,

,

quarta-feira, 9 de julho de 2008

poema à casa

,,

Também a casa tem seus recantos

...
Também a casa tem seus recantos ocultos
que se encolhem em umbrais austeros,
numa obscuridade sinuosa, impermeável

..
São a matéria excedente do latejar do sangue,
uma fogueira extinta pelo seu próprio fumo
caída sobre a cinza de magoadas flores

...
Não impedem ao tempo o seu galgar sereno
fechado na missão de arrefecer as cinzas
para a dispersão programada dos vestígios

.

Estão ali porque completam a função do lar

os seus esteios multicolores, o seu espectro,
uma luta verdadeira entre as trevas e a luz

...
Este poema faz parte do livro "Causas de Habituação" (em preparação)

65 comentários:

  1. A nossa moradia, diz tanto de nós, em cada canto, cada divisão, vamos deixando um pouco aqui, ali, é noso lar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito....
    logo eu que que adoro estar em casa...
    um abraço ,continuação de boa semana..

    ResponderEliminar
  3. Nos recantos ocultos da casa, se guarda o mais secreto de quem lá vive. E das trevas do segredo, por vezes, se faz a luz quando as palavras se soltam.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Na casa ficam memórias escondidas em cada canto. Gosto de pensar que retem os sentimentos positivos e negativos de quem nela vive.

    Excelente poema!

    ResponderEliminar
  5. *
    casa,
    o imo
    das minhas carencias,
    ,
    abraço
    ,
    *

    ResponderEliminar
  6. Na nossa casa temos o nosso castelo, o nosso oasis, o nosso sossego...
    Uma homenagem suis generis, mas merecida
    Abraço, POETA

    ResponderEliminar
  7. concordo e revejo o teu poema...
    alias... sinto-o..


    abraço..

    ResponderEliminar
  8. Amigo querido... Vieira Calado...

    É tão bom chegar aqui e ler um poema maravilhoso como esse...

    Aí, o nosso canto, a nossa casa é o nosso ninho, onde aqui estamos sempre de volta e onde nos perdemos e nos encontramos sempre...essa é a nossa casa e seus recantos...

    Amigo obrigada por partilhar connosco esse poema maravilhoso

    Beijos e muitas flores para meu amigo
    Iana!!!

    ResponderEliminar
  9. a casa...belo e rico, nada como a casa serexatamente tudo aquilo que dela sonhamos: ser casa. abraços.

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo, belo poema...Espectacular...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Belo poema! Uma pena existirem casas tão sombrias que me amedrontam sem que ao menos tenha entrado. Horríveis que me arrepio em apenas pensar.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  12. A casa: o lugar das memórias e dos sonhos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. ler este fantástico poema, foi muito bom!

    gosto muito de rua...campo...mar...lhes sentir o "ar", mas hoje... vim rápido para casa... estava carente do seu "colo"

    bom resto de semana
    um sorriso :)

    ResponderEliminar
  14. Que bonito, meu amigo.
    Belos os recantos aqui descritos. Que os saibamos encontrar... e decorar com o melhor do nosso sentir.

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  15. Confesso que nunca me passaria pela cabeça escrever um poema à casa...
    Mas a ti passou-te... e conseguiste escrever um poema muito interessante, para além de bem escrito, claro.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. A minha casa é meu paraíso,neste poema nos dizes um pouco dela.Beijinho amigo Lisa

    ResponderEliminar
  17. Olá Vieira Calado

    Ah, pois tem
    a minha casa tem seus recantos ocultos, que não impedem ao tempo o seu galgar sereno!!!

    Belo poema.
    Fico feliz por saber que continua no activo.
    Existe um livro em preparação.
    FORÇA.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Passar por aqui é voar nas asas do sonho sem sair da realidade. Que bom!...

    ResponderEliminar
  19. Olá

    casa , onde se escondem , ou simplesmente "abafa" os sorrisos , as lágrimas derramadas....a vida

    Muito bem poeta, muito bem

    abraço

    ResponderEliminar
  20. Das casas... as reais, as sonhadas e aquelas onde nos deixámos.

    ResponderEliminar
  21. E cada um de nós é uma casa cheia de recantos ocultos, mas também de luz, "uma luta verdadeira entre trevas e luz"!
    Gostei muito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. São os recantos ocultos que nos atraem e nos prendem às coisas e aos locais - sítios mágicos, objectos mágicos em esteios multicolores.

