e divide
    comigo seus momentos.

    Muito Obrigado por sua confiança, sua
    amizade...
    Receba sempre meu Respeito, Carinho e Atenção. Gosto mto
    de VOCE.

    FELIZ DIA DO AMIGO

    Bjo carinhoso..
    lindo poema meu poeta maior...

    ResponderEliminar
  29. que desassossego, amigo...
    palavras vivas reclamando o pão...
    lindo, parabéns!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Que lindo! Eu gosto de recordar as boas lembranças do passado.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  31. "o clamor da terra a reclamar seu pão" Belíssimo!
    Um beijo, amigo Calado.

    ResponderEliminar
  32. Vivam os poetas que assim fazem poesia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  33. ___________________________________

    ...feliz é aquele em que o passado acende a saudade!

    Bonitos e inspirados os seus versos!!!


    Beijos de luz e o meu carinho...


    _____________________________

    ResponderEliminar
  34. *
    reflexas
    são as tuas palavras
    acirrando alaridos !
    ,
    gostei,
    ,
    abraço,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  35. Acabei de publicar seu poema "Edifício de Palavras" em meu blog:
    http://carinhos-entremeios.blogspot.com/, caso queira vê-la.
    Obrigada
    Angela

    ResponderEliminar
  36. Boa noite! Retornando do meu descanso merecido, e feliz por sua visita, além de agradecida, logo não poderia deixar de vir aqui , e claro, to te seguindo, afinal me encanta teu canto!
    Volte quando quizer, será sempre bem vindo.
    Abraço fraterno pelo Dia do amigo!

    ResponderEliminar
  37. É bem interessante como você conseguiu falar do passado, de forma bonita, poética, e forte, muito forte.

    A cada frase que releio posso sentir que esse passado é pesado...retornou de forma a inquietar.

    abraço

    ResponderEliminar
  38. Assim é, amigo: quantas coisas o passado acende em nós! :) Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderEliminar
  39. Amigo Poeta.Este desassossego de palavras onde a terra reclama o pão!!! Bem amigo muito presente no momento,mas sempre devemos ter esperança de dias melhores...como gostaria.
    Desculpa a ausência férias.
    Beijinho bfs

    ResponderEliminar
  40. curioso...ao ler este poema, muitas das minhas memórias estavam lá...numa mistura muito curiosa!!!

    Gostei muito

    bjoka

    ResponderEliminar
  41. É nas nossas memórias que tantas vezes nos amparamos. Alegres e tristes fazem parte da nossa vida.
    Bela poesia. Escreve quem sabe. Quem não sabe aprecia.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  42. uerido poeta,
    Antes de começar a te comentar, quero agradecer a tua visita e pedir desculpa de não ter vindo ver teu mundo da poesia mais cedo.


    O passado ficou passou
    No fundo só deixou a cinza da chama que ardeu
    Em memória de saudade daquele tempo que já se viveu

    Mil beijos
    Rachel

    ResponderEliminar
  43. Querido poeta, tenha um lindo final de semana...Beijocas

    ResponderEliminar
  44. abraços.

    poema muito belo.
    como sempre!

    ResponderEliminar
  45. Lindo, de tão lindo, Poeta!!!

    E é assim o passado...


    Beijo de carinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  46. Que beleza de poesia... não encontro palavras que a definam. Obrigada!
    Abraço,

    ResponderEliminar
  47. Depois de uma ausência " forçada", por questões de saúde, eis que regresso, e leio em sua plenitude mais um dos seus belíssimos poemas.Este " desassossego de memórias" e " palavras ainda vivas na memória", tocaram-me bastante.

    Bem.haja poeta!

    Beijo.

    Maria

    ResponderEliminar
  48. Depois de uma ausência " forçada", por questões de saúde, eis que regresso, e leio em sua plenitude mais um dos seus belíssimos poemas.Este " desassossego de memórias" e " palavras ainda vivas na memória", tocaram-me bastante.

    Bem.haja poeta!

    Beijo.

    Maria

    ResponderEliminar
  49. Lindo dia pra dizer eu te amo, os pássaros confirmam o cantar de amor, beijos muitos com todo afago desejado nesta meu coração sedento por ti.

    ResponderEliminar
  50. VIEIRA CALADO: poema lindo, na linha do neo-realismo; fala das verdades que fazem a nossa vida; o passado ,passou, mas deixa marcas, poucas boas e muitas, más! É dessas rememorações que se compõe o POEMA... OS POEMAS, que dele falam!
    BEIJOS DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  51. Linda a poesia.
    O passado é sempre um lugar seguro, pois não nos reserva surpresas.
    Bjkas e um ótimo sábado para vc.

    ResponderEliminar
  52. Boa noite Poeta, venho sempre aqui beber da sua excelente poesia.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  53. ...querido Vieira,
    embora sejamos feitos do agora,
    o passado sempre teima a nos
    acompanhar.

    felizes os poetas que conseguem
    da nostalgia poemar...

    meu beijo desde um Brasil
    que ama tua terra...

    ResponderEliminar
  54. Há tempos diria ser memória o verde fruto do instante. Talvez o tempo tenha devolvido ao momento fugaz e imberbe do ser jovem, o recordar nostálgico de tempos que por ora são distantes. Assim entendo e sinto este poema que se assoma Poema às palavras que marcam as leituras e os dias.

    Obrigada, muito obrigada pela partilha (e pela visita :))

    Isabel

    ResponderEliminar
  55. OLÁ AMIGO

    MUITO OBRIGADO pela partilha de tão bela poesia.

    POETA
    Obrigado pelo cintilante som de tão belas palavras.

    É sempre bom revivermos ou vermos lugares magníficos de Portugal.
    Eu continuo a minha história pelo rio Sado e Serra da Arrábida.

    HOJE se quiseres espreitar encontrarás aquilo que eu ambicionava há anos...
    Bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  56. Olá Vieira,

    Parabéns pela linda poesia, e obrigada pela visitinha ao meu blog...

    Abraços

    ResponderEliminar
  57. O clamor da terra equivale ao nosso grito de desepero sem resposta.
    Bom dimingo.

    ResponderEliminar
  58. Poeta Vieira Calado,
    Gosto da sua poesia e já algum tempo que não o visitava!
    Lindo este poema em que no mesmo se anunciam as memórias de tempos que nos perpetuam.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  59. A terra sempre esteve por cá e as memórias acabam sempre por acender reminiscências. O segredo está na forma de as expressar.
    Cumps

    ResponderEliminar
  60. Querido Poeta, hoje no Brasil comemoramos o dia do escritor, venho cumprimentá-lo por tantas poesias e poemas que você tão bem escreve. Tenha uma linda semana..Beijocas

    ResponderEliminar
  61. Por vezes, ainda bem que o passado já passou...

    Abraço

    ResponderEliminar
  62. Mas nesta lagoa de lembranças temos de viver as nossas aventuras...

    Fique com Deus, menino Vieira Calado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar