,

,

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

.......
Lembranças
......
,
Ainda restam uns pedaços do sonho
porque os sonhos perduram para além do sonho
porque a tua lembrança acende todas as lembranças
porque outras imagens murmuram a tua imagem.
.
É pois, o tempo das memórias,
da água que desliza sobre as águas
o vento que se dilui nos ares
a pedra petrificada restituindo a pedra.
.
Restos de palavras que dizem outras palavras,
de alegrias que imitam a alegria,
de pequenos silêncios no vazio silente
irrepetível do sonho
que fez de ti a tua imagem em outrem,
despedaçando-se,
até vir o ágil mar do sono.
,
em TRANSPARÊNCIAS, ed AJEA

60 comentários:

  1. Lembranças, memórias, sonhos...a vida em movimento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vieira! Que seria de nós se não fossem os sonhos? Lindos versos! Existem pessoas que marcam tanto, que se tornam inesquecíveis...
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. silêncios, palavras, sonhos, memórias, mar de águas , mar de sonhos.o ar feito de ventos, a terra simbolizada nas pedras. Lindo amigo. Toda a ess condensada num só poema, em que não faltam sequer os sentimentos identificados na alegria.
    Parabéns é um belo poema.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Permita que lhe apresente respeitosamente palavras de admiração, sonho e esperança.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro amigo, como romântica que sou, este seu poema tocou-me especialmente, obrigada por tê-lo publicado
    Vou visitar a nossa amiga e dar-lhe um pouco de ânimo e carinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. é o pó nas veias.... que não há vento que as sopre, porque não entra pela pele

    muito bonito, mesmo.

    ResponderEliminar
  7. "outras imagens murmuram a tua imagem" boa imagem, esta.

    ResponderEliminar
  8. Do fim para o principio:
    O que eu sinto e oiço depois de ler este poema:
    Só a lembrança "de ti"( você está a falar de um amor, ou talvez do Amor!) restou até chegar a morte
    ( "sono ágil")
    Porque nada fica quando as águas deslizam sobre as águas e o vento é vento e a pedra é pedra.
    E o silêncio é o silêncio.
    Imitar a alegria é um espasmo, sinto eu.
    E perante esta solidão e este frio dá-me uma vontade imensa de chorar, mas tenho a lágrima fácil!
    Neste gelo de vento frio, apetece-me abraçá-lo VC e oferecer-lhe a ternura da minha amizade (que por raios e coriscos, o que sinto por si, pelo que escreve, faz-me entendê-lo até à sensação? até aos ossos? )

    Um beijinho para si e não me interprete mal, please!Isto é apenas uma declaração de amor.

    ResponderEliminar
  9. Oh, Astrid!
    Não acredite nos poetas.
    Os poetas são iguais aos outros.
    Só que, por vezes...
    o poeta é capaz de descrever
    "... a dor de deveras sente."

    Vieira Calado

    ResponderEliminar
  10. "...A água pode caminhar
    ....E a terra ser luz, ser luz "

    Essa sua luz...

    Beijo Amigo

    Boa semana para ti

    ResponderEliminar
  11. Sonhos, palavras um poema
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  12. Lembranças que nos preenchem e que pertencem a cada átomo nosso... Um abraço

    ResponderEliminar
  13. ....consegue fingir a dor que deveras sente!
    Nem VC, nem os poetas são imunes à dor.
    Nem eu.
    Especialmente eu que tenho medo da
    poesia e dos poetas.
    Com razão.Prefiro filmes de guerra.

    astrid

    ResponderEliminar
  14. é, você escreve muito bem, faz com que queiramos ler mais. Uma pergunta: O que lhe deslumbra mais, a poesia ou a astronomia?

    Visite meu blog: tem poema novo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. É isso lembranças...dias em que se vivem delas. Beijos.

    ResponderEliminar
  16. És dos meus mais queridos companheiros neste espaço da blogosfera e, por isso, quero comemorar o dia de hoje contigo, de uma forma especial.
    Hoje é o dia do "Olá". O dia em que internacionalmente se comemora o world hello day, num grito universal de unidade em prol da paz e da justiça. Quando te digo olá eu quero dizer tudo. Mesmo tudo. Mas sobretudo quero caminhar contigo em busca de pessoas que queiram caminhar.
    Olá!

    ResponderEliminar
  17. Lembranças eternas...palavras belas...beijos.

    ResponderEliminar
  18. Lembranças eternas...palavras belas...beijos.

    ResponderEliminar
  19. como é lindo o poema. tocou-me mesmo
    boa noite

    ResponderEliminar
  20. Dizem que o poeta é um sonhador.Então meu amigo, vem este poema mesmo a propósito. A poesia é tão sublime que o próprio poeta sonhando vive a realidade. Vejamos os poetas analfabetos. Não conhecem uma letra mas, o seu cerebro é uma autêntica enciclopédia. Continue e em força pois a poesia é a magia da comunicação.Um abraço do João.

    ResponderEliminar
  21. Um olá amigo!

    Tempo de ler e sentir e mesmo meditar nas palavras que juntas para partilhar connosco.

    Por estes motivos gosto de passear por aqui.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Que grande prazer conhecê-lo e estar aqui a deslizar sobre teus versos que chegam a mim num suspirar mais lendo nesse caminhar da noite.
    Vim retribuir sua visita e agradecer a dica. Vou seu blog lá no meu para diminuir as distâncias até aqui.Abraços meus...

    ResponderEliminar
  23. AMIGO VIEIRA CALADO

    Volto a visitá-lo
    tenho-o feito em silêncio
    porque o negro me enche o peito,
    Nos meus olhos as lágrimas apago...
    Anseio por um pouco de respeito
    Conhece-me...
    já me viu sorridente,
    com uma ligeireza nas palavras
    e no olhar
    É isso: Asas abertas!
    Voar, preciso de voar
    para onde o carinho e a Paz
    me acompanhem
    Preciso de Amigos/as
    que murmurem palavras misteriosas
    Que perturbam meu ser como um afago! É disso que preciso.

    Estou sensibilizada pelas suas palavras de preocupação que deixou no blog da Baby, nossa Amiga comum.
    Não quero de todo preocupar-vos.
    Quando a raiva e a dor me apertam no peito, por vezes, desabafo.
    Mas...não quero afligir ninguém,
    basta eu sofrer.
    Sou Feliz por sentir que ALGUÉM se preocupa comigo.
    Eternamente grata.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  24. ...pq a tua lembrança acende todas as lembranças...
    sp gostei muito deste poema.
    Parabéns pela tua poesia.

    ResponderEliminar
  25. uau, fiquei sem palavras... imaginando que no sono, tudo se repete...

    beijos

    ResponderEliminar
  26. Obrigada
    pela resposta
    (a curiosidade matou um gato)
    e pela visita
    Abraço

    ResponderEliminar
  27. Caro Vieira Calado,

    Mais uma poesia que toca o sentir de cada um de nós!
    Como a vida....

    UMA BOA NOITE!!

    ResponderEliminar
  28. Lindooooooooooooo!!!!!!!!

    Abração,

    ResponderEliminar
  29. E que bom que deve ser sonhar assim:-)

    ResponderEliminar
  30. Sonhos ou pedaços deles alimento do espírito... que por vezes consolam uma vida.

    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Poemas maravilhosos, vim mais uma vez encontrar enquanto me perdia neste teu cantinho.
    Jinhos

    ResponderEliminar
  32. Hoje distribuição de mimos aos amigos. Só não aceita quem não fôr amigo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  33. Transportamos sempre as lembranças para o tempo novo... :)
    Obrigada pelo comentário e um excelente fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  34. O poeta é um fingidor... Fernando Pessoa tem razão e o V.Calado também...
    E eu cá estou à espera do ágil mar do sono...

    Abraço

    ResponderEliminar
  35. Talentoso e simpático Amigo:
    Este "Lembranças" reparte-se brilhantemente por memórias, palavras sensatas, alegrias e sonhos intermináveis que moram em si.
    Maravilhoso e lindo versejar.
    Gostei muito!
    Fixei para regressar. Parabéns!

    Abraço forte de estima, consideração e respeito.
    Respeitosamente presente aqui com sincera amizade.
    Obrigado pela visita cordial.

    pena

    ResponderEliminar
  36. Já tinha passado por aqui algumas vezes, assim como no Merdock, mas nunca tinha deixado comentário, limitando-me a apreciar a boa escrita que encontrava.

    Agora, venho agradecer a visita ao meu canto e dizer-lhe que gosto muito do que escreve.

