,

,

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

EXCERTO de "VIAGEM ATRAVÉS DA LUZ"

-.

" VIAGEM ATRAVÉS DA LUZ"

é um só poema de 60 páginas (918 versos),

e vai ser apresentado na Livraria Barata,

na Avª de Roma, em Lisboa, no dia 15 de Outubro,

pelas 18 e 30.

Tem a chancela das Edições Papiro.

.

(Um excerto do poema)


.

Transitamos através da luz

somos a pura contemplação da luz

a linguagem o cinzel dum barco

em perpétuas lúdicas viagens

ao interior dum mapa

.

e os nossos olhos acendem as manhãs

ébrios pela claridade das manhãs

na linguagem alada dos sentidos e das seivas

.

buscam o segredo subterrâneo da alegria

por onde se estende o seio dos rios

as ervas que ecoam pelos caminhos claros.

.

São a nossa mais delicada ansiedade

mas também a nossa paixão as suas divagações

pelo oculto obscurecido dos olhos

que ignoram o modo sereno da luz

.

ou as imagens que fixam os contornos do tempo

em figuras intemporais seduzidas

pela linguagem das águas

pelo rumor do vento

na dimensão do céu animado pelo voo das aves.

.

E são os contornos da paisagem o nosso mundo

a nossa dedicada veneração

este modo quase ausente de persistir

na busca de formas transcendentes

de imagens de modelos de palavras

gémeas do abstracto imaginário dos nossos olhos

.

por onde guiaremos os passos

nas veredas insondáveis

da luz que se acende e apaga

a nossos pés

dentro de nós mesmos.


(...)

.

79 comentários:

  1. Tenho uma consulta nesse dia, à tarde, longe daqui. Tentarei estar presente, mas desejo desde já uma grande sessão na Barata.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. O seu livro, meu caro Vieira Calado, vai ser apresentado no dia 15 de Outubro e eu chego ao Porto no dia 19. Que pena!
    Vou comprá-lo e vou traduzi-lo aos poucos, olhando para o mar, no café da Praia do Corgo.

    O Outono bateu-nos à porta e fomos obrigados a deixá-lo entrar. Para comemorar a sua vinda tenho o selo Outono no "ematejoca azul". Se quiser pode ir lá buscá-lo!

    Dá-me licença de colocar a capa do seu livro num dos meus blogues?!

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de aparecer por lá...veremos se nesse dia o meu horário se ajusta

    ResponderEliminar
  4. Olá Vieira Calado

    Estando eu tão perto penso que consigo estar lá nesse dia

    Beijos

    Bel

    ResponderEliminar
  5. Parabéns por mais um livro!
    Por aqui ainda estou em fase de descoberta, mas penso que lá estarei.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Meu amigo querido.
    È uma pena, pois gostria muito de estar lá para prestigiá-lo, mas moro no Brasil e não tenho como ir.
    Mas aqui fico, desejando muitas realizações e glorias e sei que esse livro vai ser um sucesso.
    Estarei aqui torcendo...
    Beijinhos e uma semana de muita paz, luz e amor.
    Regina Coeli.
    Fique na paz.

    ResponderEliminar
  7. Vieira

    Eu só posso dizer: Aí está o poeta e sua bela criação.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Como eu gostaria de estar presente!
    beijinho e muito sucesso

    ResponderEliminar
  9. Olá Poeta Vieira Calado,

    Quando a Luz nos leva ao passado, é impossível não o levar para o futuro!

    Gostei da viagem.

    Bjinhos

    Céci

    ResponderEliminar
  10. Maravilha!!
    Também gostaria de poder estar presente! Mas nessa noite de 15 de Outubro serei a convidada da Noite com Poemas na Biblioteca Municipal de Cascais e apresentarei o meu 4º livro.
    Espero encontrar-me contigo para a semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Ah, muitos amigos prometendo ir e eu aqui tão longe ...Fico torcendo e sei que será uma tarde de muitas comemorações .Por enquanto nao tenho um exemplar seu na minha cabeceira, mas aguardo o dia das vendas acontecerem por aqui.
    Vou me contentando com a leitura pelos inumeros blogs que encontro aqui na internet.
    Por esse trecho do poema vejo que a luz vai inundar meus olhos.
    Ediçoes Papiro, vou anotar.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  12. Desta vou estar por lá. Sucesso para a apresentação...

