,

,

sexta-feira, 7 de março de 2008

HOMENAGEM

.

JOEL d´ ÁVILA


Usava o pseudónimo desde os tempos de estudante, em Coimbra, sempre que escrevia poesia ou a recitava, em público. Conheci-o pouco antes de seguir para além Pirenéus, para desembaraçar-me da mordaça do Fascismo.
Quando regressei, largos anos depois, voltei a encontrá-lo e fiquei a saber (também por amigos comuns), que durante esse tempo, fora um constante divulgador da minha poesia. O seu favorito era Poema para Hoje, escrito em 1963 (ou 64), mas que só viria a ser publicado quando regressei, num livro intitulado precisamente «POEMA PARA HOJE», há muito esgotado.
Declamava por toda a parte, fosse em almoços de antigos estudantes, ou colegas profissão, Casas de Fado, ou mesmo em Cafés e Tascas.
A sua voz e o seu arrebatamento, encantavam e empolgavam, principalmente em poemas de exaltação e incitamento à liberdade e à luta, como no muito extenso Poema para Hoje, que começa assim:

É a hora, irmão!

Vencer, ou morrer!

Mil vezes vencerás
se mil vezes fincares os pés na terra -
norte da luta, pelo ideal vincado nas mãos.

(…)

Um tarde, num Café, começou a recitar-me uns versos.
Depois, ante o meu silêncio interrogativo, perguntou-me se eu não me lembrava deles. Disse-lhe que tinha uma vaga ideia que escrevera um poema algo semelhante, mas que se perdera, há muito, na minha ausência.
- O poema é teu! – exclamou ele.
Eu perdera-o, ele gravara-o na sua mente! E aqui o publico, como singela homenagem a um grande amigo, que a morte, cedo, levou.

TU

Negros sãos teus cabelos louros
amarelos também teus olhos cinza
de branco tingirei minha alma gris

E se gosto tanto dos teus olhos
o verde intenso dos teus seios
o rosa velho dos teus lábios
e me fica tão bem a alma azul

é porque demais adoro
os tons variados do arco-íris

poema de.. ARABESCOS......

................em promoção..

livros.ARABESCOS + TRANSPARÊNCIAS - 5 euros

conforme postagem anterior

37 comentários:

  1. Belos versos, amigo. E bela homenagem!

    ResponderEliminar
  2. Espero que a distribuição funcione.
    Não queria ficar só pela amostra que é muito, muito boa.

    Z.

    ResponderEliminar
  3. Passei por aqui e gostei muito do blogue! Parabéns! Um abraço...

    ResponderEliminar
  4. JOSÉ M. BARBOSA:
    a distribuição já começou.
    Na próxima semana (espero) receberá os livros.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá querido Vieira Calado, bela homenagem a amigo muito querido.
    Eu estou solidária consigo... Beijinhos de carinho.
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  6. Graças a uma fabulosa memória temos agora o encanto de conhecer mais este poema tão bonito.
    Bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. A vida nos reservam surpresas e essas pessoas pitorescas que encontramos pelo nosso caminho, acabam por acrescentar detalhes que ao final sempre nos deixam saudades! Bela homenagem!! Beijus

    ResponderEliminar
  8. As voltas da vida, amigo...
    Muito gostei da sensibilidade expressa neste post.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Caro VC,

    Já prometi ao meu pai e à minha irmã (professora manifestante) o seu livro. Quero oferecê-lo a dois ou três amigos também. Na Bertrand de Aveiro prometeram-me que o vão ter para a semana. É verdade ? Ou tenho de os buscar a Lx. ?

    Um abraço,

    JB

    ResponderEliminar
  10. As pessoas partem. As palavras ficam.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Bela esta homenagem e os versos são muito belos.

    Um beijo de Bom Domingo

    ResponderEliminar
  12. Olá Amigo!
    Bela homenagem e belos também os seus poemas!

    Ao ler o post anterior pensei logo em encomendar o seu livro por mail, mas depois vi aqui num dos comentários que ele iria estar disponível na Bertrand de Aveiro.
    Assim, de um modo ou de outro, espero adquiri-lo, e principalmente, lê-lo.

    Como sabe, gosto bastante da boa poesia e a sua está incluída.
    Tenho pena de não ter grande jeito para a fazer, mas vou-me dedicando a outras artes.
    A propósito: obrigada pelo seu comentário e incentivo.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  13. Magri-bric-a-brac:
    Obrigado pelo seu interesse no meu livro.
    Mas ele não irá para as livrarias.
    Mas pode pedir aqui, conforme postagem anterior.
    Bom resto de fim de semana para si.

    ResponderEliminar
  14. Como a distribuição já começou, aguardo a minha vez.
    Bom Domingo
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Emocionam-me sempre este tipo de gestos. O dele e o teu . Faz lembrar , como dizia o grande Fernando Pessoa, que "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

    Um beijinho e resto de bom domingo, mal tenha um tempinho faço nova encomenda.

    ResponderEliminar
  16. As palavras vivem para alem dos homens...
    Testemunhei. Escutei-o maravilhado, guardei na minha memória com uma experiência notável.

    ResponderEliminar
  17. Olá, de volta de pequena ausência...terei que vir com mais tempo para actualizar a leitura...

    Hoje, meu doce beijo deixo

    ResponderEliminar
  18. Olá Vieira, posso imaginar sua emoção ao ouvir um poema de que já havia se esquecido, e ainda mais declamado por um amigo... Acho que receber tal homenagem é um dos melhores presentes que pode existir. Beijos e obrigada por dividir essa experiência de amizade conosco.

    ResponderEliminar
  19. Lamento a perda do seu amigo e felicito-o por assim o homenagear, de uma forma tão sentida e sincera.
    O poema, como sempre, é excelente.

    ResponderEliminar
  20. Olá Vieira Calada.
    Gostei desta homenagem ao amigo,é bonito de ver.
    Beijinho Lisa

    ResponderEliminar
  21. Uma bela e sentida homenagem. E que Amigo maravilhoso era... Acho muito bonito a forma como ele decorou e promoveu o poema.

    Beijinhos

    Vera

    ResponderEliminar
  22. Andei distante , sem agradecer os comentarios feitos nas minhas postagens em meu BLOG mas por momentos voltei e com uma surpresa para ti ;) Passa por lá ...
    Tinha k arranjar forma de vos AGRADECER né ?

    Beijinhos

    Com tempo passo tb para te ler melhor e talvez eu tb voltar a escrever afinal postei eu a CANTAR C ABRUNHOSA ou para ... lol
    Fixeeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar
  23. Há amigos assim... que nos ficam com as palavras como se fossem deles. Gosto do poema. Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. gosto do teu poema emais ainda hoje que soube da morte da mulher de um amigo meu - era loira, de olhos esverdeados e pele branca, muito clara, lábios rosa e alma azul sem dúvida. Hoje voará sem dúvida sobre nós todos, protegendo os que mais amava...

    um abraço

    ResponderEliminar
  25. Obrigada pela visita, vim retribuir e deixar um dos meus poemas como presente.

    Durante toda nossa vida, pessoas passam por nós,
    Dia após dia,
    Más somente algumas dessas pessoas ficam para sempre em nossa memória.
    Essas pessoas são ditas amigas...
    E as levamos para sempre em nossos corações,
    As vezes pelo simples fato de terem cruzado nosso caminho,
    As vezes pelo simples fato de nos terem dito uma palavra de conforto, quando precisamos,
    As vezes por terem nos dado um minuto de atenção,
    Nos ouvindo falar de nossas angústias, medos, vitórias, derrotas...
    As vezes por terem confiado e nos terem contado também seus problemas,
    Angústias, medos, vitórias e derrotas...
    Isso é ser amigo, ouvir, confiar, amar,
    E amigos de verdade ficam para sempre,
    Longe, perto...
    Assim como as pegadas na alma.

    Tenha uma ótima semana
    Beijos de carinho
    Elcia Belluci

    ResponderEliminar
  26. a amizade é feita de fortes laços, que perduram para lá de nós. um abraço.

    ResponderEliminar
  27. Há momentos na vida que não se esquecem...
    A Amizade é linda e assim o provou o seu amigo ao guardar na sua memóri algo tão precioso... que mais tarde lhe devolveu ante o seu "esquecimento"
    Momento belo, numa homenagem mais bela ainda... á Amizade pura e verdadeira
    Deixo um beijo

    (*)

    ResponderEliminar
  28. Como diria Oneill..."há palavras que nos beijam, como se tivessem boca..."
    Bonito post.

    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Quero felicitá-lo pelos poemas, que aqui li, e dos quais gostei muito, sensibilizou-me a Amizade que o seu amigo por si sentia, assim como a homenagem que aqui lhe faz.
    Um abraço
    PS: Quanto aos números dos manifestantes de sábado não foi só a Polícia que os rectificou, eu também o fiz num post posterior logo que obtive essa informação. Qanto a serem todos parvos para a ministra, deixe lá vozes de burro não chegam ao céu!ligar ao que ela diz é dar-lhe importância que não tem.

    ResponderEliminar
  30. É verdade, anamarta.

    Há idiotas com quem não vale a pena gastar tempo.

    O TEMPO encarregar-se-à de mostrar a sua cretinice.

    Já os antigos diziam:

    «Não vale a pena gastar cera com ruim defunto...»

    ResponderEliminar
  31. Olá amigo Vieira Calado, passei para desejar-lhe boa semana.
    Beijinhos de carinho.
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  32. Bom ter amigos estelares.

    Bem no c(s)éu Arco íris.

    ResponderEliminar
  33. é nisso que eu também acredito...que os amigos, as pessoas boas qu nos rodeiam servirão para perpetuar a nossa memoria mesmo se nos esquecermos de nós mesmos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  34. a memória da gente na gente da nossa memória.

    ResponderEliminar
  35. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar