,

,

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

POEMA MUITO RITMADO

...........
............Musgo d’água.....
luz..... escuna d’ar
............em que país..... ou praia limpa..... ou mar


Em que outro gesto..... de ver..... olhando
ó terra..... ó pedra obscura..... quando


Em que país...... ou febre...... ou fogo
certeza certa...... miragem...... logro


És sonho..... és vento...... espuma d`água
raiz do nada...... escolho...... ou fraga


ou te não vejo..... de tanto olhar
neste país..... na praia limpa..... neste mar


Acorda...... Luz...... A noite olvida
Dou-te uma flor..... meu sonho..... a vida


Em "ARABESCOS"; edição litoral.
A ser apresentado no próximo Domingo, dia 24 de Fevereiro,
pelas 16 horas, em Artebúrguer, Praia da Luz, Lagos.

34 comentários:

  1. Ah... mas este poema é para ser lido em voz alta, com pausas, sincopado...
    Como sempre gostei... e vou passar à leitura.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Vieira Calado

    Este poema é para ser lido em voz alta, soletrado, sentido, amado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá querido amigo Vieira Calado, lindíssimo poema... Eu li e reli, e cada vez mais gosto dele.
    Tenho imensa pena de estar tão longe do Algarve... Era mais uma fã tua que estaria presente.
    Desejo-te muito sucesso.
    Beijinhos de carinho e amizade.
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  4. Poema envolvente!
    Vou daqui de alma encantada!

    Boa semana
    Um Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Na verdade, como referem a

    "meg"

    e

    "silêncio culpado"

    o poema deve proporcionar uma esbelta leitura em voz alta, dado que que é muito ritmado.
    Foi especialmente concebido,
    a pensar nisso.

    ResponderEliminar
  6. Acorda...... Luz...... A noite olvida
    Dou-te uma flor..... meu sonho..... a vida

    Fantástico... Estou boquiaberta...

    Vim retribuir a visita, e já vais para os meus cantos favoritos...

    ***MUAH***

    ResponderEliminar
  7. dar o nosso sonho, a vida. há lá amor maior...

    ResponderEliminar
  8. Que belo poema! Poema pra ser lido em voz alta, gravado e depois ficar ouvindo a própria voz recitando-o...bem ritmado. parabéns!

    Um bom abraço, bela semana!
    Rodrigues Bomfim

    ResponderEliminar
  9. Gostei. Como já tenho dito outras vezes não sou expert, em poesia (aliás não sou em coisa nenhuma) mas quando os poemas me soam como música, eu gosto muito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. ahhhhhhhhhhh que delícia de ritmo sentido!

    Beijinhosssss

    ResponderEliminar
  11. olá amigo


    eu diria, declamado, quase cantado...

    quem sabe daria uma bela balada...

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Gostei,li e reli em voz alta...
    beijos...muitos...

    ResponderEliminar
  13. Gostei,li e reli em voz alta...
    beijos...muitos...

    ResponderEliminar
  14. Muito bom, merece uma música para acompanhar!

    ResponderEliminar
  15. Poema para dizer em voz alta, como aliás devia ser toda a poesia.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Tem ritmo de dança .
    Sente-se .


    Um beijinho, noite feliz

    ResponderEliminar
  17. Agradeço o convite para assistir ao lançamento do seu livro.
    Mas, com muita pena minha, nao poderei estar presente.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  18. E é ritmado sim senhor... e multicolorido.

    ResponderEliminar
  19. muito bem conseguido o ritmo, mas também a beleza do poema, na associação de palavras e belas metáforas.

    ResponderEliminar
  20. A liberdade permite-nos amar e odiar, ajudar e escapar, dar aos outros ou acumular para nós próprios. Talvez os jovens vivam com uma intensidade especial o mistério da liberdade. Quando somos meninos, a presença e o controlo dos pais evitam muitos caprichos e livram de muitos perigos. O adolescente, pelo contrário, sente que a vida está cada vez mais nas suas mãos. Os perigos são os mesmos, mas as pessoas mais velhas pressupõem que o jovem já está mais maduro para os enfrentar melhor. Contudo, há muitas armadilhas subtis, misteriosas, que o podem atrapalhar, que o podem destruir na sua própria liberdade.

