,

,

quarta-feira, 17 de março de 2010

POEMA AOS CAMINHOS DO MAR

.
É nos caminhos do mar, na estrutura mutante
do seu programa de memórias, de murmúrios

é no testemunho da transparência das águas
na sua dimensão ecuménica, admirável
de unir o sangue e os bálsamos apetecíveis

que nos banhamos numa vertigem de ludíbrios
trazendo as neblinas e o cheiro forte da luz
de meridianos horizontes, uma voz bilingue
para as apetências da plenitude, do equilíbrio
instável da nossa instante intranquilidade.

E é pelo mar que nos vinculamos à terra
que entendemos o cheiro acre da terra
e seus crisântemos repletos de inocências
para o reanimar do nosso berço anfíbio
a praia onde havemos de viver e morrer.

inédito
Lagos, 2003

27 comentários:

  1. Olá, Viera Calado.
    Vim retribuir a visita em blog " Alma de Poesia".
    Fico contente que tenha gostado e aproveito para lhe agradecer também pois vejo que já tens o meu outro blog "Natureza Poética", nos seus favoritos.
    Obrigada e parabéns pelo seu blog tão bem recheado de belos poemas. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. bem já disse o Poeta do mar salgado, serem lágrimas de Portugal... Está em nossas veias , está em nossa alma. Sua poesia (en)canta !
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Os Caminhos do Mar (maravilhoso poema) por vezes é fonte, ilusão, que nos encanta mas que não nos diz respeito. Não é esse o nosso lugar embora, com o seu silêncio ou bravura, nos conceda o estar, o sentir, o reflectir.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom dia amigo!

    Passei para te deixar um abraço, porque vou estar afastado do meu blog por um tempo.

    Qualquer dia volto...

    Tudo de bom para ti

    ResponderEliminar
  5. Lindo este Poema dos Caminhos do Mar!

    ResponderEliminar
  6. "E é pelo mar que nos vinculamos à terra
    que entendemos o cheiro acre da terra
    e seus crisântemos repletos de inocências"
    Muito Belo!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. E que saudades tenho eu do verão... e com que saudades este poema me deixou do mar...

    Beijinho :-)

    ResponderEliminar
  8. Boa noite meu querido.
    Pq vc acha q eu vivo numa concha?
    Maravilhosa postagem.Seus poemas são bastantes intrigantes.
    Parabénsssssssssssss.
    Uma linda noite.
    beijos.

    ResponderEliminar
  9. Meu querido poeta
    Maravilhoso e muito profundo seu poema...como o mar.

    E é pelo mar que nos vinculamos à terra
    que entendemos o cheiro acre da terra
    e seus crisântemos repletos de inocências
    para o reanimar do nosso berço anfíbio
    a praia onde havemos de viver e morrer.


    É mesmo isso, lindo.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  10. Muito bom, Vieira....gosto muito das visões sobre o mar, e essa está muito bem feita...gostei!

    []s

    ResponderEliminar
  11. Fantástico amigo, fantástico!

    Sem dúvida que a “estrutura montante” é sempre a base da caminhada que nos levará, como dizes na última estrofe, até ao jusante. Onde a morte terá um significado de vida: montante e jusante: princípio e fim. No fundo, este lindíssimo poema fala-nos de o princípio de uma caminhada, sendo por Mar, ao qual agregas a Terra mas, ainda que não queiramos, será entre eles, Mar e Terra, que vivemos e morreremos.
    Mais uma vez, fantástico!

    Até sempre, David Santos

    Ah, desculpa. Eu no comentário anterior escrevi a palavra: semilar. Foi com um obectivo relacionado com o texto. Porém, não se voltou a falar do assunto. Qualquer dia, quem sabe, não venhas com outro "esperanto" para que tenhamos de resolver o semilar. É um erro, mas daria pano para mangas.
    Vieira Calado, mais uma vez um abração e um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  12. O mar...a claridade marítima está presente no que escreve.
    um abraço e obrigado pelas palavras

    ResponderEliminar
  13. Como se nota que vives em frente do mar. Desse mar que inspira e dá esses tons que transmites com tanto saber: o dom da expressão em verso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. E no Mar espelhaste os teus sentidos
    caminhos de tudo e nada percorridos
    e eu que adoro essa veia de barbatana
    aqui me afoguei na tua linda gincana
    de palavras molhadas de sentido...

    Meu beijo e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  15. Caro amigo Vieira Calado;
    Bem que os nossos Navegantes merecem esta homenagem em jeito de poema por todos os caminhos que trilharam nos mares da nossa história.
    Que bom seria se a exemplo dos Navegantes, os nossos Governantes soubessem trilhar com exito os caminhos da Terra!...
    Um grande abraço, caro amigo.
    Osvaldo

    ResponderEliminar
  16. O mar como princípio e fim! Os caminhos da tua poesia !
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  17. GOSTEI DESSES CAMINHOS POÉTICOS...GENIAL!

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  18. O mar sempre o mar... os mares da nossa ousadia, os mares do nosso descontentamento, o mar da nossa ilusão. Gostei do poema. Beijo meu

    ResponderEliminar
  19. Os caminhos do mar levam-nos a outros Mundos e a conhecer outras realidades....são eles, também , fonte de grande inspiração.

    um abraço amigo

    ResponderEliminar
  20. Estou com medo de comentar...rs
    beijos

    ResponderEliminar
  21. Lindo poema!

    Muitos são os caminhos que nos levam ao mar.E há vários mares, como citado no poema.

    O mar da memória, dos murmúrios e de toda amplitude da alma dentro do universo.

    Parabéns, Poeta!

    Beijos

    Mirse

    ResponderEliminar
  22. Vieira: os sons das suas palavras...calam fundo em nossos corações!!!
    Um boa noite de domingo pra ti.

    ResponderEliminar
  23. O Mar, inspirador de todos...
    Tuas palavras vivem!
    Boa Noite e semana repleta de luz.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  24. *
    Foi o mar,
    que nos deu a possibilidade
    de nos metamorfosearmos
    no ser que hoje somos !
    ,
    saudações,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  25. Bem querido poeta, voltando ao seu blog pra comentar,
    acabei por me encantar com outros de seus versos.
    Esse sobre o mar..
    amo o mar,
    moro perto e vou a ele sempre que estou em paz comigo.
    Nesse domingo das mães, realizada que sou filhos artistas os dois viajando em turnê, eu feliz porque estão comigo sempre são filhos presente ainda que distantes,chegam essa semana e celebraremos juntos.
    mas fui ao mar nesse domingo e
    que saudade eu estava de me entregar a ele!
    Assim observo e absorvo os verso
    seus que leio.
    'É nos caminhos do mar, na estrutura mutante
    do seu programa de memórias, de murmúrios"

    Perfeitas palavras.
    Me encantam seus versos.

    Ah sim, tenho 3 blogs, um que vc ja segue, esse e o outro esta no email.

    Linda semana pra nós e para os nossos
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderEliminar