,

,

quarta-feira, 16 de abril de 2008

É O VENTO A INTERPRETAR

.

É o vento a interpretar o verdadeiro desígnio destes campos,
migalhas de pó que se transportam ondeando as ervas e os matos
para um tempo breve, onde dispor um incêndio, junto ao corpo
das excessivas lembranças, no anónimo exílio das cidades.

.
Quanto basta é o sossego dos lugares soltos ao festim do sol,
a asa dum insecto que se recorta no azul perdurável da terra.

.
Assim me ensinaram os perfumes da urze, que chegam de longe,
o estorninho escondido dos olhares, desconfiado dos destinos.

.
E aqui reconheço, no chão caminho das águas, a serenidade
deste pastor imperturbável às formas fulgurantes do silêncio
que soa entre as árvores, o trânsito liberto, perpétuo, das seivas,
a exacta, útil degenerescência do conceito urbano de solidão.

em Terrachã, ed AJEA/2004

62 comentários:

  1. É o vento quem melhor desenha na paisagem.

    ResponderEliminar
  2. "E aqui reconheço, no chão caminho das águas, a serenidade
    deste pastor imperturbável às formas fulgurantes do silêncio ..."

    por isso volto e agradeço.

    Um abraço
    Mel

    ResponderEliminar
  3. Um poema com textura, aroma, tacto. Sente-se.

    ResponderEliminar
  4. Olá querido amigo, um belo poema... Um poema que nos toca!
    Um poema que nos leva a outras paragens!!!
    Obrigada meu amigo, por me dares a ler, tão bela poesia...
    Beijinhos de carinho,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  5. Além do mais, acho o título do poema um Must!!! "É o vento a interpretar"...
    :))

    ResponderEliminar
  6. Oy Amigo,

    Que maravilha os dois livros que quase li de um só fôlego!

    Adorei. Muito obrigada pelos excelentes momentos de poesia que me proporcionou. Se calhar está na hora de eu fazer aí outra exposição com uma sessão de poesia pelo meio. Que tal?

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  7. MARAVILHA DE LEITURA, QUE POEMA!!!!
    Vieira, seu espaço é simplismente maravilhoso.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. "...Quanto basta é o sossego dos lugares soltos ao festim do sol,
    a asa dum insecto que se recorta no azul perdurável da terra...."

    Lindo!

    Parabéns!

    (*)

    ResponderEliminar
  9. por vezes é de absoluta necessidade deixar o vento interpretar as nossas estradas de pó cobertas, na seara da solidão....

    um abraço amigo

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo, excelente poema...Bela interpretação do vento !
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Aos amigos comunico que, inesperadamente,
    fui obrigada a mudar de residência.

    Peço desculpa pela forma como o faço
    mas trata-se de uma emergência que espero seja a última.

    Aproveito para mandar um abraço do
    vosso Amigo Romério para todos

    E a Meg espera-vos aqui a partir de agora

    http://recalcitrantemor.blogspot.com/

    17/4/08 04:38

    ResponderEliminar
  12. Olá! Começar a minha manhã lendo a sua poesia, dá-me uma disposição de alto nível!
    Obrigada por nos proporcionar, a mim e a todos qie o leiem e, creio que devem ser muitos, momentos tão agradáveis.
    Tenha um bom dia!

    ResponderEliminar
  13. Fala meu amigo, do outro lado do mar risos, adoro suas poesias, são maravilhosas. Acrescentei em favoritos em meu blog. Um dia inspirador para ti.

    Fabiano(Poesias Gardener) - São Paulo

    ResponderEliminar
  14. Como adorei este texto!
    Como adoro perder-me a tentar entender os sinais emitidos pela Natureza... os silêncios que tanto dizem, os sons que entoam hinos, os odores que apelam à sensibilidade... O entrelaçar do hoje com o ontem e com o amanhã, na eterna renovação, promessa de continuidade... Repetição que nunca cansa.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Também eu: reconheço a serenidade ao ler-te. :-)

    ResponderEliminar
  16. O sentidos todos contemplados neste belo poema que contrapõe a inexorável secura das cidades com todos os perfumes e cores trazidos pelo vento de algum lugar de sonho.

    Muito bonito!

    beijos

    ResponderEliminar
  17. ...e todos os sentidos bem despertos ...com este vento aqui tão perto!

    Magnífico!

    Bjs do fundo do Oceanus

    ResponderEliminar
  18. É o vento a interpretar,
    a liberdade que os campos nos transmitem.
    E assim reconhecemos a degenerescência do viver urbano em solidão tumultuosa.

    Amigo Vieira Calado, as palavras não são vãs, fiquei preso a estas linhas deste poema.

    ResponderEliminar
  19. o vento, o tempo breve, as formas fulgurantes do silêncio,...

    excelente poema.

    ResponderEliminar
  20. Olá querido amigo, venho desejar-lhe um bom fim de semana, apesar do mau tempo...
    Beijinhos de carinho,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  21. Senti-me transportado... que bom aperitivo para o fim-de-semana no campo! Abraço, poeta.

    ResponderEliminar
  22. Houveram tantos ventos em minha vida. Amo o vento. Esvoaçam lembranças.

    Para ler teus poemas e para então sonhar... Por isto venho aqui.

    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Ele o vento a nos tocar, nos penetrar.Rendo-me à sua natureza.

    ResponderEliminar
  24. O que perdemos nesta selva urbana, onde os cheiros e os sons (ruídos) nos incomodam. Estou mesmo a precisar de férias e do meu refúgio no inetrior.
    Bom fim de semana
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  25. Mais uma poesia completa, bela na forma e no conteúdo.
    Agradeço a presença num dia difícil; gostei.
    Um abraço.

    (aconselho a que apague o comentário assinado Grogal; é vírus)

    ResponderEliminar
  26. Quanto basta é o sossego dos lugares soltos ao festim do sol,
    a asa dum insecto que se recorta no azul perdurável da terra.

    Fabuloso!
    Ao ler este poema fui transportada para as tardes quentes de Verão da minha meninice no meu Alentejo. Obrigada pela sua poesia.
    beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  27. Gostei do poema.
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  28. Exitem essenias que alem d nunca esquecermos, fazem-nos reviver outros tempos antigos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Olá Amigo
    O vento tem sido presença constante nos últimos dias, é verdade!!!
    Mas, a minha vinda aqui hoje, é para convidar para o cocktail que ofereço, durante este dia especial para mim.
    Estarei à vossa espera, num lugar magnífico que reservei.
    No entanto durante todo o dia, as bebidas estão à disposição bem como este ano uma surpresa...

    Bom fim de semana.
    Beijos e abraços.

    ResponderEliminar
  30. arcádico poema, poeta, em que o campo, com suas biodiversidades de seres e pareceres e apareceres, de preces e pereceres, desbarata a cidade, onde somos apenas solidão de indivíduo.
    meu abraço,
    luis de la macnha.

    ResponderEliminar
  31. Deixei-te no Alfazenite um selo de amizade...

    Dê continuidade se assim quiser

    Abraço grande


    Hanah

    ResponderEliminar
  32. E foi assim...no sorriso do tempo
    Envelhecido pelo vento!...
    Mas com cara feliz por perdurar
    Que passei deixando o verbo amar...
    e um lindo domingo.
    Beijinho prateado com carinho
    SOL

    ResponderEliminar
  33. Assim me ensinaram os perfumes da urze, que chegam de longe,
    o estorninho escondido dos olhares, desconfiado dos destinos.
    Aqui na cidade não existe esse perfume .

    linda poesia


    bom domingo

    ResponderEliminar
  34. Brilhante e Admirável Amigo:
    Como é magnífico ler o que escreve com uma paixão terna e doce. Plena de uma sensibilidade que é sua.
    "...a serenidade do eterno pastor imperturbável...".
    São relíquias incalculáveis que tudo e todos envolve. Conquista e cativa.
    Simplesmente, admirável!

    Abraço forte de amizade.

    Com muita estima e respeito.

    pena

    ResponderEliminar
  35. "Assim me ensinaram os perfumes da urze, que chegam de longe,
    o estorninho escondido dos olhares, desconfiado dos destinos..."

    Gosto de solidão procurada num exílio doce e intenso... Poema maravilhoso!

    Um beijo para ti...

    ResponderEliminar
  36. Este poema leva-me para o canto onde nasci. Lá, chega-me o perfume da urze, da esteva, do rosmaninho, a pae que muitas vezes necessitamos. Quanto aos cravos, amigo,trá-los. São tirados da net mas ainda que fossem meus, poderias trazê-los sem pedir. Quem te vai levar este postal "Ir", um dia destes, sou eu.

    Beijinhossss, Zé e continua a poemar e a observar os astros.

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  37. Lindo poema que transmite a serenidade da natureza, percepção. Um silêncio repleto de sentires. Delicioso.


    Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  38. "que soa entre as árvores, o trânsito liberto, perpétuo, das seivas,
    a exacta, útil degenerescência do conceito urbano de solidão."

    Amo essa solidão que desamarra os nós e faz surgir a poesia em sua plenitude. Lindíssimo! Poesia encantada a tua.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  39. No conceito urbano da solidão caminha-se mergulhados na imensidão de vozes, pessoas ...Vidas. No entanto a vivência é só.
    Que o vento traga aragens diferentes e aconchegue as almas que vivem na busca ...

    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  40. A serenidade encontra-se entre os nosso olhar e as formas "fulgurantes do silêncio".

    ResponderEliminar
  41. Querido Vieira, neste seu poema com sutis toques de prosa, pareceu-me "ouvir" um pastor de versos, que se abre ao vento da campo e também da cidade. Que lindo! Beijos.

    ResponderEliminar
  42. (...)Assim me ensinaram os perfumes da urze, que chegam de longe,
    o estorninho escondido dos olhares, desconfiado dos destinos.


    Como sempre estes teus poemas acompanham o meu dia.
    Excelente, Vieira.
    Jinhos mil

    ResponderEliminar
  43. qdo o vento nos leva, desde que não seja uma tempestado, é bom ir...n sei onde nem pk, mas ir...

    sensação boa essa.

    obrigada pela visita!:)

    kiss

    ResponderEliminar
  44. Hoje não me apetece comentar..., apetece-me apenas deliciar-me e guardar só para mim todas as emoções que saltam da tua escrita.

    Beijinhos e até breve.

    Egoísticamente (risos), Lyra

    ;O)

    ResponderEliminar
  45. um encanto

    a poesia transformada em brisa suave

    um beijinho

    ResponderEliminar
  46. É o vento a interpretar.
    ---------
    Eu direi; interpretar 'o vento'.
    Fica bem.
    Um abraço.
    Manuel

    ResponderEliminar
  47. Poesia com cheiro de terra e o vento a espalhar o perfume agreste...
    Uma semana abençoada!
    Beijos

    ResponderEliminar
  48. no sossego dos lugares, os perfumes da urze, inebriam os sentidos.
    Estou convocando os Amigos para uma passagem pelo Sexta-feira, no próximo dia 24 de Abril.
    Ficaria feliz com a sua presença.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  49. Ah, como eu aprecio me deixar levar por este vento...
    Solidão pode ser mesmo uma grande companheira!
    Abraços, Jacque

    ResponderEliminar
  50. o vento
    que me toca:
    sentimento.

    beijos.......; )

    ResponderEliminar
  51. E interpreta os nossos sonhos...
    Arrasta-nos, obriga-nos a enfrentar os medos também...
    Paira sempre no ar perfumes inesquecíveis....
    Obrigada pela companhia e visitas...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  52. Passei te desejando um fim de semana leve, suave, lindo, cheio de amor...desfruta dele!...
    Beijinho prateado com carinho
    SOL

    ResponderEliminar
  53. Em caminhos percorridos... a solidão acompanha-nos em toda a sua nostalgia

    Lindo!

    (*)

    ResponderEliminar
  54. Encontrei-me neste poema onde o vento transporta ao silêncio e à solidaço também.Oreciso ler seus livros!!! Vou tentar encontrálos.

    Grande mestre da poética,

    Um abraço

    Mirze

    ResponderEliminar