    ResponderEliminar
  13. Desejo muito sucesso!

    Um poema com 60 pág. e 918 versos, não é de facto para todos, parabéns!

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  14. Tem uma cadência notável...
    Quanto às imagens'! Nenhuma se perde!

    ResponderEliminar
  15. Vieira, que o sucesso do seu livro tenha a velocidade da luz.
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  16. Olá Vieira,
    Também gostaria muito de estar presente neste encontro de palavras e com um sentimento de muita luz.

    ResponderEliminar
  17. Nesse dia e seguintes haverá muita LUZ, desejamos de coração.

    Vamos fazer os possiveis e impossíveis para estarmos presentes.

    Obrigada pela info.

    Forte abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  18. Quem sabe seja possível?
    Desejo-te desde já um dia memorável.

    E Lagos em obras!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Poesia é isso ... uma viagem através da luz.
    Espero poder estar presente para te desejar o maior sucesso.
    Até lá!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  20. o instante tudo reune, o presente, a memória do passado, a semente do futuro. e, no entanto, é tão fugaz...

    belo poema!

    felicidades para o lançamento do livro!

    ResponderEliminar
  21. Oi Vieira.

    Poema muito bonito.

    PARABÉNS e BOA SORTE no lançamento!!!

    *******

    Primavera

    Abriu-se em flor
    todo o jardim
    rosas vermelhas
    branco jasmim.
    Pairam bailando
    os colibris
    beijando dálias
    e bogaris.
    John S. Bunker

    E como por aqui começou a Primavera, então...


    MUITAS FLORES EM SEU FIM DE SEMANA!




    ♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! :-) ♥.·:*¨¨*:·.♥




    http://brincandocomarte.blogspot.com/

    ___________________________________

    ResponderEliminar
  22. depois de sermos "gatos"... penso que estarei por esta bandas nessa altura, fica já registado! obrigada pela informação
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Oi amigo!
    Esta viagem, levará o sucesso do seu livro até ao lugar mais alto!
    Um belo cheirinho que aqui deixou, para embarcarmos nessa viagem.
    Sucesso!
    Beijo,
    Judite

    ResponderEliminar
  24. A boa poesia nunca é de mais.
    Fiquei agradavelmente surpreso com os seus poemas, e vou visitá-lo assiduamente.
    Parabéns. E bom lançamento.

    ResponderEliminar
  25. E Deus disse: "faça-se o poeta". E tudo se tornou luz.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  26. Lindo poema.
    Ou parte dele.
    o instante nos cobra escolhas, decisões.
    Beijo

    ResponderEliminar
  27. Uma viagem interessante. Gostaria de estar presente, mas como não me será possivel, tenho certeza que estarás bem iluminado.
    Bom final de semana, Vieira

    ResponderEliminar
  28. Sempre que quero ou preciso me encantar, passo por aqui. Sempre me abasteço de sua linda poesia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Amigo Vieira Calado,

    parabéns por mais um lançamento,
    votos de BOA SORTE e sucesso!!!

    Bom fim de semana
    abraço

    Lourenço

    ResponderEliminar
  30. O pranto de um adeus que nos foi luz...
    Que tudo te seja um sucesso!
    Bjos

    ResponderEliminar
  31. Temos novo livro poeta...!!!
    Felicidades para ele.
    Abraço
    Isabel

    ResponderEliminar
  32. talvez vá. senão conseguir desejo os maiores sucessos.

    um abraço e um beij

    ResponderEliminar
  33. Ai que honra ter meu blog lido e comentado por você!!! Nem li o seu blog: vou guardá-lo para ler mais tarde, sossegada, como se guarda um doce para degustar escondidinha atrás da porta. Abraço grande!

    ResponderEliminar
  34. O excerto do Poema aguça a curiosidade e convida à leitura.Felicidades

    ResponderEliminar
  35. Pelo excerto, já percebi que quero ler o todo... uma espécie de sinédoque, na minha admiração.

    Tentarei ir à Barata, nesse dia...

    Um beijo de bom fim de semana, querido Poeta.

    ResponderEliminar
  36. DE REPENTE VEJO-ME NA "TERRA DO NUNCA".
    RODEADA DE MUITA LUZ,VENTO, ALEGRIA,RIOS,CAMINHOS,AVES...

