,

,

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

POEMA ÀS CORES

.
Atenta nesta paleta de cores
estes sinais de opulência da luz breve
símbolos que acordam a manhã dos nossos olhos
para a flor do sol
que insistem na múltipla transfiguração
das imagens que dão forma às nossas vidas;
repara no preto e no branco
como se a sinfonia dos acasos
não fosse mais que a simetria dos ocasos
ou no azul que desfalece
os matizes infindáveis do cinzento
que vai nos olhos, no sangue de cada um
porque é o sol magenta dos alvores matinais
que trai os sonhos da madrugada
a reflexão das cores e do entendimento.
Vê como o verde decai
em tonalidades martirizadas pelo ocre e o amarelo
sustentando a linha melódica dos barros;
Observa a cor do céu na fria latitude
dos gelos glaciares,
na transparência da água dos oceanos
resolvida em anémonas e corais de luz.
Atenta no rosa dos frutos da primavera
entre as folhas a captar o sol
para a maturidade corrompida pelo granizo
onde a imagem da noite baila
no esmorecimento das cores e a sua ausência
o negro
.....o presente persistindo
.....curvado à sapiência do eterno.
Atenta nas cores
e ouve o timbre os tons da música
capazes de trazer violetas e rosas
ao patamar da euforia
o clímax de licores de carmim e rosa
em púrpura desfeita virgindade
na face da menina
já mulher.
Lê a tua sina em esmeraldas
e em rubis cristalizados
proscritos até ao fim do tempo
ou o ébano das noites frias envenenando
o brilho diáfano de ametistas e turquesas
que resolvem a cinza em azul e oiro
e vê como tudo se encaminha para um grande abraço
num arco-íris que vincula a terra à terra
o sangue ao rubro sangue das entranhas dum vulcão
que derrama todas as cores,
os símbolos e os signos
o magma que há de florescer nas sensações
a percepção subjectiva
do real.
inédito

58 comentários:

  1. Belíssimo poema. Os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Amigo, recebi e enviei... Obrigada. Por favor, avise-me porque não confio muito nos CTT's.

    Tenho um amiguinho de 5 anos que me ensinou duas novas cores: Preto escuro e preto claro.

    Bom feriado!

    ResponderEliminar
  3. Cores... Florescer... Sim, cores a florescer... Este poema deixa-nos pensar e eu gosto :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita ao meu blog. Gostei muito da sua poesia, virei aqui mais vezes, com mais calma, pois aqui há muito o que apreciar. Vc é muito bem-vindo sempre que quiser me visitar e vou gostar mais ainda se vc comentar sobre os meus escritos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Que poema colorido. Brincando de arco-íris com as palavras. Gostei. Fez-me associar as cores ás coisas da vida que muitas vezes nos passam despercebidas.

    À margem do post.
    Não falei ainda do seu livro que só li ainda até à página 30. O tempo é muito pouco e agora o único livro que leio todos os dias é o código de estrada, pois quero ver se tiro a carta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Como eu gosto de cores... e as dessa paleta poética!!

    Viva o arco-íris...

    ****************

    ResponderEliminar
  7. Mais um poema de alguém que também sabe olhar as estrelas.
    Usando as palavras como uma paleta de cores faz-nos pensar: Que côr terá o céu?

    ResponderEliminar
  8. Amigo,
    com esta "paleta de cores" você pintou um do "quadros" mais bonitos que já "vi".
    Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Forma colorida de olhar a vida.
    Um bom feriado
    José Gonçalves

    ResponderEliminar
  10. Mais um belo poema de um grande poeta!
    E quanto ao Merdock, foi bem prazeiroso ler a história dum cão sem dono, que um grupo de jovens estudantes adoptou e protegeu, lutando contra as injustiças de que sofriam os mais desprotegidos.
    Imbuídos de um sentimento ideológico revolucionário, devido ao ambiente de repressão que se vivia naquela época, tomaram como sua a causa do Merdock, e lutaram
    por ela,como se de uma bandeira se tratasse.
    P.S.Não gostei,no entanto, das investidas assassinas contra os pobres gatos indefesos, mas sei que a culpa não era propriamente do Merdock...

