,

,

quarta-feira, 7 de abril de 2010

POEMA AO MAR

...Domingo, 11 de Abril
---

Porque todo o texto literário tem a sua história, veio-me à ideia, revelar as razões que levaram à escrita do poema, desta postagem.

O facto poético que inspirou o texto, é dos domínios do reconto oral.

A estória é simples:

um velho almirante, de visita à cidade, pediu a um amigo para o levar ao Cabo de S. Vicente.

Aí chegados, com o esboço dum sorriso a bailar-lhe nos olhos durante uns instantes, o almirante olhou em silêncio a imensidade daquele mar redondo, e depois disse em voz contida e embargada:

– João... é a última vez que vejo este cão!...

Voltaram para Lagos e pouco depois, o velho lobo do mar morria.

.
* * *
...
Olhava pela última vez o mar
porque ontem é a abstracção da ambiguidade
e a última vez já é hoje
no vácuo de ontem, sem sofisma ou bruma.
.
Olhava-o e sorria
não fora ele ainda uma criança
sem medos, sem o drama
de olhar o mar pela última vez.
.
Aí nascera
sabia-o há milhões de anos
depois do colapso dos dias

.,
como o vento das searas
e a nuvem que esbate o céu

.
na onda que dissolve as noções de tempo
nos silêncios, na bruma da claridade

.
a abstracção de ontem
a última vez a ver o mar

em seu silêncio
.
o colapso do tempo
já hoje.

inédito

65 comentários:

  1. Mar que me inundas de emoção,
    Deixa-me nas tuas ondas navegar,
    Me perder nas tuas correntezas...

    Está divinal...

    Eu adoro o mar...

    Um Beijo Silencioso

    ResponderEliminar
  2. "é já hoje"

    :)

    beijinho
    parabéns pelo espaço

    dia muito feliz!

    ResponderEliminar
  3. o mar relaxa-me


    adoro a sua poesia

    Beijos
    Paula

    ResponderEliminar
  4. O Mar e um lindo Poema !
    Gosto muito do Mar, é nele que encontro o meu equilíbrio!

    ResponderEliminar
  5. Uma perdição, o mar!
    Belo o teu poema!


    Abraço

    ResponderEliminar
  6. O mar numa roda de tempo
    em que se fala céu se fala colapso
    e que talvez por bem, sem lapso
    se fala no silêncio
    que fica na boca do vento...

    em desalento do tempo
    que faz na alma por dentro
    em busca de claridade...

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. olhava-o e sorria

    na onda que dissolve as noçoes do tempo



    ...
    tb gosto de ficar a olhá-lo assim

    sorrindo...

    ResponderEliminar
  8. Atrevo-me dizer que o mar é inspirador, é paixão,é algo lindo e assombroso, é movimento, é vida...
    Bj

    ResponderEliminar
  9. O mar tem um poder incalculavel...adoro o mar...
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  10. Belíssimo poema.

    Mais uma razão para olhar o mar e não esquecer esta tua excelente perspectiva.

    Um abraço, Vieira

    ResponderEliminar
  11. Lindo poema, como sempre de tom altamente filosófico! Muito bom, meu camarada!

    ResponderEliminar
  12. Olhem este sitio absolutamente delicioso para se desenhar, "desabafar" e descontrair :o)

    Percebi que não é preciso sabermos desenhar bem para "escrevermos" o que nos vai na alma através do desenho...E às vezes é bem mais fácil desenharmos o que nos vai na alma em..."silêncio"

    E podem sempre adicionar o desenho ao vosso blog ou enviá-lo por e-mail a alguém.

    www.sketchtag.com - visitem - vale mesmo a pena! Divirtam-se!

    ResponderEliminar
  13. hoje, hoje e hoje
    e sempre, o mar, o espelho de vida, do sossego tão necessário!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. olhar o mar pela última vez, ainda que em qualquer instante/presente seja uma "abstracção de ambiguidade", lugar de nascença-início de vida e de provável colapso... como que uma anunciação de retorno final.

    gostei do poema. abraço.

    ResponderEliminar
  15. O mar é sempre tão inspirador. Como se vê neste poema, amigo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  16. Belíssimo poema. Amor, mar...
    Beijinhos
    Ceiça

    ResponderEliminar
  17. Mar que acalma a alma.

    Obrigada pela visita. ;*

    ResponderEliminar
  18. Olá, meu querido,
    Venho, as vezes furtivamente, vê-lo e admirar seus escritos. Tens uma delicadeza notável quando falas do mar. Obrigada por aparecer! Senti-me muito honrada.

    Beijo no coração!!!

    ResponderEliminar
  19. senti tanto estas palavras que fiquei sem nenhuma para descrever.

    eco

    ResponderEliminar
  20. Querido amigo Vieira Calado,

    Olhava o mar pela última vez hoje, mas há o amanhã...
    embora saiba que só se vive hoje e que só cada hoje é que conte!!!

    Amo o mar, acho que devo ter sido gaivota, ou lapa, talvez um peixe numa das muitas outras vidas (se as há)... se estou à beira mar...estou sempre feliz.

    Adorei o poema, claro.

    Amigo, faltam 8 para chegar aos 100 :)))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. E o mar sempre nos absorve por completo em seu mistério, e por aqui, também, em sua beleza poética.

    Uma noite de paz!

    ResponderEliminar
  22. Poeta, amigo!
    O mar e o tempo, em ondas de poesia. O hoje que já é passado... e o ontem "o colapso do tempo". E o mar que é sempre. Lindo!

    Beijo

    ResponderEliminar
  23. Nada mais triste que ver o mar pela última vez, especialmente para quem está habituado a vê-lo todos os dias...

    "a abstracção de ontem
    a última vez a ver o mar
    no seu silêncio"

    Não obstante a dor, a beleza permanecerá no olhar para todo o sempre.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  24. Passado e futuro não existem; o que prevalesce é o agora. Por isso o colapso do tempo é hoje e sempre será.


    Excelente reflexão, mágico poema.

    beijo no coração

    ResponderEliminar
  25. Olhar o mar pela última vez é encher o olhar de ondas de magia e transformar a vida em momentos maravilhosos sem pensar no tempo.


    Mais um lindo poema.

    um abraço

    ResponderEliminar
  26. O mar sempre me leva, também, a meditar sobre o tempo. Interessante.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. Caro Vieira Calado
    Tudo que fala de mar me encanta assim é o teu poema.
    Quanto ao calor, eu sei que ele virá, aliás, já se sente, mas para quem tem calorzinho quase todo o ano...é fácil ter calma, não é? Estou a brincar, claro.
    Bom fim de semana.
    Abraço.
    Isabel

    ResponderEliminar
  28. Oi Vieira Calado
    O mar de Portugal que seus filhos cantam e encantam!
    ontem estive vendo um pedaço desse mar que nos separa e nos une , agigantado, jogando com força a mostrar seu poder.
    depois de um temporal a ressaca em nós também , a dor das perdas.
    bom domingo,
    abraços

    ResponderEliminar
  29. ..."o colapso do tempo
    já hoje."

    < >


    bjos

    ResponderEliminar
  30. Olá Mestre da poesia. Quanta saudade de o ler. Um balsamo para o meu espírito, seu belo poema o Mar.
    Adoro o mar e este poema está sublime.
    Bjinhos amigos

    ResponderEliminar
  31. Muito bonito, Vieira Calado, o poema ao mar...que eu amo!
    bom domingo , com um mar espantoso
    beso

    ResponderEliminar
  32. *
    o mar
    visto por um
    verdadeiro poeta !
    parabéns !
    ,
    será a abstracção do ontem,
    que me obriga no hoje,
    a remirar, o mar ?
    ,
    um abraço,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  33. Obrigada pela história que engrandece o sentimento que inspirou o POEMA AO MAR .
    Sem medos.
    Assim também desejo meu último olhar.
    abraços de boa semana

    ResponderEliminar
  34. Impossível não cantar a beleza de mar...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  35. Meu amigo, belo poema. Um momento único e mágico, de percepção aguçada. Você captou esse momento com sabedoria. Abraços.

    ResponderEliminar
  36. lindo poema, na tristeza da partida de mais um lobo do mar!
    o mar conta coisas...
    é contangiante tudo o que ele nos transmite e revela segredos só a quem mesmo sabe lidar ou conversar com ele, com amor e respeito!
    parabéns, meu amigo,
    beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Um texto muito bonito para complementar o Poema do Mar

    ResponderEliminar
  38. Lindo, lindo, lindo!!!
    Quanta intensidade! Quanta grandeza!
    Agora que li sobre a história, seu poema tornou-se ainda mais lindo.

    Um doce beijo!!!

    ResponderEliminar
  39. Que impressionante, meu amigo.
    Uma história triste, mas inspiradora.
    Obrigada pelo carinho e um abraço na alma. Boa semana!

    ResponderEliminar
  40. Gostei da adenda!
    A vida é assim mesmo, tem como reverso a morte...

    Abraço

    ResponderEliminar
  41. quando olho o mar sinto-me (e)terna, o mar parece não ter fim e daí o colpaso do tempo...
    é o perder na imensão do que nos transmite.

    beijos

    ResponderEliminar
  42. Com esta nota reforçaste a qualidade deste poema.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  43. Caro amigo, belo poema...Espectacular....
    Um abraço

    ResponderEliminar
  44. Obrigada por contar a história do poema. Tornou-o mais próximo e me fez pensar se também terei a chance de saber quando estarei vendo o mar pela última vez.

    Abraço.

    PAZ e LUZ

    ResponderEliminar
  45. Agora que li a inspiração
    ainda mais compreendo este estar
    o lobo do mar quis num ultimo olhar
    sentir a vibrar a sua paixão...
    por dentro na procura do tempo
    em que foi vida de claridade...

    colapso, sem lapso...
    ele sabia a sua verdade!

    o MAR...e um céu, em seu abraço

    beijinho e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  46. O mar...O sal...A vida...O partir

    Tudo é vida

    bj

    ResponderEliminar
  47. Entre o poeta e o poema existe um porquê; entre o poema e o leitor existe um mundo de abstrações.

    Adorei a informação complementar.


    beijo no coração

    ResponderEliminar
  48. Belos textos Vieira, estarei linknao seu site no meu blog, abraços, canto direito.
    Abraços do
    Divulgando Sites.

    ResponderEliminar
  49. Belo "Hino" ao mar!

    O mar exerce em mim ,uma deliciosa magia.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  50. Quem alguma vez amou o mar, pertence-lhe para sempre.

    Belo poema e estória que lhe deu origem!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  51. O mar inspira, acalma e leva-nos ao sonho. Nasci pertinho do mar e por isso sinto me bem a sentir o seu aroma, a sua música e os seus humores.
    Cumps

    ResponderEliminar
  52. Olhar como quem olha a primeira e a última oportunidade de ver o igual e o diferente em todos os dias
    O colapso do tempo,é hoje
    ou em qualquer dia.
    Olhar sem olhar o tempo já é olhar a poesia

    ResponderEliminar
  53. Amigo Vieira,

    Agora que li a introdução entendo melhor o poema e a sua razão de ser.
    Será que o velho lobo do mar pressentiu a sua morte?

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  54. promontório... premonitório.

    excelente.

    abraço, Poeta.

    ResponderEliminar
  55. O mar é sempre inspirador para o provar está esta bela poesia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  56. Uma introdução...para que saibamos compreender o poema.

    Acto digno do verdadeiro poeta.

    Boa semana.

    Beijos

    ResponderEliminar
  57. belissímos versos!

    adorei seu blog! sou amante de boa poesia... e as vezes arisco-me em escrever... bom encontrar espaços como esses dedicados a arte das palavras!

    abraços! parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  58. O mar que pode ser calma ou agitado, doce ou agressivo, domado ou revoltado, ruidoso ou silencioso...
    O mar ? é um mar de qualidades e defeitos.

    Beijinhos

    Verdinha

    ResponderEliminar
  59. Como não sei que dizer de tanta maravilha!... digo que é uma maravilha e pronto!
    Abração fraterno

    ResponderEliminar
  60. Eu amo o mar,ele me inspira ñ é a toa q me chamo Pérola rs.
    Eu adorei o poema.
    Parabéns.
    Um beijo grannnnnnnde.

    ResponderEliminar
  61. Ei!
    Passando pra te ler hoje
    desejar uma linda semana

    Com bjins
    entre sonhos e delírios

    "O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?"
    Clarice Lispector

    ResponderEliminar