    UMA BELEZA!!!

    BEIJOCA

    ResponderEliminar
  37. os mapas inconstantes
    e a forma persistente que se reacende sempre no contorno da procura.

    Um beijo Vieira Calado.

    Espero

    ResponderEliminar
  38. Meu amigo, estive uns tempos sem acesso à internet.
    Por agora passo para lhe desejar um bom fim de semana.
    Voltarei depois com mais tempo para o ler.

    Beijinho com amizade *

    ResponderEliminar
  39. Parabéns pelo livro, amigo e por este lindo poema. De manhã acordamo e procuramos a luz..; é por isso que gosto do girassol..; ele é como nós..., anda sempre à procura da luz; também devíamos fazer como ele; quando escurecer.., pensar...; não faz mal.., amanhã o sol vai de novo aparecer. Um beijinho e bom fim de semana

    Emília

    ResponderEliminar
  40. Lindo, maravilhosamente, lindo. Onde poderei depois adquirir o livro sem ser em Lisvoa? Um abraço e bom fim de semana Graça

    ResponderEliminar
  41. Poeta Vieira Calado!
    Magnífico! Eu que nada sei de poesia fico fascinada e presa a lê-lo e a tentar vislumbrar a Luz "que se acende e apaga a nossos pés dentro de nós mesmos"!
    E não é que agora me sinto assim?
    Poeta, grata pelas palavras deixadas no meu cantinho!
    Um dia também vai ter a glória que merece!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  42. Desejo os maiores êxitos para o seu livro!

    Bom fim de semana
    Um abraço
    Esperança

    ResponderEliminar
  43. onde posso encontrar o resto?

    E lindo

    Jokas
    Paula

    ResponderEliminar
  44. V.Calado,

    muito bonito! quero ler o resto...

    Muitos parabéns! Vai ser sucesso!

    lá estarei, assim espero...


    fique bem.
    um sorriso :)
    mariam

    ResponderEliminar
  45. Pelo que li deve ser um poema maravilhoso.
    Viagem através da luz faz-me lembrar a viagem que estou agora a fazer aqui na Terra...
    Tenho imensa pena de não estar nessa altura em Lisboa para lhe dar os parabéns pessoalmente.
    Muito sucesso.
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  46. Uma leitura...um abraço...e presença garantida, se a poesia não "falir"!

    Parabéns1 Um abraço!

    ResponderEliminar
  47. Ola Vieira.

    Venho deixar um beijo do norte e para acompanhar a viagem deixo o meu sorriso...
    Tem um domingo feliz.
    Não preciso de desejar muito sucesso para o lançamento de teu livro pq teus poemas deixam o rasto de perfume da beleza de um poeta fantastico ,que és tu.!!!
    Com carinho
    Bea

    ResponderEliminar
  48. Felicidades nesse passo
    com Luz dentro da alma
    que acende e apaga
    mas também tanto nos afaga...
    e obrigada pela gentileza
    da visita no meu espaço!

    Deixo beijo em claridade
    para a Viagem em verdade!

    ResponderEliminar
  49. É muito bonita esta poesia.

    "... e os nossos olhos acendem as manhãs..."
    E é tão bom sentirmos que temos este poder de acender os dias...


    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  50. Desejo felicidades na apresentação do poema.
    --------
    Um abraço.
    Manuel

    ResponderEliminar
  51. Vieira Calado, que pena eu tenho de não estar em Lisboa nessa altura (é a época das férias do Outono aí no Algarve, e talvez tenha a companhia da Malhadinha), pois iria de certeza à apresentação do seu Livro. Desejo do fundo do coração que seja um dia cheio de Luz e inesquecível.
    Bjo

    ResponderEliminar
  52. Parabéns por mais um lançamento. Fico à espera.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  53. Parabéns por mais esse livro, poeta!
    Tenho certeza que será um sucesso. Que a nave de tua poesia continue iluminada!
    Um grande abraço de congratulação!
    E uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  54. Venho também felicitar por este novo lançamento.
    "Viagem atravéz da Luz",pelo excerto aqui publicado,é já garantido um grande sucesso.
    Terei o prazer de lê-lo,com toda a certeza!
    Parabéns.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  55. Voltei para me iluminar com estas belas palavras poéticas.

    Depois de uma noite em que "todos dizem ter ganho"...continuamos às escuras!

    Forte abraço,
    Mer

    ResponderEliminar
  56. Parabéns... será certamente uam boa viagem... BJS e boa semana

    ResponderEliminar
  57. Ahhh. como é importante uma luz em nossas vidas como é...

    ResponderEliminar
  58. Amigo, farei o possível para estar presente.
    Um abraço grande.
    Eduardo

    ResponderEliminar
  59. Vou adorar ler este poema de 60 páginas. Quero esse livro, com o teu carinho lá marcado! :))
    Estou longe amigo, vou-me esforçar para conseguir estar lá, mas não posso prometer!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  60. ...a luz deste poema,a luz que vive em si,estará presente no lançamento da Viagem.

    Gostaria de abraçá-lo nesse dia...

    Fica expresso o meu sentir. Aceite o carinho do abraço de hoje,sim?

    ResponderEliminar
  61. Voltei para convidá-lo a conhecer o meu blog de textos infantis. Ficaria extremamente honrada com sua visita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  62. Lindo poema!

    E o mais encantador é o modo como escreve, a experiência que passa, e a gente vai lendo e sentindo a profundidade na singeleza de nobres versos!

    Parabéns, POETA!

    Beijos

    Mirse

    ResponderEliminar
  63. Wow. Projecto bastante ambicioso, mas vindo de si deve ser bom. Não o lia há algum tempo, mas foi refrescante poder voltar a visitar o seu espaço. Gostei do excerto que publicou, destacando esta estrofe:
    "E são os contornos da paisagem o nosso mundo
    a nossa dedicada veneração
    este modo quase ausente de persistir
    na busca de formas transcendentes
    de imagens de modelos de palavras
    gémeas do abstracto imaginário dos nossos olhos"

    De facto, são os olhos que guiam o sonho, a imaginação, a esperança. É a visão do futuro que nos guia, e espero que o seu futuro, com especial atenção ao dia 15 de Outubro que aqui promove, possa ser magnífico. Parabéns por mais um livro publicado. Por enquanto, ainda estou apenas a caminho do primeiro, mas almejo uma carreira literária longa como a sua.


    Joe
    http://detrasdasombra.blogspot.com

    ResponderEliminar
  64. Se calhar "Brilhante" é a palavra mais adequada para me referir a este poema! Abraço

    ResponderEliminar
  65. Ainda não será desta vez que poderei estar presente, mas desejo-lhe o maior sucesso, e já sabe que vou querer o livro como de costume.
    Um abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  66. Não sei se saberei construir a possibilidade de estar na Barata nesse dia mas sei que quero ter esse livro de tantos versos num só poema que de outro igual nunca soube que assim tão ousado seja.

    Um beijinho
    Dias felizes! muito... esse da apresentação do livro. Já é um hábito mas é sempre, acredito, uma emoção nova.

    ResponderEliminar
  67. Obrigada pela visitinha.
    O seu blogue continua uma maravilha.
    Parabéns pelo Livro! Se morasse mais perto... não dispensava, assim... Desejo-lhe o melhor que possa acontecer.
    Abraço

    ResponderEliminar
  68. Vou tentar ir ao lançamento do livro.

    Resido na zona... tudo farei para que nada aconteça que me impeça de ir.

    Beijo

    ResponderEliminar
  69. excelente. quero conhecer o poema completo.

    muitos parabéns.

    espero poder dar-te pessoalmente

    um abraço

    ResponderEliminar
  70. Este excerto 'profundamente sentido' encontrou-me por aí, ao virar de uma página.

    Não resisti, levo-o, prisioneira "da luz que se acende e apaga a nossos pés, dentro de nós mesmos".

    Excelente!

    L.R.

    ResponderEliminar
  71. Oi Vieira, deixei um comentario no seu antigo blog, rs.

    Olha, o presente que o Edu te fez aqui nesnte blog:
    http://vtmadaquinta.blogspot.com/2009/10/84-vitima-da-quinta.html

    Passe por lá quando der e vem brincar conosco, mas nao se identifica, clica em anônimo e deixa um recado por lá.

    Abrcaos

    ResponderEliminar