,

,

terça-feira, 11 de outubro de 2011

AS CORES DIZEM O TEMPO

.
As cores dizem o tempo,
o granizo que embranquece as arestas do granito,
o hortelã respirando pequenas flores de sabor a sul.
-
Ó a antiga sapiência das árvores
e dos caminhos
e da plenitude nas planícies de verdura!
-
Como não hei-de segredar o teu nome
ó bonina de incenso, em noites de paixão,
nos pântanos que parecem eternizar os teus segredos?
-
És o pólen e a cegueira
de espirais hipnóticas de paz e medo,
em águas nascentes de musgo e de frescura.
-
És a vertigem duns olhos feridos pelo orvalho
das manhãs, ao cair da tarde
.
e eu te invoco na busca dos limites
que fazem o fascínio, a vigília perturbada
do teu violoncelo  tocando ao vento.
...
-----em Poemas Soltos & Dispersos, 2º volume
. -----
       Veja também a nova postagem sobre "A Febre do Ouro"

37 comentários:

  1. Olá, estou seguindo seu blog. Dei uma repaginada em minha página e mudei de endereço. Agora estou no www.diegoschaun.com.br onde reuni todos os meus trabalhos com crônicas, poemas e músicas. Quando puder, dê uma passada por lá. Parabéns pelos teus escritos.

    Abraços,
    Diego
    www.diegoschaun.com.br
    TWITTER @DiegoSchaun

    ResponderEliminar
  2. Sempre Excelente poesia!!!

    Excelente... Excelente!!

    Abraço poético, Viera!

    Maria

    ResponderEliminar
  3. Sou fã de seus versos, também sou fã das árvores e das cores, principalmente a cor bonina...

    Beijinho!!!!

    ResponderEliminar
  4. Deveras, Calado, "as cores dizem o tempo", o interno e externo! Tanto quanto dizem de sentimento.
    Poema-após-poema, continuas a nos dizer do inesperado dos temas, das palavras que dizem, e dizes sobre essa amplitude que és e que nos alcança com tamanha força poética!

    Congratulo essa sua infinita capacidade de inaugurar mundos e nos emocionar a cada nova poesia!

    Beijo grande de carinho, admiração e respeito!

    ;)

    ResponderEliminar
  5. Em dias de chuvas e trovoadas, o msol se fez, com poesias suas,em sussurros,entre girassois,obrigado,meu bom poetA,PELA PARTILHA!

    VIVA LA VIE

    ResponderEliminar
  6. Amigo,

    Sua poesia é sempre maravilhosa.

    FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!

    Beijinhos.
    Brasil.

    ♥ •˚。
    °° 。♥。
    ●/ ♥•˚。˚

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, Vieira

    Belíssimo poema.

    (Estou de regresso com a sazonalidade habitual: edição às Quartas no Guizo.
    O Verde Mais Tenro reside na badana direita do Guizo.
    Aparece.
    Garante-se bom acolhimento,)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Belíssimo, poeta!
    De todas as cores!...
    Abraço
    Quicas

    ResponderEliminar
  9. É preciso alma sensível e nobre veia poética para ler o tempo em suas cores, como fez você.
    É com prazer e encantamento que leio seus versos.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. As cores curam e lembram as dores do tempo...
    Lindo!
    Boa noite!!

    ResponderEliminar
  11. Aromas, cores e sabores.
    Eis tudo aqui!
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  12. Olá Vieira Calado, bom dia.
    As suas cores, não dizem somente o tempo, dizem também muitos outros saberes nas entrelinhas.
    Parabéns pela homenagem.
    Obgd. pela visita.
    Abraço
    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  13. Bem verdade! Cada estação tem a sua cor. Bonito poema!!!

    ResponderEliminar
  14. Vieira

    As cores dizem das Estações do Ano e das Estações das gentes.
    É o rodopiar de cambiantes e dos sentimentos.
    Bonito e profundo, com ares de leveza e frescura.

    Abraços

    SOL

    ResponderEliminar
  15. São versos que eternizam
    aquele tempo que pinta o dia
    das cores que a luz deixa...

    Um grande abraço e os parabéns pela tua capacidade criativa constante

    ResponderEliminar
  16. Belos versos. As cores é companheira do tempo.Um excelente resto de semana cheio de coisas boas. Bjs grande!

    ResponderEliminar
  17. Meu caro Vieira Calado,

    Qualquer elogio ao poema ficaria aquem do merecido. Apreciei de tal modo que vou publicar em Poesia...Como Pão Para a Boca.

    Muito obrigado,

    ResponderEliminar
  18. Querido Poeta

    Como sempre sublime...e dizer o quê perante a beleza deste poema.

    Deixo apenas um beijinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  19. Um arco-iris este seu poema.Belíssimo.Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Volto sempre a este poema, tão lindo, tão cheio de coisas lindas...

    ResponderEliminar
  21. A beleza das palavras se mistura nas cores do tempo e o poeta transforma cores em letras para encantar nossa alma nesta bela poesia, um grande abraço.

    ResponderEliminar
  22. Olá Vieira,
    Maravilhoso poema! Uma bela inspiração!
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  23. Amigo Vieira Calado
    do fundo do coração agradeço a sua presença no meu blog e as palavras deixadas...

    Há quem goste, quem ache as minhas imagens lindas!!!
    eu também,
    é a forma que encontro de mostrar o mundo ao mundo,
    através dos meus olhos.
    Enquanto Deus me der visão!
    Porque nada é garantido,
    hoje vejo
    amanhã como será?
    ...
    Mas...
    mesmo assim, só 4 pessoas admiraram as minhas imagens e palavras!
    Só 4 pessoas deixaram o seu comentário,
    porquê???

    Porque as outras não acham interessante...
    ignoram!

    AMIGO
    jamais saberá o que é esta DOR!!!
    Porque aqui há sempre de
    30 comentários para cima
    e SABER que existem mais de 30 pessoas que o admiram,
    bem como as suas palavras, pensamentos, poemas, sabe BEM, MUITO BEM.
    Faz bem à ALMA
    ao EGO, a tudo!

    a tristeza acompanha-me.
    este é o meu grito de angústia!!!

    Quanto aos seus poemas,
    muitos deles dão para reflectir.
    Mas, nos dias de hoje, quem reflecte?
    Ninguém...
    as pessoas estão a perder os seus valores!!!
    São apenas zombies...nada mais.

    Estou muito grata.
    Um apertado e sentido abraço.
    Tulipa

    ResponderEliminar
  24. Amigo Vieira Calado
    do fundo do coração agradeço a sua presença no meu blog e as palavras deixadas...

    Há quem goste, quem ache as minhas imagens lindas!!!
    eu também,
    é a forma que encontro de mostrar o mundo ao mundo,
    através dos meus olhos.
    Enquanto Deus me der visão!
    Porque nada é garantido,
    hoje vejo
    amanhã como será?
    ...
    Mas...
    mesmo assim, só 4 pessoas admiraram as minhas imagens e palavras!
    Só 4 pessoas deixaram o seu comentário,
    porquê???

    Porque as outras não acham interessante...
    ignoram!

    AMIGO
    jamais saberá o que é esta DOR!!!
    Porque aqui há sempre de
    30 comentários para cima
    e SABER que existem mais de 30 pessoas que o admiram,
    bem como as suas palavras, pensamentos, poemas, sabe BEM, MUITO BEM.
    Faz bem à ALMA
    ao EGO, a tudo!

    a tristeza acompanha-me.
    este é o meu grito de angústia!!!

    Quanto aos seus poemas,
    muitos deles dão para reflectir.
    Mas, nos dias de hoje, quem reflecte?
    Ninguém...
    as pessoas estão a perder os seus valores!!!
    São apenas zombies...nada mais.

    Estou muito grata.
    Um apertado e sentido abraço.
    Tulipa

    ResponderEliminar
  25. Hoje estou passando para desejar
    um feliz final de semana.
    Deixar um carinho meu como
    sempre tento fazer sempre.
    Em cada blog onde encontrei carinho
    e amizade sincéra.
    O amor por você nasce desse contato
    simples que sempre tento passar .
    Gosto de ver você no meu blog ,
    mais sei que nem sempre é possivel.
    Graças a Deus você tem uma infinidade de amizades.
    Bjs,no coração e na alma.
    Evanir.
    Um feliz dia do professor
    caso ñ for essa sua profissão
    não importa um dia todos nos tivemos um.
    Embora tenho conhecimento que em Portugal não é hoje ,
    mais compartilho com você querido poeta a homenagem aos mestres do Brasil.

    ResponderEliminar
  26. Amigo poeta, sempre magistral a escrever.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  27. Um achado o teu blog... a riqueza dos versos, das paisagens tatuadas neles, refletindo sensações, estados, pensamentos. Isso é muito bom! Abraço!

    ResponderEliminar
  28. Como sempre... uma encantadora poesia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  29. " como nao hei de segredar o teu nome ?" se eternizas em poemas nossas noites ó poeta das boninas de todas as cores !rsrs
    lindo Vieira

    abraço

    ResponderEliminar
  30. como não segredar ou invocar a pureza bela da bonina, as árvores, os prados, os perfumes,..., a genuidade e "sapiência" da natureza, nestas manhãs de medo e carência?

    um belo poema, abraço!

    ResponderEliminar
  31. ...o natural sopro da sua pena!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  32. Que lindo, Vieira

    Doce vertigem segredando paixões ao som do violoncelo respirando arvores e flores sobre o orvalho da
    manhã

    Sem palavras de tão belos poemas.
    Obrigada pela visita

    Um abraço

    ResponderEliminar
  33. Olá amigo poeta,

    que lindo!

    e eu te invoco na busca dos limites

    LIndo!

    Abraços

    ResponderEliminar
  34. Amigo e Grande Poeta,
    Que grande poema na intensidade e emoção que coloca em cada palavra com que constrói este maravilhoso percurso através das várias tonalidades que compõem o nosso tempo.
    Genial.
    Muito obrigada.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  35. Sem dúvidas meu amigo Vieira Calado você é o poeta. É fascinante a sua poesia. Abraço

    ResponderEliminar