,

,

domingo, 4 de dezembro de 2011

AS CASAS (excerto)

Foi apresentado o livro "5 Poetas de Lagos", vol VI.
Eis um dos poemas da minha participação

.
As casas
.
Na cidade resvalamos pela lâmina dos dias
o contorno dos passeios antigos, as inscrições
do vento encurralado nos umbrais do tempo.
.
Aqui tecemos a teia da luz e da sombra
volúvel, da nossa obediência ao sol,
ao claro/escuro ágil clivagem duma nuvem,
ou a cirros de sono no lilás da tarde:
.
transitórios de corpos que são os nossos, hábeis
passageiros, limpos insectos de lábios trans-
lúcidos colados aos vitrais reflectidos para dentro,
onde roçam vestígios de amores idos
rasgados em sangue e esperma – versão a mais antiga
da pólvora/seta a mais veloz da ave,
submersos de pequenas minúsculas aranhas voando
ao indelével vento dum fio de seda,
a bafejar a pele do corpo antiquíssimo
desde o fumo mais imemorial
de todos os segredos da vida
.
trazidos no eco dos frutos do pólen que veio
de ainda além das montanhas e do mar,
talvez de ainda além donde as estrelas
disparam a cinza cadente na noite acesa
de luz e poeira
com que amassamos os olhos terríveis
dos deuses.
(...)
O poema todo aqui

30 comentários:

  1. Bom dia Vieira Calado

    Desejo muito sucesso ao vosso livro. Vou clicar e ler o poema todo.

    Obrigada

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Talento tens de sobra,vejo em cada verso teu...
    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  3. sinto-me um pouco dessa casa que tu descreves..

    bjs.Sol

    ResponderEliminar
  4. Amigo poeta. Não sei o porquê mas adorei este poema?Tem outros muito bons mas este gostei mesmo,fala da casa e raízes da vida.Desejo muito sucesso para os livros.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Estou de volta para curtir os amigos.
    beijos

    ResponderEliminar
  6. Vou ler o poema todo...
    Gosto muito da sua poesia.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. excelente. o poema.
    enorme talento poético. o teu

    felicidades. parabéns.

    abraços

    ResponderEliminar
  8. Muito bom escrito, poeta!

    Tens o dom, de verdade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Como dizer? Belo cuidado com as palavras, no sentido de amá-las e conhecê-las tão bem, tão profundamente sentidas e vistas diariamente no mundo, com a ótica da sensibilidade, tecendo emaranhando dando um outro sentido a tudo! lindo, lindo...

    ResponderEliminar
  10. Meu querido Poeta

    Adorei e vou ler o resto, desejo todo o sucesso e deixo um beijinho.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  11. Hoje vim trazer um convite especial.
    vá no meu cantinho comungar comigo da minha vitória da qual vc tbm faz parte.
    bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  12. Amigo poeta
    Mais um belo poema
    está tudo dito
    fala das raízes da vida.
    Pergunto-me:
    onde estão as minhas raízes?
    ...
    Desejo muito sucesso para os livros.
    Obrigada pela partilha.

    Neste feriado aproveito para colocar em dia as visitas aos blogues dos amigos,
    porque durante os dias de semana não há tempo para nada...
    a vida é um corre-corre!!!

    deixo-te um abraço,
    neste dia gelado e nublado
    8 de Dezembro
    em que a alma gela
    efeitos
    da temperatura exterior
    e interior

    ResponderEliminar
  13. Amigo poeta
    Mais um belo poema
    está tudo dito
    fala das raízes da vida.
    Pergunto-me:
    onde estão as minhas raízes?
    ...
    Desejo muito sucesso para os livros.
    Obrigada pela partilha.

    Neste feriado aproveito para colocar em dia as visitas aos blogues dos amigos,
    porque durante os dias de semana não há tempo para nada...
    a vida é um corre-corre!!!

    deixo-te um abraço,
    neste dia gelado e nublado
    8 de Dezembro
    em que a alma gela
    efeitos
    da temperatura exterior
    e interior

    ResponderEliminar
  14. Caro Vieira Calado,

    sinto-me honrado pela tua visita no meu blogue e triste pela ausência que tenho vincada no teu.

    claro que não podia deixar de retribuir e dedicar-me, nesta tua "casa", à leitura das palavras que tão bem te obedecem e se conjugam de poesia.

    um poema, uma casa, muitos dizeres do feito e ainda do por fazer.

    Parabéns e

    um Forte Abraço

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, grande Poeta! A morada que construimos interna e externamente passa por tua sensibilidade. Lindo demais!! Um prazer te ler! Beijos, Vilma

    ResponderEliminar
  16. Meu caro,
    Lindíssimo.Não tenho mais palavras.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Os deuses... não seremos marionetas nas suas mãos ardilosas!?

    beijos

    ResponderEliminar
  18. fabuloso poema, Viera!

    abraço e felicidades para o sucesso do livro.

    ResponderEliminar
  19. ♥✿⊱╮
    º°♥❤ Olá, amigo!

    ❤ Falas de uma casa assombrada pelas lembranças?

    Boa semana!
    Beijinhos.
    Brasil ♥✿⊱╮
    º°♥❤ ❤

    ResponderEliminar
  20. Amigo poeta, a nossa casa é o nosso porto de abrigo, pena que nem todos o consigam alcançar ou o tenham perdido ao longo de uma qualquer tempestade no mar da vida.
    Como sempre brilhante!
    Bom restinho de domingo e uma excelente semana.
    beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  21. Olá amigo Poeta.
    As casas nos abrigam, nos acolhe, nos protejem... e revelam nossos segredos mais íntimos... Belo poema. Bjs.

    ResponderEliminar
  22. Estranhamente me lembrei de um dia de tempestade em meio ao mar, onde as ondas e o vento moldam o lugar, mas esta mesma paisagem sofrem tanta mudanças...

    Hua, kkk, ha, ha, um pouco sem lógica o meu pensamento.

    E belo texto.

    Como foi a apresentação?

    Fique com Deus, menino Viera Calado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Gostei do poema que fala das raízes do nosso ser interior, a teia da nossa vida e a construção de um tempo tão transitório...Tenho a certeza que este poema contribuiu para o sucesso do vosso livro!
    Bj.
    Graça

    ResponderEliminar
  24. Tudo bem, Viera?

    Gostei muito da sua poesia, bem existencial
    e trabalhando muito bem essa questao do
    tempo e espaço.

    Quando puder, ficaria honrado se visitasse
    meu blog de poesias, pois acredito que temos
    afinidades tematicas (http://ozonioazul-poesia.blogspot.com/).

    Grande Abraco, Eridanus

    ResponderEliminar
  25. Poeta

    Passando para agradecer o carinho de sempre e oferecer uma fatia de bolo do meu aniversário...embora virtual é de coração.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  26. Uma poesia plena, vibrante, replena de sensibilidade e de bom gosto.

    ResponderEliminar
  27. Oi, poeta...

    Vim aqui alimentar minha alma e lhe desejar uma ótima semana!

    Beijosss

    ResponderEliminar