,

,

terça-feira, 25 de maio de 2010

O SEGREDO DOS PÁSSAROS


 .
O coração conhece o segredo dos pássaros,
a ânsia de horizontes para além do horizonte.
 .
O segredo dos pássaros é uma centelha
de luz rebuscando a simplicidade duma vida
,
imagens móveis que alargam o nosso chão,
apenas em memórias difusas de exiguidade
e fantasmas de veludo passando mãos inertes
sobre o nosso rosto.
-
Ou labaredas azuis duma tarde quente
e o fio dum arco-íris
em suas cores de transparência e frio.
,
O coração conhece o segredo dos pássaros
e o seu degredo.
-
E eu apenas recomeço os trabalhos
da simplicidade da minha vida
e reconheço a sua exiguidade
guiada por horizontes de bruma.
 ,
 inédito

78 comentários:

  1. Tão lindo, Poeta!
    Só o coração conhece os segredos!
    Só ele pode entendê-los!
    Beijo!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo cuidado e simpatia.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. «Ou labaredas azuis duma tarde quente e o fio dum arco-íris
    em suas cores de transparência e frio.»
    A miscelânia dum poeta entre as labaredas quentes e o frio...entre o é e não é...entre o fio e a transparência...
    ...mas...somente...

    «O coração conhece o segredo dos pássaros, a ânsia de horizontes para além do horizonte.»

    Muito bela esta imagem...

    Forte abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  4. É assim

    os pássaros sentem

    quando o coração voa

    Bonito poeta

    ResponderEliminar
  5. *
    sensivel,
    o teu poema !
    ,
    Sei um ninho.
    E o ninho tem um ovo.
    E o ovo, redondinho,
    Tem lá dentro um passarinho
    Novo.
    Mas escusam de me atentar:
    Nem o tiro, nem o ensino.
    Quero ser um bom menino
    E guardar
    Este segredo comigo.
    E ter depois um amigo
    Que faça o pino
    A voar...
    ,
    in-Miguel Torga,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  6. Gosto do segredo dos pássaros. E do poema.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Não consigo comentar como senti...senti forte, senti reflexão, senti vida, senti mudança...

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Na inevitabilidade de não nos sabermos nunca, que saibamos, instintivamente, dos segredos dos pássaros.


    Saudações com estima e consideração
    *__bonecadetrapos__*

    ResponderEliminar
  9. Amigo poeta!Cada coração é um pássaro,e tem a sua forma de esvoaçar e sentir,mas cada um deve ser livre de voar.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Só o coração conhece o segredo dos pássaros
    e é capaz de voar com eles.

    Gostei muito deste poema!

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. perfeição de poema, caro amigo, acrescento apenas um grande segredo dos pássaros: a paciência! Já percebeu como executam a construção de sua casa? fantástico! falo isto porque moro numa granja, casa toda aberta para uma reserva florestal onde é possível observar "in loco" esta rara beleza. Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Olá

    Belo poema onde a sensibilidade é uma constante.

    Os segredos são como os pássaros, fazem ninho no coração...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Sim, o coração conhece o segredo dos pássaros.
    Está muito lindo!!!


    Beijos de passarinho!!!

    ResponderEliminar
  14. O coração conhece o segredo dos pássaros e a razão conhecerá?

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Belissimo!
    "Ou labaredas azuis duma tarde quente
    e o fio dum arco-íris
    em suas cores de transparência e frio"

    Encantada deixo aqui
    meus somhos e delírios

    ResponderEliminar
  16. "a ânsia de horizontes para além do horizonte".
    É a inquietude natural que nos faz evoluir, rumo à simplicidade.

    Cumprimentos

    L.B.

    ResponderEliminar
  17. Ser aque o meu passaro tem os mesmos segredos


    ALindissimo como sempre

    Beijos
    Paula

    ResponderEliminar
  18. és calado, mas escreves bem.

    :) que estupidez a minha!