    Um forte abraço!!!

    ResponderEliminar
  23. ...fabuloso! Deste vida à casa!
    beijos

    ResponderEliminar
  24. Recantos que nos acolhem
    Abrigos do corpo cansado, onde a paz nos alivia as asperezas dos dias!

    Um beijo pra ti Vieira

    ResponderEliminar
  25. A nossa casa pode ser uma pessoa....

    Um beijo

    ResponderEliminar
  26. MARIA:

    Diz muito bem.
    A nossa casa pode ser uma pessoa:
    nós mesmos.
    Aliás o poeta quando diz seja o que for, está sempre a falar doutra coisa.
    As palavras significam outras palavras e é essa a função poética da palavra.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  27. Gosto de me sentir em casa....
    Gostei de ler este poema...
    :)

    Beijitos

    ResponderEliminar
  28. Acho que pra a proxima encarnação vou pedir um pouquinho de inspiração poetica!O que escreve é muito belo!

    ResponderEliminar
  29. Foi uma feliz inspiração celebrar a casa! Elas merecem.

    ResponderEliminar
  30. É sim, muito significativo o poema e da sua observação a Maria. Há mundos em nossa casa.


    Grande beijo, poeta Vieira Calado.

    ResponderEliminar
  31. Ah, digam o que disserem nem todos sabem dar valor ao nosso lar!... Há quem nem se rala se sair de casa e mudar para outra...Eu sempre fui assim e agora já tarde vivo de saudade das terras que deixei, das casas onde vivi e dou comigo a recordar o que mais gostava em todas elas... Também vivemos daqui prá li quais ciganos em viagem, pois meu pai era policia e mandavam-no para longe e lá iamos nós atrelados, aqui andamos por meia terra, depois acalmamos em África, e mais tarde com a guerra fomos para mais longe, enfim... mas adoro o meu cantinho e a paz que nos trás saber que temos onde recostar a cabeça, dormir, comer e viver...

    Ah, tá lá uma fatia guardada pa ti e se fosse mais perto olha que a papavas mesmo, está uma delicia...
    Beijinho grande, grande...da laura.

    ResponderEliminar
  32. Se o livro está em preparação, imagina quando estiver pronto...
    Já sinto que vou gostar, Vieira!

    ResponderEliminar
  33. E eu que vou ter casa nova....


    :)


    beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  34. Também nós temos nossos recantos ocultos, e por vezes vivemos um pouco entre as trevas e a luz por isso também poderiamos ser a casa.Abraço-Salomé

    ResponderEliminar
  35. Casa, o refugio, e o poema lindoooo

    Beijito

    ResponderEliminar
  36. Oie meu amigo lindo! E quão importante é a casa. Nela vivemos nossos momentos felizes, tristes...
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderEliminar
  37. ...sim! Há sempre energias se movimentando em todos os cantos...Nossas atitudes e sensações, vão equilibrando ou não essas energias...
    Reflexivo e lindo!
    Beijos de luz...

    ResponderEliminar
  38. amigo gostei do que li no seu blg e verdade a nossa casa e parte de nos mesmos logo se diz minha casa minha casinha nela me sinto rainha .beijo e espero que volte xau.

    ResponderEliminar
  39. A casa é o nosso estado de espírito, o nosso mundo onírico ou o nosso inferno.
    "A casa tem seus recantos", como tem seus humores,os seus amores.

    (Causas de Habituação promete...)

    ResponderEliminar
  40. Relendo-te, deixo um beijo e desejos de um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  41. Está lindo...
    Bom fim de semana
    Abraço

    ResponderEliminar
  42. A nossa casa bem pode contar a sua história :)))

    Cada canto muito terá para contar !


    Beijinho,

    ResponderEliminar
  43. OS CANTOS
    OS CHEIROS
    AS MANCHAS
    ESTRANHAS
    NAS PAREDES
    LUZES MULTICORES
    MAS
    UM LAR
    --------------------
    Sem mineralogia, caro Vieira, só e tão somente, POESIA!
    As "tricas e futricas", não as criei, deixo-as por lá para que seus "autores" se envergonhem do que fazem ao desrespeitarem o nosso lar virtual. Se eu apagasse, eles voltariam...estão isolados, são como aquelas visitas inoportunas que vão adentrando sem limparem os pés no capacho da soleira.
    Mas, a tua presença foi especial e por outras aguardo e tanto a apreciei que iremos levá-lo para o nosso blog. Obrigada e um grande abraço!

    ResponderEliminar
  44. Bem me parecia que já nos tínhamos encontrado!
    A sua poesia desdiz o ditado: "o Calado é o melhor" e lança outro: "o Calado que escreve é o melhor".
    A suas casas são "causas de habituação", o que, ao contrário da droga, não é um problema, antes será uma vantagem...
    Abraço.
    António

    ResponderEliminar
  45. aprecio a amplitude do seu poema à casa...contém mensagem de reencontro com a liberdade e tudo o que ela pode proporcionar...nos seus recantos e encantos mais íntimos...O melhor mesmo seria que pudéessemos sentir-nos na nossa prória casa no Mundo...Aguardamos o Livro.

    abraço poético

    ResponderEliminar
  46. "casa em que caibas..." sabendo bem decifrar os recantos ocultos...

    muito belo.

    abraços

    ResponderEliminar
  47. A nossa casa, e o nosso espelho, nao e caro amigo?

    “Para você o carinho...
    da minha amizade”

    Um lindo fim de semana

    Abraço amigo

    Mario Rodrigues

    Em espaço de partilha:
    http://toquedeestrela.blogspot.com
    http://sensualidadeemletras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  48. Muito obrigada pela visita ;)
    Tens um belo espaço...

    Fica com Deus

    ResponderEliminar
  49. As casas, as nossas e as dos outros, remetem-nos
    para uma partilha de vivências e de sonhos
    de confidências e de solidariedades.
    de enigmas e de transparências
    Foi bom conhecê-lo! Obg pela mensagem deixada
    lá na minha casa

    ResponderEliminar
  50. oi meu estimado amigo Vieira Calado.

    Passar por teu cantinho,é como estivesse em minha casa.
    cHEIO DE LUZ, PAZ, FELICIDDES, ILUMINADO, ACONCHEGANTE, E MUITO ABSOLUTO.
    tUDO ISSO É A MINHA, A SUA, E DE NOSSOS AMIGOS BLOGUEIROS..
    uMA LINDA HOMENAGEM AS NOSSAS CASAS.
    Só Deus se basta a si mesmo, mas ele preferiu contar com você...
    Deus te abençõe amigo...
    Um bom domingo em paz para vc.

    Beijos da amiga do lado de cá.

    Regina coeli.

    ResponderEliminar
  51. A casa interna.. nosso "eu" interno tem bem mais recantos do que pensa sabermos..

    Somos o grande desafio de nós mesmo.

    Té meu amigo,



    Texto de hoje: 33 aNos...

    Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

    O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

    ResponderEliminar
  52. Em cada recanto mais ou menos escondido da nossa casa, encontramos a nossa marca...
    vestígios de uma ou mais presenças que nos preenchem!

    Bjs

    ResponderEliminar
  53. Caro amigo Vieira Calado;
    Também a casa tem seus recantos e... seus encantos.
    Hoje as casas são quase que um lugar dormitório em que pouco une o habitante ao habitáculo. Hoje com muita motivação se compra como com pouca emoção se vende.
    No tempo dos nossos avós a casa era como uma marca indivisivel da familia.
    Lindissima essa crónica/poema que o amigo nos expões no seu blog.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  54. na sua singular

    coexistência


    [ a s sombra a luz



    ~

    ResponderEliminar
  55. sempre em casa... me sinto mais quando estou longe...até nas férias tenho saudades dos meus cantos... das minhas manias dos sitios das coisas dos meus miaus... bj das nuvens

    ResponderEliminar
  56. Minha casa é meu esteio, minha paz, meu tudo.Posso viajar léguas e léguas, mas meu destino certo é meu lar, que tanto amo!!!


    Linda Poesia e obrigada pela visita lá no blog Luso Brsileiro..~~


    abraços de abraçar....Marcinha*

    ResponderEliminar
  57. Oie lindo! Passei para lhe ver e deixei beijinhos...

    ResponderEliminar
  58. Muito Bom ! Muitíssimo.
    Ponto.

    Um abraço,

    JMB

    ResponderEliminar
  59. Um dos nossos poetas que marcam a diferença, és!
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  60. A nossa casa, o nosso canto, a nossa paz...

    Parabéns.

    http://desabafos-solitarios.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  61. obrigada por me linkar, vc já é especial!

    Abraços apertados acompanhados de beijinhux.
    Boa semana e Até breve!

    ResponderEliminar