,

,

sexta-feira, 11 de maio de 2012

O DESPONTAR DO ENTENDIMENTO


Julguei que sonhava ao ouvir
aquela melodia impensável
do vento.
 .
Mas eu estava desperto em todas as janelas do meu corpo
fora da lassitude de ignorar o tempo obtuso
dos dias.
 .
O vento era uma sinfonia da minha solidão
o meu desvario instinto de procurar
o oculto no que está nos ares que piso
no ar que respiro com a minha pele.
 .
E ele reconstruía-se num elo de ardências
semeando os graves a insinuar a inflexão
dos agudos para a vertigem,
ou as pausas breves que me despertavam as memórias
em puro alimento de paixão.
 .
O vento retocava os beirais das casas com violinos
que ressoavam pelas pedras
numa amálgama de cores exóticas de frémito
e inocência
.
grande
como a espera pela primeira luz
a bater na vidraça do meu quarto o
despontar do entendimento
no deslizar inumerável dos dias.
 .
inédito

30 comentários:

  1. Vieira, este foi o mais belo de todos. Palmas! Muitas palmas.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Querido amigo, o despontar do entendimento é sempre cheio de surpresas, saímos da inocência para um mundo cheio de mistérios que as vezes nos é difícil entender. Lindo poema. Beijocas

    ResponderEliminar
  3. A leveza do poema tem halito de saudade.
    Sentimento pleno que a brisa acarinha, molda no ar o instinto do poeta.
    Na calada da noite, na sinfonia da sua própria canção.

    Belo poema Calado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Poesia simplesmente realista, verdadeira e repleta de sentimentos.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Que dizer de tanta maravilha aqui condensada nesta sinfonia do vento ?

    Parabéns pela criatividade e pela beleza das palavras que usas como pausas breves que despertam as memórias.

    ResponderEliminar
  6. É ótimo começar o dia ,lendo um Poema tão bonito como este "Despontar do entendimento!"

    ResponderEliminar
  7. Maravilhosa tua poesia!abraços,lindo fds!chica

    ResponderEliminar
  8. Uma bela metáfora, caro Vieira Calado. O vento personificado, que inflexiona o despertar das memórias e tem voz activa no 'inumerável dos dias'.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  9. "O despertar do entendimento
    no deslizar inumerável dos dias"
    dá a sabedoria e a sensibilidade
    ao poeta, para a criação - de uma
    obra tão bela... sublime poema!
    Olá, Vieira...parabéns...
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  10. abraço, caro Poeta.

    maravilhosos teus poemas.
    tiro-te o chapeu...

    ResponderEliminar
  11. Desejo um agradável fim de semana.

    Aqui me deixo estar
    embalada por esta bela poesia
    levito...

    Também eu gosto de ouvir a melodia impensável do vento!

    Continuo os posts sobre a minha viagem
    quando quiseres acompanhar já sabes que terei muito gosto em ver-te pelos MOMENTOS PERFEITOS.

    Felizmente o Amigo António Cambeta vai-me dando algumas dicas, bem importantes.
    ...
    Pois, eu sozinha em Bangkok
    sem ter quem me orientasse
    ...
    Para quem nada conhece,
    como é o meu caso,
    não me perdi
    e sozinha lá fui explorando
    o que havia por perto
    na rua do Hotel.
    ...
    O Amigo Cambeta explica que é
    a Deusa da Misericórdía.
    ...
    Não tinha quem me explicasse
    e agora para fazer os posts
    no blog, nas pesquisas que faço
    só encontro artigos escritos em inglês,
    por isso transcrevo-os para o blog, mesmo em inglês.
    Percebi que essa fundação está ligada a um Hospital.

    Deu para perceber que os chineses são muito unidos e prestam imensa ajuda à sua comunidade e não só.

    Abraço amigo da Tulipa

    ResponderEliminar
  12. Desejo um agradável fim de semana.

    Aqui me deixo estar
    embalada por esta bela poesia
    levito...

    Também eu gosto de ouvir a melodia impensável do vento!

    Continuo os posts sobre a minha viagem
    quando quiseres acompanhar já sabes que terei muito gosto em ver-te pelos MOMENTOS PERFEITOS.

    Felizmente o Amigo António Cambeta vai-me dando algumas dicas, bem importantes.
    ...
    Pois, eu sozinha em Bangkok
    sem ter quem me orientasse
    ...
    Para quem nada conhece,
    como é o meu caso,
    não me perdi
    e sozinha lá fui explorando
    o que havia por perto
    na rua do Hotel.
    ...
    O Amigo Cambeta explica que é
    a Deusa da Misericórdía.
    ...
    Não tinha quem me explicasse
    e agora para fazer os posts
    no blog, nas pesquisas que faço
    só encontro artigos escritos em inglês,
    por isso transcrevo-os para o blog, mesmo em inglês.
    Percebi que essa fundação está ligada a um Hospital.

    Deu para perceber que os chineses são muito unidos e prestam imensa ajuda à sua comunidade e não só.

    Abraço amigo da Tulipa

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Calado pela presença sempre cordial.
    Um belo poema
    quisera o entendimento do oculto chegasse antes do fim rs
    abraços

    ResponderEliminar
  14. O vento retocava os beirais das casas com violinos

    Uma imagem linda.
    Gostei
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Um poema lindo! O despontar do entendimento traz surpresas roa agradáveis ora não. Boa semana!

    ResponderEliminar
  16. ..um toque belo de perfume poético!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  17. Belíssimo, se eu estivesse aí, o aplaudiria de pé, meu amigo!!!

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderEliminar
  18. Poeta
    Como sempre...SUBLIME.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  19. Poeta Amigo..
    Estava com muitas saudades de ler seus poemas.
    Ler você é é prazeroso seus poemas me encanta .
    Te deixo beijos de boa noite.
    saudades..Evanir.

    ResponderEliminar
  20. Todas as sensações que despertam os nossos sentidos nos fazem entender o mundo que nos rodeia. Conjugar em palavras os sentidos é obra, meu caro, e você consegue-o na perfeição.
    Cumps

    ResponderEliminar
  21. Grande Poeta Vieira Calado,
    Que poema belíssimo!
    "O vento era uma sinfonia da minha solidão"!
    O vento na sua simbologia nos traz ou remove sentimentos contraditórios ou nos liberta para um despertar "a bater na vidraça do entendimento".
    Lindo, poeta!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  22. Que bela sinfonia,poeta...Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Uma magnifica poesia repleta de sentimentos!
    Linda, poeta
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. O vento retocando os beirais das casas com os sons do violino e batendo na vidraça do seu quarto para o despontar do entendimento deslizando nos seus dias.

    Mais um maravilhoso poema

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Belo!
    Como o vento nos sopra melodias à alma!

    ResponderEliminar
  26. Olá,nova postagem:www.expressaempalavrasearte.blogspot.com
    Abraços

    ResponderEliminar
  27. O vento, sempre o vento nas nossas vidas, no que escrevemos, no deslizar inumerável dos dias...
    Adoro este poema.

    ResponderEliminar