    ResponderEliminar
  19. Sheeee
    o segredo é... segredo
    Gostei muito do poema
    Boa semana Poeta :)

    ResponderEliminar
  20. Oká Vieira Calado, eu te conheço lá do blog do Silencio culpado, hoje vim da Luisa B e vi a poesia dos pássros , não me contive e tive que comentar.
    Parece que nossa vida existeo momento certo para se criar e lar esta poesia. É um momento que nossa mente a entende perfeitamente...
    Linda poesia!!!!
    Ray

    ResponderEliminar
  21. Oi... como vai? É a primeira vez que passo aqui e gostei, não só da beleza do blog, mas tambem do que nele posta.
    Conheça os meus. precorra eles, tambem tem alguns poemas de minha autoria... em:
    www.congulolundo.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com

    Um abração...

    ResponderEliminar
  22. .
    O coração conhece o segredo dos pássaros,
    a ânsia de horizontes para além do horizonte.
    .

    O coração por vezes sabe coisas que a razão desconhece.
    Tantos pássaros que voam no nosso coração

    ResponderEliminar
  23. O coração, nossa metáfora peninsular...
    O poema é belíssimo. A lição das coisas simples.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Lindo poema!

    para lá do horizonte os passáros desvendam segredos....

    abraço para o poeta.

    ResponderEliminar
  25. Lindo poema mergulhados em segredos.
    Belas palavras,parabéns.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  26. Querido poeta,


    sim "O coração conhece o segredo dos pássaros".

    Suave, mas profundo os seus versos.

    Carinhoso beijo.

    ResponderEliminar
  27. O segredo dos pássaros, guarda entre outras coisas os sonhos dos poetas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  28. um coração conhecedor destes segredos, um poema de luz!
    lindo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Passei para deixar o meu bom dia,

    "Aos pássaros Deus deu o vôo e o canto, aos que amam Ele dá o sonho e o encanto. Quem ama de verdade não consegue voar,porém de tão leve espírito, chega até a flutuar"

    Valter Montani

    ResponderEliminar
  30. o coração conhece todos os segredos.

    eco

    ResponderEliminar
  31. Humm viajei com asas de beija-flor no seu poema!!! lindo.

    Obrigada por sua visitinha... volte sempre, te seguindo!

    abraços!

    ResponderEliminar
  32. hehe nao digam em voz alta que ja viste a moça do meu blog em algum sitio, e que a quantidade de mails que recebi a perguntar quem é, foi fantastica,, e eu nao sei quem é.

    Alias estou ate invejosa quando pus minhas ninguem perguntou hahaha

    Beijos
    Paula

    ResponderEliminar
  33. gosto do seu poema.
    todos, dentro de nós, temos como que um pássaro com essa luz ou labareda de ânsia de maiores horizontes, mas a mesma luz também nos revela a simplicidade da nossa vida, as nossas memórias, os nossos limites.

    abraço.

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde moço...

    neste céu o que se esconde
    é um segredo remoto
    perdido no olhar
    de um poeta.

    Bjinhos poeta Calado

    ResponderEliminar
  35. Meu querido poeta
    Simplesmente maravilhoso.
    O nosso coração conhece o que a razão desconhece.

    beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  36. Teu poema derrama a esperança contida:
    planta árvore de renovação,
    mais alta do que a noite escura.

    Tão lindo!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  37. Amigo Vieira Calado,

    Gosto muito da sua poesia, isso não é novidade!
    "O segredo dos pássaros é uma centelha
    de luz rebuscando a simplicidade duma vida"

    Doce e sensível!
    Na simplicidade está tudo o que procuramos na vida.

    Beijo

    ResponderEliminar
  38. Mas, caro poeta,
    o teu coração é um pássaro.
    O meu é.
    Lindo poema.
    Grande abraço.
    Isabel

    ResponderEliminar
  39. A tua poesia é sublime, é grandiosa...Eu sinto e gosto igual a uma grande foto. Abraço

    ResponderEliminar
  40. Amigo Poeta, tem no "momentos" uma gracinha para si. Digo poesia,mas ñ sou poeta.Nada tenho de especial para dar aos Amigos,apenas Amizade,
    respeito e algo q acho muito importante : CARINHO.
    Que ñ se zangue ...
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  41. "O coração conhece o segredo dos pássaros"... O seu coração de poeta.
    um beijo.

    ResponderEliminar
  42. Meu poeta!
    Mais uma vez vim aqui receber esse carinho na alma através de seus versos...

    O segredo dos pássaros, deve estar nas suas cores e nessa liberdade tão bem representada por asas...