    ResponderEliminar
  11. Amigo

    Desculpa a minha ausência. Imperdoável! Sem desculpa! Recebi os teus livros.Fiquei feliz! Obrigadaaaaaa! Vou proceder como me indicaste. Mas, um dia destes, vou tomar café contigo. Se vieres a Faro diz onde e quando nos encontraremos. Mas a casa e família estão à tua disposição para ti e família. É só dizer.Manda email. Tens tudo para cá chegar.Dispõe. Quanto aos poemas, gosto muito! Encontrei referências tuas num livro " Escritores portugueses do Algarve" LLena Gonçalves. Gostei muito! Parabéns!

    Mil beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Símbolos.. signos.. cores..
    Leio argentum teu arco-íris, querido..

    ResponderEliminar
  13. Lindo...lindo... Palpitante...
    já está dentro...

    a qualquer tempo levarei-o...

    Te aviso

    Beijos e uma linda semana

    ResponderEliminar
  14. Caminhei em seu arco-íris poético e me senti iluminada por suas palavras.

    Beijos enfeitiçados.

    ResponderEliminar
  15. Continuo a te ler com meu "gracioso" sotaque português. É por causa da musicalidade das palavras... É bom para os ouvidos.


    abs do nil

    ResponderEliminar
  16. Uma belíssima escrita!
    Deixo um abraço e um convite:

    http://www.escritartes.com/forum/index.php?referredby=3

    ResponderEliminar
  17. Amigo Vieira Calado,

    Neste imenso vórtice de cores, até parece que o mundo de repente se tornou imensa e unicamente AZUL!!!!

    LINDO POEMA!!!!

    Bjks

    ResponderEliminar
  18. Realmente, como tudo na vida, também as cores se vão transformando, decaindo... qual arco-íris que se vai desvanecendo.
    Dá muito que pensar este poema.

    *

    ResponderEliminar
  19. essas são as verdadeiras cores das letras.

    ResponderEliminar
  20. Vieira, perfeito esse tom colorido que em cada verso deu vida! Lindo!
    Fique com Deus!
    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Mágnifica descrição!
    Consegue-nos transpor para os cenários criados!
    Beijinho e um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  22. "o negro

    .....o presente persistindo"

    um simples verso que tem a força de um poema!

    gostei muito

    ResponderEliminar
  23. Parabéns, amigo! Eis uma nova percepção das cores, e de uma nova poesia...

    ResponderEliminar
  24. e ainda

    um grito na madrugada

    abraço poeta

    ResponderEliminar
  25. Um poema colorido e brilhante e lindo, lindo! Adorei o 'como um relógio de areia'. Um livro intenso e forte com o sentimento inconfundível de um Poeta! Obrigada. Beijos.

    ResponderEliminar
  26. As cores da vida sublimemente expostas...um poema visual onde as cores desfilam nas nossas mentes...amei, beijos...

    ResponderEliminar
  27. Excelente poema onde as cores estão muito bem filtradas pelos olhos do poeta.
    Bfs, abraço.

    ResponderEliminar
  28. Ola!
    Vim pelo caminho do Blog da Kalinka, e dentre seus varios Blogs, escolhi a poesia, que eh minha preferida.
    Simplesmente linda essa sua poesia. A gente sente ate perfume, e as descricoes sao muito reais!
    Um abraco!
    MARY

    ResponderEliminar
  29. Versos que dimensionam a natureza e suas diversidades, tanto nas ausências como nas presenças, tanto em cores como em preto-e-branco.

    Um abraço...

    ResponderEliminar
  30. Venho aqui retribuir tua visita a meu canto.
    Belissima poesia e lindo teu blogg!

    Bjim e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  31. "E vê como tudo se encaminha para um grande abraço." Um abraço total como só Vieira Calado sabe abraçar. Mas eu acrescentaria aqui um pouco de mim e diria que tudo, desde o fim ao princípio, é uma grande abraço, um abraço que prende e se desprende a um ritmo alucinante. Uma história marcada por passos que seguem e se desviam.

    ResponderEliminar
  32. "estes sinais de opulência da luz breve" são também sinais de um tempo que definha e onde todas as cores da paleta já foram inevitavelmente esmorecidas.

    ResponderEliminar
  33. Olá, uma verdadeira força da natureza este poema.
    Adorei,
    Beijinhos,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  34. Somos inundados por uma onda de cor neste poema cromático . Visualizei cada uma das palavras e flutuei nelas. Um beijinho poeta

    ResponderEliminar
  35. Belo jogo de cores, Vieira! Aos poucos, vou conhecendo seus outros blogs, sem nunca esquecer minha paixão pela Astronomia, claro!
    Grande abraço!!!

    ResponderEliminar
  36. E lindo!
    Eu a pensar que já havia comentado
    Ai eu:o))

    Desejo um dia muito lindo cheio de cor :o))

    (*)

    ResponderEliminar
  37. Olá. Toc.Toc.Toc., Posso entrar? Li seu comentário no blog do Nilson e então passei ontem pelo seu blog e ADOREI, ainda não li toda a sua criação, mas esta última "Paleta de cores" é maravilhosa. Lendo-a tem-se a sensação de ver cada cor descrita juntamente com cada nota musical.É maravilhosa!!! Um grande beijo, do tamanho de suas obras.

    ResponderEliminar
  38. Mestre, também eu amo este pedaço de chão rodeado de cores, de todas; preso num oceano de luz e sombra infinito a parir todas as cores.
    Mulher.
    Terra.

    ResponderEliminar
  39. Vieira! Passei pra lhe ver e desejar uma semana feliz, cheia de realizações!
    Beijos

    ResponderEliminar
  40. as cores, o magma, a percepção de uma realidade...

    ResponderEliminar
  41. Você, que gosta de poesias, deve conhecer o blog Cinco Espinhos de críticas literárias em forma de literatura.

    Toda semana, também, garimpamos a internet à procura do texto que valha a pena de um autor "desconhecido".

    http://cincoespinhos.blogspot.com

    Comente. Vote na enquete.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  42. Priscila: Fui ao blog que indicou, mas não percebi o que pretendem.

    ResponderEliminar
  43. Com esta paleta, pintastes uma bela aquarela!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Ah, como eu gostaria de saber escrever assim!!

    Obrigada pela visita ao meu blog!! Sua poesia é de encantar!!

    Um beijo,

    ResponderEliminar
  45. A vida fica muito mais bonita quando olhada por este prisma. Parabéns!
    Obrigada pelo carinho.
    Uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderEliminar
  46. Um abraço dourado para quem vê a vida a cores e faz das palavras sua arte!

    ResponderEliminar
  47. Frida Kahlo, em seu diário, disse que "escrevia com os olhos"( mas pintava com o coração). O poeta escreve com o coração. Fez um poema belíssimo, colorindo cada verso com os olhos d'alma.

    Bom fim de semana.

    Beijos

    ResponderEliminar
  48. Olá... Obrigada pela visita ao meu blog.
    Gostei imenso de ler os seus poemas e, evidentemente, vou voltar.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  49. Gente!!!

    Me perdoe, mas não posso me conter.

    É simplesmente MARAVILHOSO.
    Não quis ler outros comentários para não me influenciar.

    Bravo!

    P.S. estou descaradamente copiando

    ResponderEliminar
  50. Ana:
    Não consigo aceder ao seu blog, através de "ana", no comentário.

    ResponderEliminar
  51. Olá Vieira, agradeço-te a gentil visita ao meu blog em defesa do mundo da fantasia! E aqui estou, não para retribuir a visita, mas para conhecer tua arte... Que é linda!! Pois em tua poesia foste além de uma pintura - ora, eu acredito que às vezes os versos superam as imagens. Abraços.

    ResponderEliminar
  52. Tinha que ser uma com palavras mais faceis vamos dizer pra minha professora não desconfiar. aeaoieiaoieoa'

    ResponderEliminar