,

,

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

PAZ

… para ver se alcanço
que minha alma durma, tenha paz, descanso (…)
Guerra Junqueiro (1850-1923)
.

Já viste um sonho a afastar-se para longe
do horizonte de teus olhos,
a alma da tua vida a despedaçar os últimos restos da luz?
 .
Quanto sentiste pela tempestade dum ovo
que se desfaz antes do primeiro raio de sol
ou uma velha árvore caída de borco sobre a terra
a um obstinado sopro do vento!?
 .
Onde procuras a paz para a tua alma
senão ouvindo ainda a música
da voz longínqua que embalou os teus verdes anos
no manso mar dum búzio colado ao teu ouvido?
 .
O teu descanso vem longe, quanto distante
é o minuto que esperas para vir outro minuto.
 .
Dorme ainda sobre o silêncio da terra e a voz do mar,
num cântico martirizado pelas esperas
mas que não morre,
enquanto a vida te der o eterno,
na vida.
.
Inédito. Vai para "Dicionário de Citações" (em preparação)

34 comentários:

  1. Lindíssima poesia e inspiração na paz que todos desejamos! abração,chica

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso de ler.
    Votos de um Feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  3. Ecoa
    aqui a
    vóz do

    búzio
    que vem
    do mar

    sob o
    raio
    de sol

    canto
    lindo
    sonho

    terno
    que vem
    manso

    prá
    dizer
    um

    Feliz
    Ano
    Novo

    Amigo Vieira. Este é uma pequena cadeia de Mindim
    (modalidade de poema de duas sílabas em cada três versos criada por Luna Di Primo )que adoro fazer.

    Desejo um 2013 cheio de paz, saúde, amor e prosperidade.

    Um carinhoso abraço.

    ResponderEliminar
  4. maravilhoso poema, poeta Calado.
    tenha um muito feliz ano novo, amigo.

    abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Vieira!!!
    Espero que suas FESTAS tenham sido cheias de PAZ, AMOR, SAÚDE e muita FELICIDADE!!!
    Que este NOVO ANO lhe seja generoso em tudo aquilo que sonhar...
    Seu poema foi postado no blog - http://semolharescriticos.blogspot.com

    Espero que goste!! Nós achamos muito belo!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. É sempre bom lê-lo...

    Bom ano 2013 :)

    ResponderEliminar
  7. Olá poeta.
    Foi uma grande honra receber tua encantadora visita. Obrigada pelo carinho e delicadeza.
    Tudo que é eterno um dia torna-se real e paupável. Lindo.
    Um abraço
    Gracita

    ResponderEliminar
  8. Dormir sobre o silêncio da terra e a voz do mar... Eternamente vida na vida... Eis a paz! Parabéns poeta!!!
    Novamente um forte abraço

    ResponderEliminar
  9. "Já viste um sonho a afastar-se para longe
    do horizonte de teus olhos,
    a alma da tua vida a despedaçar os últimos restos da luz?"

    Tocante e profundo.

    Boas inspirações para você em 2013.

    Bjs.
    .

    ResponderEliminar
  10. A paz é anseio de toda a humanidade e, no entanto, ela está com quem a faz!

    Um Bom Ano, com Paz no coração!

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Um belo poema. Paz, música, vida, sol, terra. Tudo o que precisamos para ser feliz.
    Um abraço e um excelente 2013

    ResponderEliminar
  12. Olá Vieira Calado

    Gostei de ler mais um inédito seu
    Lindo!
    Vejo que já tem em preparação algo na manga, aguardo!

    Passo para lhe agradecer a visita ao meu blog e o comentário que deixou;

    Que 2013 seja um ano de alegrias e de muitos sorrisos.

    Há momentos e cumplicidades que são impossíveis de esquecer!

    Cada vez mais há que dosear os afectos:
    Em 2013 direi SIM às pessoas que gostam de mim, que me mimam quando estou mais em baixo, que me tratam bem.

    direi NÃO às outras, que não estiveram presentes quando foi preciso, que não respondem a telefonemas que faço nem devolvem chamadas;

    direi SIM aos passeios fotográficos, às minhas escapadelas por esse país fora, sempre em busca de paz, silêncio e aventura;

    direi SIM a boas companhias que me fazem rir e esquecer os maus momentos da vida, pessoas com quem possa trocar ideias e partilhar os mesmos gostos;

    direi NÃO a quem não tem tempo para estar comigo;
    ...
    Muito mais haverá que terei que dizer sim ou não,
    porque com o passar da idade,
    tenho aprendido que cada vez mais é necessário separar o trigo do joio e estupidamente não estava a fazê-lo;
    ...
    direi SIM para aprender a gostar daquilo que me faz bem e a cortar com tudo o que me pode fazer mal – principalmente nunca dizer NÃO aos meus sonhos
    e dizer sempre SIM à vida.

    ResponderEliminar
  13. Melancólico, mais muito lindo.
    Palmas!!!
    beijos!!

    ResponderEliminar
  14. Estimado amigo,

    Desejo que as Bençãos de Deus estejam em nossos lares, em nossos caminhos e escolhas. Somos responsaveis pela paz, por dias bons, alegres e produtivos. Que tenhamos saúde e sabedoria.

    Feliz 2013.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. a vida sem sonhos, não teria sabor.
    retribuo os votos de Bom Ano.
    beijo

    ResponderEliminar
  16. Passou mais um ano, chegou outro para vivermos, desfrutando das amizades, dos amores e de todos os sonhos que tenho segredados em nossos corações.

    Eu vim, li... me faltou coragem de escrever o que sentia, o expressar o pensar, as vezes descabível...

    Mas quero te dizer, anos e anos, mais e mais, para sonhos, recordações e esperanças...
    que tu te abrace e deseje felicidades... em tudo e em todas as coisas. recebe com meu afeto mais doce. te amo poeta! Viva muito, precisamos de você.

    ResponderEliminar

  17. Recordações eternas que o mar carrega e nos devolve nas ondas que beijam a areia.

    Belo poema, Caro Poeta!

    Um Bom Ano Novo.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  18. Que a paz o encontre, esteja onde estiver.

    Grande abraço meu caro! Um 2013 iluminado e cheio de vida

    Leila

    ResponderEliminar
  19. Olá Vieira

    Um belo momento me proporcionou a leitura de sua poesia.

    Obrigada pela visita e pelos votos.

    Que o novo ano te traga muitas alegrias.

    Abraços

    ResponderEliminar
  20. Não se consegue comentar a paz. Sente-se.
    Se a ela associarmos o silêncio, será a eternidade na terra.
    Quase.
    Belíssimo poema.
    Abraço, V. Calado.

    ResponderEliminar
  21. Grande Poeta, um poema fabuloso! Não tenho palavras para descrever o que senti ao ler este poema! Que as recordações e o mar continuem a inspirá-lo e muito obrigada pelo privilégio de poder lê-lo. Beijinho. Ailime

    ResponderEliminar
  22. O mar não morre. Bonitos versos! Um bom início de semana

    ResponderEliminar
  23. Meu querido Poeta

    Como sempre maravilhoso...que o tempo tenha o tempo necessário para se realizarem todos os sonhos.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  24. Saudades da sua poesia... Sabe que a vida tem dessas, de nos levar e nos trazer, nessa constante incerteza...

    Muito feliz em ver que continua na 'ativa', nesse embalo de poesia!

    ResponderEliminar
  25. ... e o Eterno da Vida! Boa semana, mestre e amigo; meu abraço.

    ResponderEliminar
  26. Meu caro; como sempre bela poesia...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  27. Olá!
    Como sempre belas poesias.
    Vim agradecer sua mensagem e desejar um feliz 2013, com muita saúde , paz e inspiração.Um abraço

    ResponderEliminar
  28. "...enquanto a vida te der o eterno, na vida.".

    Forte Abraço, Vieira Calado

    ResponderEliminar
  29. Olá amigo!Tenho andado um pouco longe dos blogs como muitos amigos.Estou a tentar voltar a ser assídua a todos,as minhas desculpas.O poema que nos brilha em paz e a esperança que sempre devemos manter,apesar,de muitos a tentar destruir.
    Bom ano de 2013 e beijinho

    ResponderEliminar