    Lindíssimo!
    Encantada!

    É sempre bom passar por aqui!

    Beijos nesse coração bonito!

    ResponderEliminar
  43. Sempre que o conhecimento render de uma dor um segredo eu fico a pensar o quanto esse músculo é importante! Abs poeta.

    ResponderEliminar
  44. O coração é uma caixinha de segredos...

    P.S. Ainda não fui à praia...

    Abraços.

    ResponderEliminar
  45. hehehe ficou muita gente desapontada

    Beijos
    Paula

    ResponderEliminar
  46. o segredo é a alma do coração
    não é não?
    ele é como um pássaro
    que voa e inunda de azul e bruma
    que sabe da simplicidade
    conhece bem a verdade
    mas não fala a ninguém do seu chão...
    é um poeta que exala o cheiro da palavra
    sabe bem a semente que a lavra
    e não conhece outra condição...
    ser poeta em toda ocasião
    como um pássaro voa sem opinião
    livre, livre...sem senão!

    beijo e bom fim-de-semana, pois então!! :)

    ResponderEliminar
  47. Fabuloso poema!

    As palavras fogem-me e tudo o que consigo dizer, é que está fabuloso.

    Beijinhos doces, Ava.

    ResponderEliminar
  48. VC

    que dizer deste poema?

    nada...está tudo dito...

    e os segredos dos passaros. tambem o Poeta os sabe.

    belissimo poema

    bom fim de semana

    Beij

    ResponderEliminar
  49. Zangou-se mesmo? Meu Deus...ñ faça isso! É mesmo um mimo para si...
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  50. "O coração conhece o segredo dos pássaros".
    E eu que o diga que sou dos GORJÕES e o meu coração diz-me que tal nome vem directamente de um tempo milenário em que aqui os pássaros passavam os dias em gorjeios altos em bandos de coro.
    Diria contigo Calado, que o fazes duma forma clara e bela como só o poeta consegue, que o meu coração conhece o segredo dos pássaros dos Gorjões enquanto Calado poeta conhece o coração de todos os pássaros do mundo.
    O Poeta confidencia-nos alguma triteza pela "exiguidade" da vida "guiada por horizontes de bruma". Somos bichos da Natureza e temos, como os outros, a exiguidade que a evolução d'Ela nos determina. Pode o poeta, que nessa qualidade será o mais racional dos bichos, queixar-se da exiguidade do tempo de vida guiada por horizontes de bruma. O poeta gosta sobretudo da luminosidade, da claridade e de trilhar caminhos para a utopia através do pensamento do ser mental poético mas, o princípio da realidade ou a necessidade da existência do ser corporal, é a condição inultrapassável de toda a bicharada que luta dentro da evolução da Natureza que nos determina inapelavelmente.

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  51. E há cada vez menos pássaros a voar, ou corações desabitados sem abrigo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  52. Palavras belas e escritas com uma sensibilidade ímpar!

    Parabéns!

    P.S. Obrigado pela Visita.

    ResponderEliminar
  53. "... O coração conhece o segredo dos pássaros/e o seu degredo. ..." - pois: segredos!...
    Abraço

    ResponderEliminar
  54. Poeta querido!

    Falou em pássaros, falou comigo!

    Poema de grande sensibilidade e alto teor emotivo.

    Coisas de ÁGUIA!

    Parabéns!

    Beijos

    Mirze

    ResponderEliminar
  55. No coração dos pássaros
    mora a liberdade de voar,
    de cantar e de viver
    a Primavera...
    No coração dos Homens
    moram as lembranças, os sonhos...
    do que não se foi
    e se sonha ser...

    Belo poema! Obrigado pela visita, voltarei...bjs

    ResponderEliminar
  56. Guiar-se pelos horizontes de bruma onde os pássaros segredam luz é pura sabedoria!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  57. A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

    Charles Chaplin


    Saudações Poéticas e BOM FDS!! M@ria

    ResponderEliminar
  58. Olá amigo Vieira Calado.

    Por falar em pássaros, eu moro aqui numa zona onde há muitos pássaros, e de à dois anos a esta parte comecei a fazer reciclagem de algumas coisas que sobram na minha casa, especialmente o pão, ponho-o de molho aqui no quintal,e tenho aqui um bando de passarinhos todos,e tenho a mulher a garre-ar comigo, porque os pássaros sujam tudo.

    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  59. Olá Poeta, só o coração conhece todos os segredos.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  60. Bom dia Vieira Calado!

    Lindíssimo seu poema e tudo o que você escreve.
    Na verdade, o coração, quando se permite, quando ele segue a sensibilidade que vai na alma, conhece tanto... de tudo...porque ele não se deixa levar simplesmente pelos pensamentos, mas, se entrega ao "sentir"...pena que quase sempre nos deixamos prender a tão pouco de tudo, justamente por não segui-lo.
    Vim agradecer sua gentil visita no meu cantinho, que em muito me trouxe alegria. Venha visita-lo quando quiser, será muitíssimo bem vindo.

    Um ótimo final de semana...
    Um abraço
    Valéria

    ResponderEliminar
  61. Sempre me sensibilizo com teus escritos...
    Beijinhos
    Ceiça

    ResponderEliminar
  62. " O coração conhece o segredo dos pássaros..."
    Um lindíssimo Poema !

    ResponderEliminar
  63. Adorei, VIEIRA CALADO! A u´ltima estrofe é quase o resumo da nossa vida; simplicidade complicada, se é que posso dizer esta antítese onde os nossos horizontes são bruma...
    Beijo de Mº Elisa(Lusibero)

    ResponderEliminar
  64. O coração conhece...e os pássaros conhecem-nos.

    Beijinho doce pelos caminhos da Luz

    ResponderEliminar
  65. El corazón conoce los secretos de todo aquello que nos rodea y no hay nada más enriquecedor que escuchar sus latidos y hablar su lenguaje. Bellas letras.
    Un abrazo Vieira

    ResponderEliminar
  66. “Há lágrimas que correm pela face
    e outras que rolam pelo coração”.

    (Guilherme de Almeida)


    Te desejo uma semana de amor & paz!
    Beijos.........M@ria

    ResponderEliminar
  67. Soberbo poema, mestre. Triste e belo. Sublinho e cito:"E eu apenas recomeço os trabalhos
    da simplicidade da minha vida
    e reconheço a sua exiguidade
    guiada por horizontes de bruma."
    Humildade e sabedoria.
    Parabéns, adorei.
    Bjinhos amigos

    ResponderEliminar
  68. Sempre senti uma atracção especial pelo mundo das aves y especialmente dos pássaros. Até vieram fazer um ninho no meu terraço. Fizeram-me um pouco mais feliz.
    Gostei imenso deste teu canto á vida dos pássaros.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  69. Vieira Calado: estou, desde sempre, apaixonada, pelo segredo dos pássaros, pela ânsia com que os horizontes me ouvem, pelo colibri que não teme a minha presença... e adoro a mudança da estrutura poética que se tem operado em ti, poeta!
    Beijo de
    Lusibero

    ResponderEliminar
  70. ...Obrigada por visitar o meu blog e o meu trabalho...

    Abraços fraternos e...melódicos!

    Nirma Regina

    ResponderEliminar
  71. poemeto:

    VIEIRA VOU COMENTAR AQUI, POIS NO POEMETO NÃO CONSIGO ENTRAR.

    "o que fui, ainda sou:

    Belo e filosófico poemeto!

    Beijos

    Mirze

    ResponderEliminar
  72. Nascerá amor de todas as cores Para meu coração enfeitar E o perfume que sair de mim Com o do amor se confundirá E nunca mais ...por minhas faces... Deixarei lágrimas de dor rolar...


    "Aut. Desconhecido''

    AGRADEÇO SUA VISITA....BEIJOS...M@RIA

    ResponderEliminar
  73. "Quem não é capaz de entender o silêncio de um
    amigo também nunca há de compreender suas palavras.
    Escutar é muito mais difícil do que falar e olhar."

    Piet Van Breemen


    BOM FDS.....Beijos & Flores!! M@ria

    ResponderEliminar
  74. E tudo depende do ponto de vista, pois quando centramos o olhar em nós mesmos, nós que somos o objeto imovel...

    Talvez não faça muito sentido, mas pensei assim.

    Fique com Deus, menino Viera Calado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar