,

,

sexta-feira, 1 de abril de 2011

UM POEMA


Em S. Paulo

 ,
Do meu livro "Por detrás das Palavras", 
recentemente publicado no Brasil, um poema. 
.
Como não havemos de questionar este mundo,
as suas estrelas transgressoras, na aventura temível
de erigir uma flor e destruí-la com um bafo de vento
vindo duma ciência longínqua, um destino indecifrável?
.
É nestes fósseis da pedra, que se lê a impressão digital
dum crepúsculo, uma lâmina de vertigens breves,
ah, um deus ignorante da plenitude do amor terreno,
amor que não se esgota com a morte das espécies.
-
Como deveremos interpretar as manifestações
de apego à terra, dos humildes bichos da terra,
uma fogueira inextinguível que há-de ver-se ao longe
quando se apagarem os últimos restos do sol?
-
.

51 comentários:

  1. Questionar o mundo sempre! Questionar o amor também...
    Mas vivê-lo em sua máxima intensidade..
    Um grande beijo amigo.
    Edna Campos.

    ResponderEliminar
  2. Um mundo indecifrável, um deus Ignorante do amor e uma fogueira Inextinguível... E a chave deste mistérios unicamente nas nossas mãos...
    Lindo poema! Parabéns para nós pelo lançamento do teu livro por aqui!
    Um grande beijo querido amigo poeta

    ResponderEliminar
  3. caro amigo, felicito pela publicação aqui no Brasil! É uma pena que eu esteja distante de São Paulo. A poesia é linda e as estrelas transgressoras têm muito a ver comigo! Um beijo e parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Querido amigo e poeta, acredito que quanto mais questionamos o mundo, menos o entendemos. Só nos resta tentar viver da melhor maneira possível os dias que nos restam aqui nesse planetinha tão confuso. Adorei o poema, é uma bela reflexão.Mais uma vez parabéns pelo lançamento de teu livro aqui no Brasil. Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela apresentação do seu
    livro em S.Paulo.
    Vi o vídeo e achei mt interessante.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  6. Mestre Vieira Calado,questionando o mundo e o amor, como sempre.
    E com a beleza poética da sua criatividade. Um mundo para o qual não encontramos resposta, pois quando pensamos estar perto de o entender, os homens ou esse Deus distante, sempre tão cego, surdo e mudo, encarregam-se de o complicar mais.
    Adorei.Felicito-o pelo sucesso do seu livro.
    Saudações poéticas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Vieira!
    Fico muito feliz que teu trabalho já esteja aqui no Brasil; já não era sem tempo.

    Um questionamento de uma forma mais do que poética. Lindo!


    beijo no coração

    ResponderEliminar
  8. Queria muito ter ido na apresentação do seu livro em São Paulo, mas não foi possível, quem sabe se tu vir ao Rio... :)

    Fico feliz com o seu sucesso.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Maravilhoso sempre..uma mistura perfeita entre a profundidade e a sensibilidade. Muito sucesso com o livro meu amigo...
    Beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  10. MUITO BOM, VIEIRA!

    Poema e vídeo.

    Aguardo ansiosa o meu.

    Beijos

    Mirze

    ResponderEliminar
  11. Um som sutil de revolta, muito razoavel, amei este poema.
    Ate no titulo você foi feliz.
    bjs. bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. "To be or not to be, that's the question"?

    Isso tem me acompanhado tão intimamente, porque é a essência do humano, e nada que é humano me é estranho, ou indiferente. E o teu poema brinda-nos com a inesgotável força questionadora que habita em nós e nos permite mover as estrelas.

    Beij, Calado!

    ResponderEliminar
  13. Tantas são as questões que nos preocupam neste mundo.

    Colamo-nos à terra quais bichos humildes até que se apaguem os últimos raios de Sol.

    Um poema para ler e pensar.

    ResponderEliminar
  14. muito lindo, é claro, mais um poema aconchegante e um video muito feliz! parabéns
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Sempre excelente amigo poeta.
    Como não questionar o mundo, com tanta desigualdade entre os homens, com tanta falta de respeito pela natureza e pelos nossos semelhantes, como não questionar se cada vez mais o homem se fecha na sua própria concha ignorando o sofrimento dos que os rodeiam.
    Bom domingo
    beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  16. Parabéns!
    Fico super feliz por si.
    para quando a 2ª edição deste seu livro em portugal?

    ResponderEliminar
  17. é o fogo que não se apaga nunca..e que vive dentro de nós, mesmo que estejamos mortos..

    bjs.Sol

    ResponderEliminar
  18. Andei por aqui. E meditei sobre o poema.
    -------
    Um abraço.
    Manuel

    ResponderEliminar
  19. Parabéns, poeta!
    Profunda reflexão - em cada palavra,
    em cada verso.
    Abraço
    Nádia

    ResponderEliminar
  20. Questionamos o Mundo mas nem sempre temos resposta! Um Poema muito bonito!

    ResponderEliminar
  21. Olá poeta,

    muito bonito o poema... Sem dúvida o livro será bem vendido. Gostei de degustar um pouco de sua apurada escrita poética. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  22. Poeta Vieira Calado,

    A poesia é linda,indiscutivelmente!


    PS: Vou procurar o contato do livro. Obrigada!

    Beijos com carinho e excelente semana.

    ResponderEliminar
  23. A mesma boa qualidade de sempre.
    Cumps

    ResponderEliminar
  24. Amor telúrico ao mundo de um Deus que só amado criticamente faz sentido. Amor diluído no húmus e no átomo do todo a que pertencemos.
    Bonta ode com mãos de barro segurando as estrelas do céu.
    Obrigado pela sua visita.
    E mais uma vez parabéns.

    ResponderEliminar
  25. Questionar este mundo é uma constante em mim. Nunca encontrei respostas. Será que alguém as tem?
    Desejo muito sucesso para o seu livro.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  26. Um lindo poema...Parabéns e muito sucesso com o seu livro!

    abraços...ótima semana prá vc!

    ResponderEliminar
  27. São perguntas para as quais levamos várias gerações a tentarem responder!
    Mas um dia terão resposta.

    ResponderEliminar
  28. Faz HOJE 3 ANOS QUE "COMECEI" ESTE BLOG - 04.04.2008
    Para recordar essa data, fui buscar um belo poema do AMIGO VIEIRA CALADO, com o título "COMECEI"

    COMECEI
    Hoje comecei,
    mas não ri
    nem chorei.

    Comecei
    como se começa,
    nem devagar
    nem depressa.

    Comecei
    como se termina.

    Começar e acabar
    é mesma sina.

    Não vale a pena ter pressa...

    em "Poemas Primeiros". Ed. AJEA - (reedição)

    http://vieiracalado-poesia.blogspot.com/

    A 04/04/08 comecei com uma "Mensagem de apresentação"
    Publicada por tulipa em 18:17 e tive 47 comentários, nesse 1º post.

    Juntei-lhe uma foto de minha autoria e aqui está o post do 3º ANIVERSÁRIO deste blog.
    Ofereço estas lindas flores do campo a todos os meus "Seguidores" e Amigos(as) que sempre estiveram presentes na minha vida da blogosfera.
    A todos, um MUITO OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  29. Faz HOJE 3 ANOS QUE "COMECEI" ESTE BLOG - 04.04.2008
    Para recordar essa data, fui buscar um belo poema do AMIGO VIEIRA CALADO, com o título "COMECEI"

    COMECEI
    Hoje comecei,
    mas não ri
    nem chorei.

    Comecei
    como se começa,
    nem devagar
    nem depressa.

    Comecei
    como se termina.

    Começar e acabar
    é mesma sina.

    Não vale a pena ter pressa...

    em "Poemas Primeiros". Ed. AJEA - (reedição)

    http://vieiracalado-poesia.blogspot.com/

    A 04/04/08 comecei com uma "Mensagem de apresentação"
    Publicada por tulipa em 18:17 e tive 47 comentários, nesse 1º post.

    Juntei-lhe uma foto de minha autoria e aqui está o post do 3º ANIVERSÁRIO deste blog.
    Ofereço estas lindas flores do campo a todos os meus "Seguidores" e Amigos(as) que sempre estiveram presentes na minha vida da blogosfera.
    A todos, um MUITO OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  30. Vivemos um eterno questionamento....adorei!


    mil beijos!

    ResponderEliminar
  31. A poesia é isso mesmo

    não serve para salvar o mundo

    só para nos interrogar

    ResponderEliminar
  32. heeeeeeeeeeeeeeey !

    vc ainda posta, que bom saber disso !
    depois de meses sem postar eu vim em busca dos meus parceiros de antigamente, e muitos deixaram de postar em 2009 !
    que bom que vc nao parou
    senti sua falta, bjobjo !

    ResponderEliminar
  33. Intenso e interpelativo este seu poema.Sinais dos tempos?Como os interpretar?Gostei mesmo muito.Um abraço.

    ResponderEliminar
  34. Belo blog queridissimo
    você escreve com maestria
    parabéns por seus afazeres
    e publicações!
    todos cheio de vivências!
    ja estou te seguindo

    Dan

    ResponderEliminar
  35. Um poema de quem sabe que o poeta tem legitimidade para questionar o mundo. Um beijo.

    ResponderEliminar
  36. abraço, meu caro Poeta!
    felicito-te pelo fulgor da tua Poesia e pelo teu merecido sucesso literário...

    muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  37. Querido Poeta

    Tantas perguntas sem resposta...tantos enigmas sem resposta, o poema é muito profundo e adorei o vídeo.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  38. Francamente bom. Não admira que teus trabalhos sejam um exito.
    Este poema está divino.

    Que tenhas um excelente dia

    bjito da gota

    ResponderEliminar
  39. Amigo,

    Quando estiver em "Sampa" vou procurar o livro e dessa vez, espero não falhar.

    Um abraço,

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  40. Meu poeta querido!

    Estou extasiada com seu livro na mão.
    Virei criança pulando de alegria!

    Vou passar a tarde lendo.

    Muito obrigada por essa oportunidade!

    Beijos

    Mirze

    ResponderEliminar
  41. Para

    Raiz:

    Fico imensamente satisfeito

    com o que me diz sobre o meu livro.

    O meu obrigado.

    Bjjss

    ResponderEliminar
  42. Que belo! Usualmente seus textos e poemas são profundos, maduros e conscientes.

    BeijooO*

    ResponderEliminar
  43. Caríssimo Poeta, já com seu livro em mãos, feliz me sacio no conteúdo, é o sétimo da minha coleção, de tuas publicações, mas nenhum tem tua dedicatória, infelizmente... se for possível me alegrar, dedique num e-mail, colarei com prazer.

    (Tenho desejo de completar a coleção, quais a reais possibilidades?)


    Obrigada

    é uma satisfação ler-te.


    Abraço.

    ResponderEliminar
  44. Eu estava procurando blogs de poesia e encontrei o seu. Que bom! Passarei a frequentá-lo sempre.

    ResponderEliminar
  45. Belas palavras em harmonia. indagando a reflexão. Muito bom. Parabéns.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  46. Parabéns pelo livro!
    Eu acho dificil questionar o mundo porque nao conhecemos outro, e acho que as passagens, embora tristes, que possamos ter ou ver, lamentavelmente fazem parte dele.
    beijo

    ResponderEliminar
  47. Vieira Calado, Parabéns peo seu livro ser editado também no Brasi. Gostei de ver e ouvi com atenção o vídeo.
    Desejo que tenha uma Páscoa tranquila.
    Um beijinho
    mili

    ResponderEliminar
  48. Caro poeta, voce conseguiu a impressão digital de um crepúsculo? Me conta isso, é lindo demais! Beijos!

    ResponderEliminar