,

,

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PELAS TARDES DE SETEMBRO

PELAS TARDES DE SETEMBRO
,
Pelas tardes de Setembro
quando à tarde o sol esmorece a exígua luz
e a luz se desfaz na penumbra dos meus olhos,
há um rumor no ar alucinado,
uma labareda de adultas asas de insectos adejando
o assombro que trará a bruma
às sombras da fatal melancolia.
 .
São os ecos dum naufrágio anunciado
em dissertações da ciência do tempo,
os sedimentos dos rios
em exercícios da matéria frágil das flores,
suas folhas perecíveis,
seus estigmas que vão no vento.
 -
São as frases nunca pronunciadas
dum texto oculto desvendado
no declínio da voz inquieta
perturbada da terra.
 -
Atentemos pois, nesse momento único,
nessa clarividência da luz clara
esses pedaços da sombra,
como vozes de antigas melodias
das árvores nuas, arrebatadas.
 -
São a nossa própria essência,
um murmúrio das águas derramadas sobre a água,
vestígios de um cântico de paixão
sobre a terra chã, sobre o chão
que ecoa o nossos pés.
.
inédito

29 comentários:

  1. Belo poema, caro Vieira Calado!
    Atentemos, realmente, aos sons da terra e aos sinais dos tempos.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Quanto pode haver de melancolia e ao mesmo tempo beleza, nas tardes de setembro! abraços,chica

    ResponderEliminar
  3. Pelas frases que eu nunca pronunciei... Um bj

    ResponderEliminar
  4. Pelas tardes de Setembro há tanta coisa que me faz sorrir mas que também me enche os olhos de lágrimas...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro poeta
    Parece que este ano,insectos houve que assombraram algumas regiões algarvias!
    Mas,«pelas tardes de setembro»,também há muita alegria e beleza.
    Parabéns pelo seu poema.
    Obrigada pela partilha.
    Um abraço da
    Beatriz

    ResponderEliminar
  6. Olá poeta
    Nas tardes de setembro com todo esse encanto que descreste pode nascer um lindo amor ou morrer uma felicidade.
    Parabéns
    Obrigada
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  7. Caro Vieira Calado

    Dá gostoso prazer, ler um poema destes poemas, em o Outonal Setembro, acaba por ser uma metáfora poética.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Belo poema, poeta!
    Inspiradíssimo, como sempre.
    Adoro as tardes de setembro, ainda que às vezes tragam melancolia.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. No dia do meu aniversário. É linda poeta. Eu vou leva-la como presente, com sua permissão, muito obrigada. beijos com meu carinho.

    ResponderEliminar
  10. No dia do meu aniversário. É linda poeta. Eu vou leva-la como presente, com sua permissão, muito obrigada. beijos com meu carinho.

    ResponderEliminar
  11. Linda poesia!
    Somos uma porção do universo!
    Conectados no movimento da vida!
    Beijos, poeta!

    ResponderEliminar
  12. Linda poesia que retrata a beleza das tardes de setembro...
    que não deve jamais naufragar, colocando fim ao mistério
    divino dessa natureza tão linda.
    Abraços,
    Mariangela

    ResponderEliminar
  13. Olá genial Poeta, belíssimo poema! Setembro o mês mágico em que todos os sons, os cheiros e a luz "são a nossa própria essência"!Um beijinho e muito obrigada pela gentileza das suas palavras no meu cantinho. Ailime

    ResponderEliminar
  14. Vieira,

    Belo poema! E eu, por aqui, pelas tardes de Setembro!

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Um canto de louvor ao setembro que aqui é prenuncio da primavera.
    Gostei muito Vieira ,
    deixo um abraço

    ResponderEliminar
  17. Meu caro; belo poema...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Caro Poeta
    Nasci no Outono. De todas as estações é a que mais gosto. Este poema sobre Setembro é o meu coração a falar. Lindo,
    Grande abraço
    Isabel

    ResponderEliminar
  19. Já tinha saudades de passar por aqui. Tenho andado ausente dos blogues amigos e até dos meus. Como sempre gosto de ouvir as "vozes de antigas melodias" ditas na sua maneira poética tão pessoal. Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Olá, Calado
    "Frases nunca pronunciadas" de um coração que ama em segredo... Lindo!!!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
  21. “Atentemos pois, nesse momento único...”

    Lindo, poeta! Adorei! As tardes de Setembro são inesquecíveis...

    Abraços :)




    ResponderEliminar
  22. Querido Poeta

    Hoje passando para dizer que estou a ser entrevistada no RECANTO DOS AUTORES, será um prazer a tua visita. Deixo o Link:

    http://recantodosautores.blogspot.pt/

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  23. O seu setembro é outono, o meu primavera, mas sua poesia é tão bonita que ultrapassa essa diferença. As palavras, o som das aguas dos rios, o sedimento da existencia, como eu entendi, através do que li.
    Um sorriso para voce

    ResponderEliminar
  24. Poesia viva! Retratada no olhar e no coração do poeta!
    Felicidades para você!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  25. obrigada , POETA grande pela tua visita ao meu blog! gostei! e gosto de que vi aqui
    um abraco!

    ResponderEliminar
  26. gosto de Setembro e destas suas palavras...que correm sobre nós como agua fresca.
    brisas doces***

    ResponderEliminar