    Ando com muita necessidade de conversar, ando desanimada pois aqui no trabalho existe uma repressão enorme só para mim, eu aproveitava a m/hora de almoço para visitar os vossos blogs e, até isso...foi-me «proibido» ficar no gabinete...enfim, há gente tão má, eu pergunto:
    Que andam a fazer pelo Mundo estas pessoas más? Pena é que as boas vão-se...infelizmente.

    Beijinhos. Até sempre.

    DESCULPA O MEU «GRITO» por socorro!
    PARABÉNS pelo belo poema, Amigo.

    ResponderEliminar
  21. Ritmo e sonoridade. E sentimento, claro. Um belo poema.

    ResponderEliminar
  22. já me lixaram o fim-de-semana. não regressarei de Faro a tempo. que corra tudo a 100%.

    abraço.

    ResponderEliminar
  23. Bela apresenta;ao do livro Arabescos, com um poema belissimo, para saborear, devagar, afagando cada silaba para que as palavras se sintam belas e amadas.

    So hoje, caro amigo, tive acesso a net e tomei conhecimento do proximo evento. Farei tudo para estar presente.

    Um abra';o.

    ResponderEliminar
  24. Tum...Tum...Tum
    Bate o coração da vida
    Tum...Tum...Tum
    Tem tudo de tanto
    Tum...Tum...Tum
    Ta tudo tão...
    Bem Bom...Bem Bom

    Animaste...me

    Parabéns menino do Algarve.

    ResponderEliminar
  25. ou te não vejo..... de tanto olhar
    neste país..... na praia limpa..... neste mar


    Acorda...... Luz...... A noite olvida
    Dou-te uma flor..... meu sonho..... a vida"

    .....

    Lindo...

    Parabéns e sucesso com seu novo livro...

    Beijinhos Além Mar

    ResponderEliminar
  26. Lindo e muito dificil de poemar.

    Adorei

    Um beijo

    ResponderEliminar
  27. Apesar de atrasada(ás vezes é este o meu tempo...)quero dar-lhe um abraço de parabéns por mais este lançamento deste livro...
    pena a minha de não ter estado presente...fica para a próxima!
    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Um poema numa canção, uma canção num poema, dos mais lindos que lí.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Está lindo mesmo ...que mais posso acrescentar que não tenha sido dito.

    Não chore, porque chorar é sofrer.
    Não sofra, porque sofrer é perder.
    Não perca, porque perder é morrer.
    Só ame, porque amar é viver.
    E viver é amanhecer neste fim de semana, com alegria, amor, magia ...
    Feliz fim de semana
    Beijinho prateado com carinho
    SOL

    ResponderEliminar
  30. Adorei!
    Gosto de poesia simples que nos apela a todos, mas com simples não quero dizer menor é precisamente o contrário, por ser simples toca ainda mais as pessoas sem medo de a interpretar mal... Gostei também muito do ritmo é um extra muito original. Parabéns.

    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Vieira,

    cada vez que visito seu blog, me encanto com a sua poesia: produto de um amável artesão, diga-se!

    Esse poema é tudo de bom: métrica muito bem elaborada, dinâmica, poetica-mente movimentada!

    Você é um poeta que manipula as palavras e os sentidos com maestria, inspiração e técnica coexistem em sua literatura.

    Não falarei do conteúdo do texto, porque compartilho com aqueles que dizem que o leitor tudo pode construir. Somente irei acenar para o aspecto onírico desse poema: sonho e beleza, realidade enriquecida na imagética que é, por si só, análoga ao cotidiano!

    O Jogo bem construído de aliterações também favorece à ludicidade e ao devaneio. Parabéns!

    Passarei alguns dias me alimentando desse manancial poético que é sua escrita; e assim que tiver me apropriado um pouco mais de sua riqueza artística e biográfica lhe enviarei o material da entrevista. Desde já agradeço a sua disponibilidade.

    Abraços, Hercília Fernandes (HF).

    ResponderEliminar