    Bom fim-de-semana.
    Beijitos

    ResponderEliminar
  37. um poema muito belo. excelentes Lembranças. que a tua palavra poetica se nunca se esgote...

    abraços

    ResponderEliminar
  38. É um gosto passar pelos teus sonhos...
    Um abraço


    http://www.escritartes.com/forum/index.php?referredby=3

    ResponderEliminar
  39. Magnífico! A primeira estrofe ficou a ecoar-me!...
    Um abraçio daqui!*

    ResponderEliminar
  40. Belíssimo poema!

    "
    Restos de palavras que dizem outras palavras,

    de alegrias que imitam a alegria,

    de pequenos silêncios no vazio silente..."



    Lembranças que só a maestria de um Vieira Calado para extrair delas versos tão lindos.

    Bom fim de semana

    Beijo

    ResponderEliminar
  41. Lembranças, palavras, memórias...
    Quanta beleza eu leio e sinto...

    Beijo meu Amigo
    E um bom fim de semana desejo
    (*)

    ResponderEliminar
  42. «da água que desliza sobre as águas»

    «a pedra petrificada restituindo a pedra»

    «de pequenos silêncios no vazio silente»

    algumas das belas imagens deste lindíssimo poema!

    ResponderEliminar
  43. Olá amigo!

    Que seria de nós sem os sonhos? Lindo...

    :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Resta sempre algo...
    Só fica perdido o que não queremos guardar...
    E o tempo das memórias, muitas vezes é o melhor... nesse tempo vivemos o que em tempo real nos passou ao lado.

    Deixo beijos

    ResponderEliminar
  45. Também quis ver o que se passava por aqui. Também gostei. E, claro, vou voltar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  46. Belíssimos poemas, parabéns!
    Agradeço a visita!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  47. Olá amigo: sonhos, sonhos! Se não fossem os sonhos a vida não teria graça. E os mesmos só fazem com que ela se redimensione e nos dê o alento necessário para a existência.
    Sonhos, sonhos! Vamos apanhá-los, então!

    Um abraço...

    ResponderEliminar
  48. OLÁ VIEIRA CALADO
    Tenho-me queixado de violência doméstica, já foi física mas ultimamente tem sido mais psicológica.

    Acabo de visitar um blog que diz:
    25 NOVEMBRO: DIA INTERNACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
    A violência doméstica, nomeadamente a violência do género, é uma realidade que envergonha o mundo em pleno século XXI. Em Portugal foram registados, em 2006, segundo a UMAR, 20.595 situações de violência doméstica. Entre as agressões, incluem-se 39 casos de homicídio e outras 43 tentativas. No entanto estes números não revelam toda a realidade pois muitos casos não chegam a ser participados. Se fores vítima, ou testemunha, não hesites em denunciar!

    Em caso de urgência liga o 800202148.
    Apresenta queixa às autoridades competentes.
    Pede apoio à APAV- Associação de Apoio à Vítima
    Tel. 707200077 e-mail: apav.sede@apav.pt

    ADERE A ESTA INICIATIVA E PUBLICA UM POST DE INDIGNAÇÃO.

    Quero agradecer-te as simpáticas palavras que deixas no meu kalinka.

    Desejo-te um excelente domingo.

    ResponderEliminar
  49. Os pedaços de sonhos sempre vão restar, pq a lembrança é como uma caixinha, onde guardamos tudo e as imagens se misturam, mas não se apagam nunca...

    um beijo pra ti e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  50. Caro amigo, deixei um presente para si no Barlavento.
    Um abraço e votos de boa semana.

    ResponderEliminar
  51. Sonha-
    dor de ser doente.


    Um sorriso que tivesse um halls,
    um cinema que tivesse um beijo.


    Restos de palavras que rastejam
    ainda ainda ainda
    e etc.

    A memória é um eco.

    O teu silêncio em letras
    me traduz.
    Calado.







    Ah... braços!
    http://cincoespinhos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  52. Olá,Vieira Calado, obrigada por ter aceitado participar.
    Boa semana...

    ResponderEliminar
  53. Lindo poema.
    Ao final, tem-se a vontade de voltar a lê-lo...
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  54. Os sonhos, as lembranças, as memórias fazem parte da nossa construção.
    Depois temos as palavras ditas, escritas, que tantas vezes nos embalam na vida.

    Gosto de ler estes seus "sonhos".

    Abraço.

    ResponderEliminar
  55. Não é o sonho pedaço de papel lançado ao vento da vida?
    Lindo
    Bj.

    ResponderEliminar